Ubuntu é compatível com o notebook Asus TUF F15 FX507VU?

Alguém já conseguiu instalar o Ubuntu em um ASUS TUF F15?

Estava procurando um notebook gamer, e achei o TUF F15 uma boa escolha, devido ao peso e duração da bateria, porém não encontro registros de compatibilidade com o ubuntu, que é o sistema operacional que eu utilizo, principalmente para programação, sendo que pretendo compra-lo para uso em ciência de dados.

Entrei em contato com o site da ASUS perguntando se o notebook poderia suportar o ubuntu e reconhecendo todos os dispositívos, como placa de vídeo, wifi, touchpad… Recebi uma resposta genérica do tipo “apenas damos suporte ao windows, se quiser instalar é com você mesmo”.

Isso é um pouco estranho pois eles tem a opção de ver o notebook vem com um sistema operacional KeepOS, que é baseado em debian.

Alguém já conseguiu instalar o ubuntu nesse notebook?

Possivelmente suporta sim, extremamente difícil um hardware moderno não ser compatível com distros Linux, num geral. E, se já há uma distribuição inclusa de fábrica e já baseada em Debian, provavelmente vai suportar Ubuntu sem problemas.

Eu não sei, a RTX 4050 é muito nova e esse notebook é de 2024.
Sei lá, queria alguém que já tivesse lidado com isso pra ter certeza.
Vi um vídeo de uma pessoa na internet e teve que fazer modificações até no hardware pra rodar uma versão de linux, em um modelo anterior.

Crie um pen drive bootável e teste antes de instalar no disco rígido, deve sanar todas as suas dúvidas.

Há suporte para a geração RTX 40 da Nvidia há muito tempo com os drivers proprietários.

Linka esse vídeo, estou curioso.

Se eu tivesse ele na mão pra testar, já tinha rolado!
Mas eu ainda não comprei por essa dúvida, vi uns cara falando que um monte de coisas não funcionava… Enfim, vou tentar ver com alguém que fez, funcionando tudo certo eu vou comprar e posto aqui.

Olá. :wave:

Pra não ter que depender de um acaso (ou uma “coincidência”?) de alguém aqui da comunidade Diolinux ter testado esse mesmo hardware, você pode acessar um site que mostra isso:

ops, edit: vi que no título tem o modelo mais preciso

ASUSTek Computer ASUS TUF Gaming F15 (All) Notebooks

Procure o modelo exato (esse link é para todos os sub modelos do “Asus TUF Gaming F15”) pra ter certeza. Aí você pode se esse hardware suporta Linux completa ou parcialmente verificando vários probes.

Lembre-se que um hardware muitíssimo atual tende a requerer um kernel atual.
O Pop!_OS geralmente trás um kernel mais atual que o Ubuntu LTS… E são da mesma base. Parece que o Linux Mint (a partir da versão 22) passou a ter essa mesma característica do Pop!_OS.

ASUS TUF Gaming F15 FX507VU (num Debian 11)

Para entender como funciona, tem esse vídeo aqui:

Lembre-se que um hardware muitíssimo atual tende a requerer um kernel atual.

Se funcionou num Debian 11…

Lembrando que o investimento será seu… Não me sinto confortável pra dizer qualquer coisa parecida com: “Se tá dizendo aí que as coisas funcionaram sem maiores problemas, com certeza vai funcionar no seu caso. Pode comprar, sim. Confia”.

2 curtidas

UPDATE!
Galera, é compativel sim! Comprei esse notebook aí, Asus TUF F15 FX507VU e instalei o ubuntu 24.04 LTS. Funciou tudo certinho!
Placa de vídeo RTX4050 com os drives atualizados e os demais componentes.

3 curtidas

a única forma de saber é testando. instale o ubuntu num pendrive e dê boot por ele. vc pode experimentá-lo on the fly e ver se todos os recursos são compatíveis.

1 curtida