Ubuntu: Gnome ou MATE para um notebook?

O Notebook no qual quero usar o Linux é um Lenovo Thinkpad L390 (i5 8365U, 8 GB de RAM e Intel UHD 620. Atualmente ele está com o Ubuntu MATE 22.04, por ele parecer mais leve, mas o Gnome também me atrai bastante porque acho esse ambiente bem agradável.

E estou com uma dúvida: tem alguma diferença gritante no consumo de RAM, CPU e Bateria do Gnome para o MATE? Ou o que eu estaria perdendo ao escolher o Gnome ou o Mate?

Creio que seu hardware deva rodar legal o Gnomão da massa. Não sou usuário Gnome, mas creio que o consumo de RAM não é o problema principal, e vc já possui 8GB. Talvez a maior diferença visível seja uso de CPU. Testa o Ubuntu (padrão com Gnome) e veja se curte, Ubuntu Mate das flavours do Ubuntu é uma das que me aparenta melhor esmero e cuidado, eu até usaria o Mate no Ubuntu, pelo bom trabalho entregue nessa flavor.

1 curtida

Eu até me surpreendi com o cuidado que a equipe do Ubuntu MATE teve com o ambiente, acho que foi uma das distros recentes que mais me surpreendeu.

Até testei outras distros com o MATE, mas o cuidado que a equipe do Ubuntu MATE teve com o ambiente foi incomparável.

1 curtida

Seu notebook roda tranquilamente o Gnome e sim, Gnome consome mais recursos da maquina (não é gritante) sendo o que pesa mais é a parte gráfica o que não é problema já que a HD620 dá conta do recado. Sobre bateria eu não sei dizer.

2 curtidas

O Ubuntu-Mate tá muito legal mesmo.

Olá!

As duas funcionam muito bem em seu notebook.
Particularmente, sigo com Mate no meu notebook (i7 4ªgen 16Gb RAM) e com Ubuntu Gnome no meu desktop.

o Ubuntu Gnome possui algumas questões de uso mais massivo de recursos gráficos para manter melhor fluidez de animações via mutter. Porém você pode desabilitar as animações para minimamente reduzir esse gasto em termos de bateria.

O Ubuntu Mate em dark tende a consumir geralmente menos que o Ubuntu padrão quando em modo bateria. Porém, aqui vai uma ressalva importante. Seu hardware é com placa Intel que por excelencia usa a stack open do mesa e driver de vídeo funcionando com total compatibilidade ao Wayland.

Sendo assim, testes mais recentes e otimizações estão colocando melhor possibilidade de autonomia de bateria nesse cenário.

Contudo, é relativo aos apps e rotina de uso. A atenção que pode de cara ajudar em autonomia de bateria nos Ubuntus é o playback de vídeos no yt e cia, que no Firefox com Intel já usa aceleração de hardware nativa. O Chrome está marcado para ativar a partir da dessa versão 122, mas tem que testar pois não foi em todos cenários que aconteceu ainda devido aos diversos meios de distribuição, repos e etc.

1 curtida

Gostei bastante do Ubuntu MATE, mas fico na dúvida porque gosto do GNOME também xD
Achei o trabalho da equipe do Ubuntu MATE realmente muito bom, e gostei daquela coisa dos leiautes que tem no MATE Tweak.

Bom saber que tem essas otimizações. Eu até tinha tentado o Gnome no meu notebook antigo, que já está com uns bons anos de uso (i5 4210U, 12 GB de RAM e GeForce 920M + Intel HD 4400), e até que o Gnome rodava bem, mas tinha algumas pequenas engasadas, mas fiz esse teste com o Debian 12.

E como esse notebook fica na mesa e ligado na tomada, eu não usava muito ele na Bateria, então não tinha ideia se teria essa diferença.

Meu uso mais básico do sistema do meu notebook anterior (Debian 12 e Windows 11 em Dual Boot) é o navegador aberto com algumas abas (sempre Edge ou Firefox), o Discord, Telegram, XnViewMP e XnConvert.

