Ubuntu não abre alguns programas (principalmente navegadores)

Olá galera! Tudo bem!?

Sou novo nesse mundo de Linux, estou com um problema e não sei resolver.

VERSÃO INSTALADA

Ubuntu 22.04.2 LTS
64 bits
Versão GNOME: 42.5
Sistema de janelas: X11

Memória: 4,0 GiB
Processador: Pentium(R) Dual-Core CPU E5500 @ 2.80GHz × 2
Gráficos: llvmpipe (LLVM 15.0.6, 128 bits)
Disco: 500Gb

Tenho um PC velho (bem velho mesmo rs) que resolvi instalar o Ubuntu apelas para testar, ver como funciona, fazer do PC um servidor de torrent talvez, coisa básica.

A instalação ocorreu tudo bem porém por algum motivo alguns programas (como o Discord) e principalmente navegadores não funcionam corretamente.

Os programas até “abrem”, mostra o icone do FireFox na barra de tarefas por exemplo, mas não mostra a janela. O bizarro é que se eu passar o curso de vagar pela tela (que fica “congelada”) ele muda como se estivessem coisas ali, palavras, botões e etc. Eles são “travam” e não são exibidos.

Isso acontece com qualquer navegador que instalo e com alguns programas também (vi que deu com o Discord).

O engraçado é que se eu inicio a máquina em modo de segurança, ao clicar depois para dar o boot normalmente aparece aquela mensagem que os drivers de vídeo podem não funcionar corretamente e o SO inicia normalmente porém com uma resolução um pouco ruim (1024x768) E AI TUDO FUNCIONA CORRETAMENTE! kkk’’

Inclusive estou postando isso usando o FireFox nele. Mas se por acaso eu reiniciar a máquina e dar o boot normalmente, sem ir pelo “modo de segurança” acontece esse bug e nada mais funciona, então acredito que seja algum problema com o video.

Alguém já viu isso?

Abraço!

1 curtida

Olá @Nelson_Junior, tudo bem contigo?

Seja bem-vindo a nossa comunidade. O. Primeiro passos para que possamos ajudar é fornecer informações que ajudem em um diagnóstico, com detalhes do seu computador e a versão correta do sistema instalado.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Isso está parecendo problema com driver de vídeo.

llvmpipe é quando o sistema não reconhece aceleração por gpu e tem que usar por software.

Nos informe o modelo da sua gpu.

1 curtida

O Ubuntu 22.04 vem com o Wayland como padrão, não o X11. Será que se mudar não resolve?

Cara, era isso.

Você falou e deu um “click” na minha cabeça, por algum motivo o sistema não estava reconhecendo direito a placa, abri o PC, desmontei ela e montei de novo e agora foi. kkkk’’

É uma NVIDIA Corporation GK208B [GeForce GT 710]

Nunca vi nada assim, ele dá imagem mas não reconhece a placa.

Enfim, obrigado!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.