Ubuntu e Mint e criptografia total de disco

Na instalação de Linux Mint ou Ubuntu só conseguimos o sistema sob total encriptação de disco se optarmos por apagar o disco inteiro que estiver indicado para receber a distro.

Por que isso? Seria para não confundir usuários iniciantes?

Vários sistemas nos deixam à vontade para criptografar o sistema totalmente já no processo de instalação e sem requerer apagamento total do disco. O Calamares, o Anaconda e os instaladores próprios do AntiX e do MX Linux não dificultam a escolha.

Curiosamente, o Lubuntu é facilmente instalável sob encriptação total sem a necessidade de se apagar todo o disco, porque usa o Calamares.

O Mint mantém a opção no instalador de se encriptar a “/home” (não importando se for pasta dentro da partição “/” ou partição à parte). Era uma escolha que a instalação do Ubuntu deixou de oferecer.

2 curtidas

[GUIA] Como criptografar sua nova instalação

Ontem passei algumas horas pesquisando via Google como compatibilizar dual boot com instalação com o sistema todo (na verdade, quase todo) criptografado, e só havia topado com soluções trabalhosas, com muitos comandos no terminal. E o que mais vi foram afirmativas de que essa compatibilidade “era impossível” dentro do processo padrão de instalação do Mint ou do Ubuntu.

Está claro agora que é bem possível, e que o procedimento é simples.

1 curtida