Ubuntu Minimal 19.04 - Não aparece no boot

Bom dia,
Possuo o W10 instalado em uma máquina, e estou tentando fazer dual-boot com o Ubuntu Minimal 19.04, baixei a ISO, gravei em um pendrive e realizei toda a instalação como manda o figurino. No final ela pergunta se quer instalar o GRUB e colocar os registros na inicialização do sistema, coloquei que sim e ele fez tudo normalmente. Mas depois que reinicia o computador, não consigo mais acessar a instalação. Não aparece o GRUB, e quando acesso a BIOS do computador, ele não aparece também no menu de boot. Como resolvo isso?

Pessoal, já fiz todo o processo de formatação 3x, e acontece a mesma coisa, alguém sabe o que pode ser?

Secure Boot ativo ou desativado?

Desativado na própria BIOS, mesmo eu entrando no menu da BIOS, ele não aparece nas opções de boot

1 curtida

Passei por um problema parecido a primeira vez que tentei fazer esse processo, indico o seguinte, instale normal depois de reiniciar o sistema entre novamente na BIOS, na opção de boot agora deve ter o nome do sistema lá, basta colocar ele em primeiro, pode parecer besteira isso mas precisei instalar umas 20 vezes para perceber o problema, depois que eu desisti eu entrei na BIOS para desfazer que eu tinha feito, então eu vi a opção Ubuntu na lista de inicialização.

O problema é exatamente esse, Vinícius, ele não aparece na lista de boot da BIOS, somente o Windows

Está usando o mesmo hd?

Quando der boot pelo pendrive instalador, abra uma terminal virtual (Ctrl+F2) e veja a saída do comando

efibootmgr

Se aparecer tanto o windows quanto o ubuntu, tente mudar a ordem de boot. Use o comando apenas com certeza do que está fazendo, pois um erro poderá deletar a entrada referente ao windows!

tente instalar outra distro para ver o que acontece, caso dê certo instale o Ubuntu novamente para ver se o problema é no Ubuntu ou na Bios.

Eu já tive dual boot nesse PC antes, depois fiquei somente com o Linux. Agora tou tentando voltar pro dual-boot, mas queria muito utilizar o Ubuntu Minimal

Queria um sistema minimalista com um gnome que utilizasse pouca RAM, já ouvi sobre o Arch, mas é hardcore demais a instalação, queria algo mais simples, o Ubuntu Minimal foi bem intuitivo pra mim, o unico problema que ele não boota

1 curtida

É, seu computador parece que não tem opção de usar modo UEFI, então está no modo legacy. Como está entrando direto no windows, quer dizer que o grub não conseguiu se instalar na MBR. Vou passar essa questão pois mbr não é mais meu forte, faz anos que não mexo com isso.

1 curtida

Experimente baixar novamente a ISO, é estranho seu PC implicar só com essa distro

1 curtida

Fiz download novamente da ISO, e o mesmo problema. Parece que meu PC implicou especificamente com o Ubuntu Minimal (O Ubuntu normal vai sem problemas)

1 curtida

Pelo que vejo, é como se o GRUB não tivesse sido instalado, ai só sobra a pergunta, porque? o conteúdo da ISO é o mesmo para os 2 modos, então não deveria haver esse problema, isso esta muito estranho.

1 curtida

O que aparece na BIOS se você for na opção “add new boot option”? Aparece alguma opção para você digitar algo ou apenas selecionar na lista?

Provavelmente o GRUB se instalou mas não conseguiu criar a entrada de boot.

Aparece as opções pra ir entrando na pasta e procurar o boot, mas só tem o do Windows

1 curtida

O problema é que seu computador usa modo de boot UEFI e o cd de instalação que você tem não possui as ferramentas para esse modo. Talvez no modo expert haja um módulo UEFI para você carregar. Talvez seja alguma configuração doida onde o particionamento do disco seja MBR, e o instalador não instalada o UEFI.

Veja se “fdisk -l” se o disco está com partição DOS ou GPT.

1 curtida

Fiz o download da ISO normal do Ubuntu, instalei normalmente, inclusive na hora do particionamento ele identificou a outra instalação do Ubuntu. E no final da instalação, o GRUB funcionou perfeitamente, inclusive estou escrevendo esse comentário de dentro do Ubuntu.

A ISO do Ubuntu Mini não tem suporte à UEFI, é preciso fazer uma pequena edição manual nos arquivos pra que isso passe a funcionar.

1 curtida