Ubuntu + LightDM

No LightDM, o tema do cursor o mouse não pega em algumas áreas como a área de trabalho. Fica a padrão. Mesmo que o tema esteja no usr shares icons.

Como resolver?

sudo update-alternatives --set x-cursor-theme CAMINHO_DO_ARQUIVO_DO_TEMA

Ou, você pode instalar o galternatives e escolher o tema por lá.

No momento utilizando o lightdm pra poder usar o monitor externo. Aparentemente o gdm3 não consegue fazer isso

Lightdm lê do /usr/share/icons/default/index.theme , altere lá.

[Icon Theme]
Inherits=Vanilla-DMZ

Dessa forma resolve, mas ao atualizar os meta-pacotes do sistema, vai ser reescrito, da forma como eu sugeri, isso não acontece.

update-alternatives: erro: a alternativa /usr/share/icons/Bibata_Classic/ para x-cursor-theme não registada, a não definir

O caminho tem que terminar no nome do arquivo.

não tenho certeza, só testando

~/.icons/default/index.theme

crie se não existir

adicione e altere para o cursor que desejar

[Icon Theme]
Inherits=Vanilla-DMZ

desta forma não será reescrito
vou verificar se é este o caminho

lembro que no lubuntu funcionava assim

Provavelmente o LightDM não vai ler o tema dessa pasta.

nào sei só testando

Configuração

Existem várias maneiras de definir o tema de cursor.

Especificação XDG

Este método se aplica tanto para temas de cursores para X11 quanto para Wayland.

Para configuração específica do usuário , crie ou edite ~/.icons/default/index.theme ; para configuração a nível de sistema , você pode editar /usr/share/icons/default/index.theme .

A opção Inherits na seção [icon theme] deve ser definida para o nome do diretório, por exemplo xcursor-breeze-snow :

~/.icons/default/index.theme

[icon theme] Inherits= xcursor-breeze-snow

Você deve também editar ~/.config/gtk-3.0/settings.ini , mudando nome_do_tema_de_cursor para o escolhido:

~/.config/gtk-3.0/settings.ini

[Settings]
gtk-cursor-theme-name= nome_do_tema_de_cursor

Faça login novamente para as mudanças serem aplicadas.

verifiquei é parece ser este o caminho
https://wiki.archlinux.org/index.php/Cursor_themes_(Português)

Bom, se existe uma solução que usa 1 comando só, complicar nesse nível, é no mínimo desnecessário.

correto

aqui fala o que vc falou

https://antixlinux.com/forum-archive/solved-lightdm-issue-with-cursor-theme-switch-to-s-t5936.html#p43176

Se ele não sabe o caminho do tema, pode usar o comando:
sudo update-alternatives --config x-cursor-theme

Mas como eu citei lá em cima, o galternatives é uma ferramenta GUI que faz exatamente a mesma coisa.

Não seria esse o caminho completo?
sudo update-alternatives --set x-cursor-theme /usr/share/icons/Bibata_Classic/index.theme

Ele não está listando o Bibata

Provavelmente, não tenho como dizer porque não tenho esse tema instalado.

Apenas mover o tema para usr share icons não bastaria? ou tem que fazer algum procedimento a mais?

Você instalou esse tema por apt?

Não. Apenas baixei os arquivos e os coloquei em .icons e .themes (como sempre fiz no gdm). Mas aparentemente o LightDM não pega assim

Imaginei que por estar em .icons (na home) o dm não o estivesse reconhecendo como global e não usando ele em alguns programas. Mas mesmo após mover ele não reconhece