Ubuntu joga um balde de água fria no Gnome 40

Meio q ja tinha “previsto” isso, do Ubuntu não se preocupar em usar “agora” o novo GNOME e GTK. Preciso mesmo jogar na mega ahahah

4 curtidas

Decisão bem acertada (eu já esperava por isso). O Ubuntu é conhecido por manter certo grau de estabilidade e essa decisão reflete isso. É algo condizente com a proposta do sistema.

5 curtidas

Um tanto irônico vindo dos responsáveis por uma central de aplicativos inacabada e bugada igual a nova Ubuntu Software (Snap Store).

image

14 curtidas

Para mim é um acerto. Não gosto do novo design, e se vão ter que mudar coisas, é óbvio que é melhor não aderir a ele agora. O Xfce mudou para CSD e nem tudo ainda tá com headerbar, muito menos GTK4, imagina o Gnome em tão pouco tempo. Se for pra abrir o gnome-settings em GTK4 mas o Nautilus ainda estiver em GTK3, por assim dizer, não quero.

A única coisa qe me interessa na nova shell é saber se o sistema funcionará legal com placas da nvidia, assim com é no Windows. Mas sinceramente, estou mais inclinado a obter uma placa da AMD, mas ainda não consegui.

2 curtidas

Acho que é mais questão de tempo, fica muito em cima para ver o que será preciso para implementar as coisas do Ubuntu, como ícones, temas, extensões, aliás, o que vai ter de extensão quebrando…

Se bem que agora com o GnomeOS, dá para testar as extensões de antemão, mas como nem mesmo o visual do Gnome 40 está definido, fica meio complicado atuar em possíveis atualizações.

1 curtida

Exato.

Sinceramente, espero que o shell novo não tenha aquela aparência. Gosto muito do Gnome, mas aquele design novo… :face_vomiting:

(Se alguém gosta, por favor não fique bravo, trata-se de uma opinião…)

2 curtidas

Eu me lembro quando houve a migração do Gnome 2 para o Gnome 3, as reações foram bem parecidas. Eu testei um pouco do Gnome 40 no Fedora 33 e realmente é meio “diferente”. Penso que é cedo para dizer que eu não gostei, porque não tem nada pronto ainda.

Vamos ver como fica no final.

:vulcan_salute:

1 curtida

Não usava Linux nessa época, então não peguei, mas concordo! Melhor esperar pra ver como ficará.

Como conseguiu colocar o 40 no 33? Pode me dar uma luz (por PM)? Tentei e não rolou.

1 curtida

Gnome 2 era tão leve e tão fiel a proposta tradicional do uso desktop.

1 curtida

Eu queria muito ver o Gnome 40 no 21.04, mas ainda tem muitas questões a serem resolvidas. Até a 21.10 provavelmente o Gnome e as customizações do Ubuntu já vão estar mais maduras.

1 curtida

A mudança do Gnome 2 para o 3 foi bem mais impactante, pois o Gnome 3 não só mudava todo o paradigma de desktop, mas ele era também bem incompleto, bugado e muito pesado.

O Gnome 3 só veio a ficar decente mesmo, na versão 3.28, quando a Canonical entrou na parada.

Essa mudança do Gnome 40 é um pouco mais suave, pois as mudanças não são tão grandes assim, apesar de causar reboliços.

5 curtidas

Cara, entendo a sua opinião, mas esse design novo está lindo, não tem nem condições. Desculpa, mas eu tenho que discordar com muito orgulho de você.

Não só visualmente, mas as animações, o workflow do ambiente etc. Faz o GNOME 3 parecer algo ultrapassado.

Assim com você expressou sua opinião, novamente, expressarei uma minha: o GNOME 40 tornará indiscutível qual ambiente oferece a melhor experiência (por padrão, caso queira).

1 curtida

Essa não é a responsabilidade do Shell.

Sinceramente, já estou de saco cheio da NVIDIA e de qualquer forma, a saga da NVIDIA depende da própria NVIDIA para acabar.

1 curtida

Decisão totalmente acertada, de acordo com a proposta da Canonical. Eles são uma empresa que presta serviço corporativo, não podem se dar ao luxo de arriscar uma versão tão nova de uma DE com o risco de bugar tudo e parar a produtividade de seus clientes.

Quem quiser usar, usa o Fedora, lá com certeza vão colocar.

3 curtidas

Não estava achando interessante até ver um update do trabalho que está sendo feito:

2 curtidas

Eu tenho algumas ressalvas aqui e ali, mas no geral estou confiante que o “produto” final será bom. Depois de pronto, cada um vai ter que decidir se abraça a mudança ou pula fora. :slight_smile:

:vulcan_salute:

1 curtida

Lançar direto numa LTS?
Não sei se farão isso.

Geralmente testam nas versões anteriores.

2 curtidas

O 21.04 não será uma LTS, o 22.04 é que será a próxima.

Fonte: The Ubuntu lifecycle and release cadence

Ele falou sobre não aparecer na 21.10 e vir na 22.04.
Seria lançar o Gnome 40 direto na LTS.

1 curtida

Eu creio que não vi isso, se puder linkar a fonte vai ajudar bastante. :slight_smile:

:vulcan_salute: