Ubuntu minimal não inicializa

Primeiramente, peço desculpas caso não possa colocar a palavra “urgente” no título, se não puder, só me avisar que eu removerei. Mas realmente se trata de urgência.

Instalei o Ubuntu 20.04 minimal (aquela iso que só contém basicamente o core do ubuntu, sem interface gráfica nem nada), fiz a instalação automática, onde o próprio sistema apaga tudo e cria as partições, e quando deu o primeiro Reboot consegui acessar o Shell, mas posteriormente não consegui mais.

A inicialização começa (aparece a logo da fabricante da minha placa mãe), a tela fica preta por alguns segundos (provavelmente onde o grub seria carregado), aparece a tela com a logo da fabricante novamente, e por último vem uma tela preta com um underline estático no canto superior esquerdo.

O único recurso que tenho é um pendrive com a ido do ubuntu minimal

se sua intenção era instalar o ubuntu minimal só instala de novo

Já tentei, estou indo para a terceira tentativa pra ver se consigo instalar sem o grub. O problema não é instalar, mas sim iniciar depois de instalado kkkk

Provavelmente não vai resolver seu problema mas, uso o ubuntu normal e esses dias ele deu esse problema de ficar com um underline no canto da tela e não carregava a interface do sistema. Ai vi uma dica aqui no fórum para apertar CTRL + ALT + F1 até F7 para ver se encontrava a interface. Funcionou no meu caso. (mas não lembro quais teclas apertei e acho que só foi CTRL + F1, F2, F3 e assim em diante, sem o ALT).

Porém, talvez sua iso esteja corrompida.

1 curtida

É um reboot completo? O quê você faz com a máquina quando ela inicia pela primeira vez?

Tente estes passos:
Verifique na BIOS se a sequencia de boot esta correta.
Verifique se sua ISO não esta corrompida.
Tente entrar no menu do GRUB, normalmente apertando shift durante o boot, e procure por modo de recuperação.

Tentei aqui, e nem sinal.

[ATUALIZAÇÃO] Quando apertei alt + F1 ele apareceu a opção de fazer login pelo shell

1 curtida

Reboot completo

Nada funcionou. As vezes consigo acessar o grub usando u shift, as vezes consigo no boot direto, as vezes consigo mexendo em algo na BIOS, mas sempre na vez seguinte quando tento reproduzir não dá certo.

Conseguiu acessar o Shell com alt + F1 quando estava na tela preta

Uma coisa que percebi que quando ele entrava prete e eu reiniciava ou desligava pelo botão físico do PC (forçado) ele aparecia uma tela com a cor padrão do ubuntu, aquele roxo, escrito “Ubuntu 20.04”, e em poucos milésimos desligava.

Procedimento do login:

Quando aparece a tela preta.com o underline estático no canto superior esquerdo

• Aperte ctrl + alt + f7

Deve aparecer algo relacionado a participação onde ele está instalado

• No meu caso: /deve/nvme0n1p2: clean, 125811/31178752 files, 3602498/124690944 blocks

• Aperte Alt + f1

• Faça o login com o seu nome de usuário e senha

Caso já tenha uma interface de login instalada, siga normalmente. Caso não, no Shell insira as seguintes linhas

$ sudo apt install xfce4

$ sudo apt install ubuntu-session

$ sudo apt install lightdm

Reinicie o pc, e caso o underline ainda apareça, repita o processo até chegar no login.
(Não vai resolver o problema do underline, mas vai te deixar em uma interface gráfica)

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.