Ganhou popularidade (em particular uma versão mega estendida que vale a pena dar uma conferida feita pelo @Suporte) do Ubuntu Debullshit e eu venho aqui trazer a versão não destrutiva dele, a versão original inclui (não foi listar a parte instalação):
- Desativar o Ubuntu Report
- Remover o Apport
- Remover o Snap e SnapD
- Remover avisos sobre o Ubuntu Pro
A versão estendida inclui também os seguintes:
- Desativar o serviço de localização
- Remove o repositório de parceiros
Eu isolei esses pontos porque eles podem trazer algumas consequências um tanto desagradáveis pra você (e pro próprio futuro do Ubuntu), lembrando, que não estou dizendo para fazer (ou nesse caso não fazer) algo, apenas vou falar das consequências disso
Desativar o Ubuntu Report
O Ubuntu report faz uma telemetria honesta, basicamente ele soma 1 ou insere numa base de dados alguns pontos de hardware, vamos supor que seu monitor seja 1366x768, o que o Ubuntu Report faz é ir na linha da “planilha” que lista as resoluções que os usuários estão rodando o Ubuntu, na linha da resolução “1366x768” e soma 1, isso é importante porque sem esses dados a Canonical fica sem saber no que trabalhar resultando num Ubuntu “para a Canonical” cada vez mais distante do que realmente faz sentido pro usuário do Ubuntu
Remover o Apport
O Apport é irritante (eu concordo) porém ele é o meio que a Canonical tem para saber quais pacotes estão com problemas, a tela vai parecer mais ou menos assim:
Se você deixar marcado a primeira opção e clicar em continuar, ele vai criar (como o nome sugere) um bug report aqui com todos os dados que os devs acham úteis para entender o que se passou que ocasionou o bug, nenhum dado confidencial é enviado. Novamente desativar é basicamente deixar a Canonical as cegas, quanto menos gente clicando em “continuar” com a opção “Enviar log de erro” marcada, mais tempo a Canonical vai levar para corrigir o bug ou talvez nunca vá saber que o bug existe
Remover o Snap e SnapD
É mais uma questão de gosto mas os snaps além de serem a porta de entrada de ports para o mundo Linux, são o único formato que te protege contra falhas de dia zero
Remover avisos sobre o Ubuntu Pro
Ubuntu Pro é um conjunto de modificações no Ubuntu (gratuitas para uso doméstico) que trás diversos recursos curiosos :
- Suporte para patches de segurança estendidos
- Patches de segurança no Kernel se
- Suporte 24/7
- E outros
A melhor maneira de remover é simplesmente assinar
Desativar o serviço de localização
Diversos serviços internos dependem de geolocalização, por exemplo mas não limitado a:
- Recursos de clima e tempo
- Luz noturna
- Correção de data, fuso-horário e horário de verão (se essa praga voltar)
Remove o repositório de parceiros
Esses repositórios são basicamente drivers, perfis de impressão para suporte IPP estendido, cores e afins… ou seja, você vai simplesmente perder recursos se remover
Conclusão
Mais uma vez eu ressalto que você é livre pra fazer o que bem entender, o objetivo desse post é apenas mostrar as consequências (geralmente negligenciadas) de fazer tais atos, afinal a 3ª lei de Newton também se aplica a informática