(Ubuntu) Não consigo usar minha GPU dedicada no GTA V

O jogo abre e funciona normalmente mas nas configurações gráficas só aparece a minha placa de vídeo integrada, eu não consigo trocar pra minha GPU dedicada. Eu testei tanto no GTA V Legacy quanto no GTA V Enhanced, e acontece a mesma coisa nos dois. Eu testei trocar a versão do Proton e o perfil de uso no nvidia settings mas não adiantou nada, não faço ideia do que fazer

Meu notebook: Acer Nitro 5 AN515-44
Ryzen 7 4800H
GTX 1650
32GB RAM
Ubuntu 24.04.3 LTS

Fala meu caro, tudo bom?

Se instalou o os drivers da Nvidia? (Só por desencargo )

Mas na steam, abre as opção do jogo e em comando personalizado coloca

DRI_PRIME=1 %command%

Então… acho que vale a pena dar uma explicação antes.

Eu vim do Pop!_OS, lá só dava pra eu usar os drivers 470 e 580, e com os dois drivers eu tinha problemas com jogos crashando. Aí eu vim pro Ubuntu e instalei direto o driver 535 só por precaução, eu não tive mais problemas até agora, que o GTA V não reconhece minha GPU.

Eu vou testar o seu comando e depois falar se resolveu ou não

Edit: não deu certo

Acho q me confundi nos comandos, estou acostumado com o DRI_PRIME, mas tem o Prime-run então tenta

prime-run %command%

Eu botei esse comando, agora quando eu clico em “jogar”, não acontece nada

Abra via terminal

prime-run steam

E veja o erro que aparece.

Você tem que instalar o nvidia-prime.

Não entendo nada de jogo e placa de vídeo.

Mas este comando é do pacote nvidia-prime

sudo apt install nvidia-prime

Boa sorte

:+1:

no nvidia-prime está instalado. essa alerta aí significa que estes pacotes do kde não são mais necessários. não tem nada a ver com nvidia-prime. pode rodar:

sudo apt update -y; sudo apt autoremove -y; sudo apt dist-upgrade -y

se você não instalou ou removeu nada antes, ñao são mais necessários.

Em algumas distribuições só reconhece se for root, então

sudo prime-run steam

Eu usei esses comandos, antes disso eu instalei o driver mais recente pra minha placa de vídeo, o nvidia-driver-580. Depois disso eu fui testar os jogos, tanto o Legacy quanto o Enhanced a minha GPU dedicada funcionou sem problemas. Eu chuto que provavelmente foi algum problema com o driver que eu usava (o 535)

Edit: eu testei o Shadow of the Tomb Raider (eu tive o mesmo problema com esse jogo antes) e depois dessas mudanças que eu fiz, agora dá pra usar minha GPU dedicada nesse jogo também. Isso tudo me leva a crer que deve ter dado algum problema com meu driver antigo mesmo

Eu testei esse comando e ainda assim não funcionou, apareceu a mesma coisa

Ok. Mas apareceu algum erro no terminal?

Não, só apareceu aquele “comando não encontrado”

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.