Ubuntu Desktop remoto no Android acessado pelo Notebook antigo - TinyCore Linux+RDP/VNC || Termux+Ubuntu

Nessa onda de ser tudo por streaming, e porque nao o PC Desktop.

Bem, no momento estou com um Action Digital pe duro de 1Gb de Ram, 80Gb de HD, e processador Celeron de 2007.
Nessa semana chegou o meu celular Umidigi A7Pro (4Gb de ram e 64G) {tava de R$ 630 quando eu comprei}- com processador Helio P23 octacore.
Bem… pensei, ja que o cel tem mais processamento e ate memoria que o note; E ja que sei que o Termux pra android pode instalar tanto o Ubuntu como o Alpine, pensei :thinking::

“Porque nao criar um servidor no cel pelo termux e acessar remotamente por RDP/VNC?”

Entao la vamos nois.
“Instalei” o TinyCore Linux (na verdade deixei o GRUB dando boot direto na ISO do TinyCore - O iso fica na raiz, no “/” -; e apontei para ele criar uma pasta com as configuracoes na raiz) e instalei o tigervnc. - Cliente instalado

No celular:
Instalei o termux e segui esse tutorial - instalei o meu com XFCE:

Claro que nao vou entrat como root, entao criei um usuario useradd usuario, o adicionei no sudoers atravez do nano nano /etc/sudoers logo abaixo de root all(all:all)all adicionei usuario all(all:all)all :dog2:
Troquei para meu usuario com sudo usuario, dei um sudo apt upgrade pra ver se aceitei no sudoers e dei vncserver-start. Pronto.

Ele vai solicitar a criacao de uma senha soh para o acesso remoto pelo xrdp; Que tipo de resolucao vai estar no cliente (1 - Se eh AUTO, e a 5 pra voce escrever a resolucao); Informe que eh a instancia 1 depois disso - na proxima jah vai direto.
Obs.: Para matar o Acesso remoto voce usa o comando vncserver-stop, mas se ele nao responder, pare o Termux nas configuracoes do Android mesmo.


Ganhei um Notebook novo.
E muito mais responsivo que se fosse o sistema instalado.
Como estou compartilhando agora mesmo o que estou fazendo, ainda estou terminando de configurar o teclado, a linguagem, e o som.
E no Smartphone? Totalmente responsivo, fluido. Com o Chrome no Android aberto, rodando sem engasgos, simultaneo com o Ubuntu e o Chromium rodando no fundo.

Agora estou com o meu PC Desktop portatil, e posso us[alo em qualquer dispositivo que me dE suporte a RDP/VNC.

O futuro eh Arm64 msm.


Obs.: Soh queria que o Zoom tivesse uma versao para debian arm64 :cry: .

1 curtida

Seria uma excelente oportunidade para testar o QEmu-user:
https://wiki.debian.org/QemuUserEmulation

Só não sei se a performance vai ficar aceitável, ainda mais num celular.