Bom dia,
Possuo o W10 instalado em uma máquina, e estou tentando fazer dual-boot com o Ubuntu Minimal 19.04, baixei a ISO, gravei em um pendrive e realizei toda a instalação como manda o figurino. No final ela pergunta se quer instalar o GRUB e colocar os registros na inicialização do sistema, coloquei que sim e ele fez tudo normalmente. Mas depois que reinicia o computador, não consigo mais acessar a instalação. Não aparece o GRUB, e quando acesso a BIOS do computador, ele não aparece também no menu de boot. Como resolvo isso?
Pessoal, já fiz todo o processo de formatação 3x, e acontece a mesma coisa, alguém sabe o que pode ser?
Secure Boot ativo ou desativado?
Desativado na própria BIOS, mesmo eu entrando no menu da BIOS, ele não aparece nas opções de boot
Passei por um problema parecido a primeira vez que tentei fazer esse processo, indico o seguinte, instale normal depois de reiniciar o sistema entre novamente na BIOS, na opção de boot agora deve ter o nome do sistema lá, basta colocar ele em primeiro, pode parecer besteira isso mas precisei instalar umas 20 vezes para perceber o problema, depois que eu desisti eu entrei na BIOS para desfazer que eu tinha feito, então eu vi a opção Ubuntu na lista de inicialização.
O problema é exatamente esse, Vinícius, ele não aparece na lista de boot da BIOS, somente o Windows
Está usando o mesmo hd?
Quando der boot pelo pendrive instalador, abra uma terminal virtual (Ctrl+F2) e veja a saída do comando
efibootmgr
Se aparecer tanto o windows quanto o ubuntu, tente mudar a ordem de boot. Use o comando apenas com certeza do que está fazendo, pois um erro poderá deletar a entrada referente ao windows!
tente instalar outra distro para ver o que acontece, caso dê certo instale o Ubuntu novamente para ver se o problema é no Ubuntu ou na Bios.
Eu já tive dual boot nesse PC antes, depois fiquei somente com o Linux. Agora tou tentando voltar pro dual-boot, mas queria muito utilizar o Ubuntu Minimal
Queria um sistema minimalista com um gnome que utilizasse pouca RAM, já ouvi sobre o Arch, mas é hardcore demais a instalação, queria algo mais simples, o Ubuntu Minimal foi bem intuitivo pra mim, o unico problema que ele não boota
É, seu computador parece que não tem opção de usar modo UEFI, então está no modo legacy. Como está entrando direto no windows, quer dizer que o grub não conseguiu se instalar na MBR. Vou passar essa questão pois mbr não é mais meu forte, faz anos que não mexo com isso.
Experimente baixar novamente a ISO, é estranho seu PC implicar só com essa distro
Fiz download novamente da ISO, e o mesmo problema. Parece que meu PC implicou especificamente com o Ubuntu Minimal (O Ubuntu normal vai sem problemas)
Pelo que vejo, é como se o GRUB não tivesse sido instalado, ai só sobra a pergunta, porque? o conteúdo da ISO é o mesmo para os 2 modos, então não deveria haver esse problema, isso esta muito estranho.
O que aparece na BIOS se você for na opção “add new boot option”? Aparece alguma opção para você digitar algo ou apenas selecionar na lista?
Provavelmente o GRUB se instalou mas não conseguiu criar a entrada de boot.
Aparece as opções pra ir entrando na pasta e procurar o boot, mas só tem o do Windows
O problema é que seu computador usa modo de boot UEFI e o cd de instalação que você tem não possui as ferramentas para esse modo. Talvez no modo expert haja um módulo UEFI para você carregar. Talvez seja alguma configuração doida onde o particionamento do disco seja MBR, e o instalador não instalada o UEFI.
Veja se “fdisk -l” se o disco está com partição DOS ou GPT.
Fiz o download da ISO normal do Ubuntu, instalei normalmente, inclusive na hora do particionamento ele identificou a outra instalação do Ubuntu. E no final da instalação, o GRUB funcionou perfeitamente, inclusive estou escrevendo esse comentário de dentro do Ubuntu.
A ISO do Ubuntu Mini não tem suporte à UEFI, é preciso fazer uma pequena edição manual nos arquivos pra que isso passe a funcionar.