Eu vejo muitos recomendando a versão LTS do Ubuntu pela estabilidade, porém acho que ela é mais apropriada para servidores e não tanto para desktops, seria mais apropriado usar a versão a LTS ou a versão mais recente?.
Cara, isso vai do seu uso do computador. Tem coisas que você vai saber só testando. Eu particularmente priorizo mais a estabilidade do que ter tudo do mais novo. Quero um sistema que eu não tenha que me preocupar em resolver problemas de pacotes quebrados, pois eu não tenho tempo para isso. Para o meu uso o Debian me atende bem. Mas não posso recomendar para qualquer um, pois a pessoa pode querer utilizar coisas mais recentes e não conseguir no debian. Ainda assim me parece que o flatpak resolve muitos desses problemas de ter coisa mais recente em distros LTS.
Olá
Quando comecei a usar Ubuntu sempre formatava o PC para as versões semestrais, ou seja, sempre usava a versão mais recente. Mas, hoje, não tenho paciência para formatar o computador regularmente, aliás, estou quebrando um recorde pessoal pois minha instalação atual do Arch Linux já faz 1 ano.
Enfim, na minha concepção e se eu voltasse a usá-lo, com certeza seria a versão LTS.
Olá, acredito que isso varie do seu uso, caso você vá jogar e tenha um hardware mais atual, os pacotes mais recentes são os mais recomendados por isso geralmente uma distro rolling é indicada para esse tipo de tarefa, porém, se seu uso será “office” ou vá jogar casualmente mas será um computador para usos gerais, eu particularmente optaria pela versão LTS.
Não seria viável simplesmente fazer um upgrade ao invés de formatar? Eu atualizei o Ubuntu do 20.04 pro 22.04, tudo ocorreu bem.
Eu geralmente jogo e navego pela internet, no momento também estou usando meu notebook para estudar, preciso dele funcionando, meu hardware é de 8ª geração.
Acredito que um LTS vá te servir bem, eu uso mint no meu notebook pra estudar e no meu desktop pra jogar, me serve muito bem, acredito que o ubuntu LTS não será muito diferente.
As versões de transição (não LTS) do Ubuntu cumprem duas funções principais: introduzir novas funcionalidades para testes e fornecer suporte a hardware muito moderno e recém-lançado.
O Ubuntu não é um sistema rolling release e o ideal, no caso dele, é sempre se manter nas versões LTS quando possível, esteja você usando um servidor ou um desktop doméstico.
Sim. Não há qualquer necessidade de formatar o Ubuntu a cada troca de versão, mesmo no caso de versões de transição.
Sugiro começar com a versão LTS. No futuro, se você sentir necessidade, poderá fazer upgrade para a versão não-LTS mais atual. Se não sentir necessidade de upgrade, poderá continuar usando a versão LTS enquanto ela estiver lhe atendendo e recebendo atualizações de segurança. Mais adiante, quando necessário, poderá fazer upgrade para uma LTS mais recente.
O principal inconveniente de usar uma versão não muito recente é usar versões antigas de determinados aplicativos. Muitas vezes isso pode ser contornado desinstalando a versao .deb e instalando o aplicativo em flatpak.
depende unica e exclusivamente de sua pessoa e da finalidade. eu uso a LTS do kubuntu no trabalho e, por isso, n posso levar sustos. s vc n tem limitação deste tipo, pode experimentar a mais atual. só sentindo os dois para saber. é uma experiência muito pessoal.
A única vantagem em utilizar versões não-LTS é conhecer as novidades que estará em versões LTS no futuro, ( isso pode ser feito em uma VM) fora isso não vejo o porque de utilizar um sistema “instável” sendo que tem algo mais confiável e maduro a disposição, ainda mais o Ubutnu que não fica amarrado a uma versão de kernel como o Debian por exemplo, todo ano a Canonical atualiza o kernel das verões LTS isso significa que suportar hardware mais novo.
Nem todo mundo (diria a maioria) gosta de ficar atualizando a cada 6 ou 9 meses o sistema operacional, não é nenhum bicho de 7 cabeças atualizar mais pode ser trabalhoso dependendo do que a pessoa faz com o PC.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.