Eu utilizo um Ubuntu 20.04, só que quando eu estou usando o notebook a conexão de fede via cabo fica desconectando e conectando novamente em um intervalo de tempo bem curto e acaba me atrapalhando pois essa perda de conexão faz com que eu saia de aulas e reuniões online. Ja cheguei a formatar o computador para ver se resolvia o problema mas continua com o mesmo problema. Por outro lado no mesmo notebook tenho um Windows instalado em dual boot, e não tenho esse problema nele!!
Minha placa de rede é uma Qualcom Atheros AR8151 PCI-E Gigabit Ethernet Controller (NDIS 6.30)
vc poderia tentar usar outro serviço de gerenciamento de rede, o systemd-networkd, por exemplo
sudo systemctl disable --now NetworkManager && sudo systemctl enable --now systemd-networkd
o ruim é que vc não vai conseguir usar o ícone de rede da interface gráfica
mas se vc não usa a rede wifi “tá e boa” (se quiser usar teria que se conectar de outra forma [1])
além do mais eu só consigo imaginar essas hipóteses:
– outro serviço derrubando a rede (talvez vc tenha dois serviços de rede iguais ao que eu listei anteriormente? sudo systemctl disable --now
e dar uns tabs lista todos os serviços rodando)
– drivers, talvez? existem adaptadores que são um inferno pra fazer funcionar em linux
Tive uma experiência parecida em umas placas de rede da Broadcom. Os passos a seguir ajudaram, você pode tentar.
Execute o comando sudo lshw -C network
para ver detalhes da interface e driver de rede.
Veja a saída do comando e busque por driver=ALGUMACOISA
Depois execute os comandos abaixo, e veja se o uso após isso se normaliza
sudo modprobe -r ALGUMACOISA
sudo modprobe ALGUMACOISA
Se resolver, coloque estes comandos na sua inicialização do sistema (ou coloque eles em um script e coloque ele para ser executado), pode ser pela interface gráfica nos aplicativos de inicialização, ou crie/edite o arquivo em /etc/rc.local
. Dentro dele coloque os comandos acima, nesse caso separe com o operador && (irá executar o segundo comando somente depois que o primeiro finalizar) e depois de permissão de executar:
sudo chmod +x /etc/rc.local
Veja os logs do sistema, o que ele te diz quando ocorre a perda de conexão.
pra ver em tempo real: sudo journalctl -f
pra ver em tempo real apenas mensagens do kernel: sudo journalctl -kf
Daí vc deixa a janela aberta e quando cair a conexão, cancela o log (Ctrl+C) e analisa as linhas ou coloca aqui pra gente poder ajudar.
1 curtida
eu executei os comando e continuou caindo
Estou desconfiado que quando o network manager detecta a rede wifi, ele derruba a rede cabeada.
Poderia tentar desativar o wifi e usar apenas o cabo?
vou fazer e deixar o terminal rodando os logs do sistema
Conseguiu solucionar?
Estou com o mesmo problema no Kubuntu.
pode ser o cabo…
qual o cabo que está utilizando cat5e , cat6 ,cat7…?
sua conexão é GB e por causa do cabo conecta como MB ocasionando assim a desconexão
Eu desativei o wifi e esta funcionando sem nehuma interrupção.
Muito obrigada @Deleterium !!