Claro, de vez em quando usando o PaintTool SAI com um arquivo de 600 DPI e gravando com o Streamlabs (que são programas que somente tem no Windows, mas que já encontrei alternativas para esses dois programas no Linux: o Krita para o PaintTool SAI e OBS para o Streamlabs) ou mesmo rodando alguma máquina virtual por pura curiosidade, mas que o meu notebook antigo sofre um bocado para rodar.

Pelo o que eu andei vendo por aí, a diferença de consumo de RAM realmente não parece ser tão gritante assim. O que me resta ver o consumo de bateria mesmo.

1 curtida

o mate consegue dar maior autonomia em notebook, recomendo ele

Bacana!

Sobre notebook com placas hibridas (como o meu) Intel + Nvidia legacy a figura muda um pouco porque você não vai ter como usar o desktop com sessão Wayland. Aliás tem como se você ficar apenas com drivers open source (nvidia nouveau). De maneira geral acaba que se usa o driver proprietário da Nvidia e para as placas antigas não tem suporte para trabalhar com wayland forçando o tradicional X11. Só uma informação mesmo… rs

Cara, o PaintTool SAI é desenvolvido por uma japonesa topzera, mas que existe um port pra Linux e é o AzPainter que roda de boas. Isso pelo que recordo de anos atrás. Cheguei a brincar com ele um tikim.
Até tenho aqui ainda. Há um appimage dele.
O AzPainter é um derivado que mantém a tradicionalidade do PaintTool SAI, mas trazendo otimizações para funcionar melhor em Linux.

AzPainter v2

Masi recente
AzPainter v3

E há um mantenedor do pacote para Ubuntu utilizando um PPA específico.
OBS: embora pareça tudo ok, não conheço e nem usei este repositório. Na vdd é melhor manter os via appimages, dado que não precisa inserir PPA no sistema. Mas segue ai como referência.

Voltando às DEs, o consumo de RAM é sempre muito relativo. O Gnome utiliza um padrão mais propício ao estilo como o macOS em que arranca alocando maior quantidade de RAM, cache e afins para justamente manter maior fluidez mesmo na medida que o sistema vai “enchendo” de processos. De fato, com isso os 8Gb de RAM ajudam e menos que isso 4GB vai, mas começa a ficar complicado no multitasking. Já o Mate tem o padrão mais enxuto, e por composição de desenho mais simples vai alocando menos e consegue rodar em 2GB e tal, mas 4Gb de boas e 8GB tranquilão tbm.

O Mate, apesar de lento no progresso, está vindo para adotar Wayland também. Talvez no Ubuntu Mate 24.10 comece a dar as caras. Estou ansioso pra ver!

1 curtida

Aqui pra mim o Mate (Ubuntu-Mate e Mint-Mate) são os únicos que trabalham bem com o COMPIZ e eu gosto do efeito offset dele, que deixa a janela meio saltada na tela.

3 curtidas

Achei bem interessante o AzPainter, e dei uma olhada nele mas não achei uma coisa que tem no PaintTool SAI, que é um tipo de camada de Linework que funciona como Vetorial, mas num programa Bitmap, e por enquanto apenas encontrei isso no Krita.

Mas apesar disso, a primeira vista achei o AzPainter bem interessante, principalmente para quem não se importa muito com essa ferramenta.

1 curtida

Acabei decidindo por instalar o pacote ubuntu-desktop e remover o ubuntu-mate-desktop (e depois usar o apt autoremove para retirar os pacotes que ficariam sobrando) para ver como o Gnome se sai aqui.

Sei que não é o ideal, mas vou testar. Até me dei bem com o MATE - melhor do que eu pensava, diga-se de passagem - mas acho que o meu coração está para o Gnome mesmo xD

1 curtida

eu recomendo o mate, bem leve. porque tem pessoas que vem o gnoma como se fosse transforma o pc num celular

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.