Ubuntu Linux clonado para SSD M.2 2280 não realiza boot rapidamente

Mas aí vc adicionou o GRUB na partição EFI do disco do windows, ou criou uma partição EFI no disco do ubuntu?

Indicou pro sistema operacional montar a partição efi na inicialização via /etc/fstab?

Caso vc não tenha mapeado a partição efi na atual instalação, sua instalação vai ficar fora do padrão. Mas provavelmente nada de errado vai acontecer se vc não precisar atualizar o bootloader. Vc só vai precisar lembrar disso e talvez fazer esse mesmo procedimento em caso de necessidade.

Aí você me apertou sem me abraçar, rs.

Eu lembro que o boot-repair excluiu o GRUB do SSD com o WIndows e o reinstalou, mas o local eu não sei te falar qual. Tem como eu encontrar para trazer essa informação para o tópico?

Valeu!

Provavelmente foi isso mesmo que aconteceu. O ruim é que se vc tirar o hd do windows, não vai conseguir iniciar de forma fácil o ubuntu.

Como está funcionando, acho melhor deixar como está. Se algum dia precisar fazer alguma alteração, o procedimento correto (simplificando) é:

  • Dar o boot via pendrive de qualquer distribuição via grub
  • Carregar manualmente o kernel da sua distribuição, via prompt do grub linux (hdX,gptY)/boot/vmlinuz root=/dev/sdXY blablbalba e depois initrd (hdX,gptY)/boot/initrd.img depois boot
  • Iniciado o sistema, criar a partição efi no disco desejado (pular caso já tenha uma) (fdisk/gparted, depois mkfs.vfat blablalba)
  • Identificar o UUID dela, adicionar no /etc/fstab
  • Montar a partição efi já testando o arquivo fstab (comando mount -a)
  • Instalar o grub na partição selecionada (grub-install /dev/sdx)
  • Gerar novamente o menu do grub (update grub)
  • Testar e estará com a instalação nota 10!
1 curtida

obrigado pelo complemento.

Não pretendo tirar nenhum dos SSDs do PC, mas caso ocorra, retorno aqui para pegar estas instruções, rs

Valeu!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.