Ubuntu dá adeus definitivo ao Xorg

Mais uma distro Linux importante está encerrando o suporte ao Xorg em sua variante principal. Entenda o cronograma e as intenções para a aposentadoria do Xorg pelo Ubuntu!

4 curtidas

Gnome sempre na vanguarda, KDE n fica atrás, ambos já implementaram Wayland a anos e estão totalmente estáveis.
O Deepin finalmente tá com Wayland no beta, e o XFCE tá com suporte experimental.
Me surpreende o Cinnamon q até agora nem tem notícias sobre suporte

1 curtida

xfce4 ainda está com muitos erros.

1 curtida

Faz parte de estar experimental, mas o lançamento mostra q está tendo trabalho para migração. Uma pena que não vai chegar a tempo do ZorinOS Lite 18, q infelizmente vai ser a última do Zorin com XFCE. Na minha opinião o Zorin tem a melhor personalização do XFCE

Mas vai demorar..

Xfce4 é lento demais para atualizar.
Pode demorar duas a três versões para começar a ficar estável

quanto a isso, digo apenas duas palavras: a deus

Faz tempo (desde 2022 ou 2023) que o Cinnamon trabalha para trazer a integração com o Wayland, ao menos desde a versão Cinnamon 6.0 ele já traz este recurso como alfa/beta/opcional.

https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=411712
https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=411761

Inclusive o repositório git do projeto Linux Mint Wayland é constantemente alimentado com novos Issues.

Uns 2 anos atrás eu teste o Wayland no mint e ele estava bem instável principalmente quando eu abria mais de 10 janelas/programas o wayland/cinnamon se perdia e travava.

No blog do linux mint as vezes surge alguma noticia curta sobre o Wayland.
A última noticia é de março de 2025.

Cinnamon com Wayland.

Isso estará incluído na próxima versão? Tomara.

Está funcional, mas ainda não está totalmente pronto. Embora seja uma ótima notícia para a compatibilidade com o Wayland, pode afetar a compatibilidade do kit de ferramentas e os métodos de entrada para idiomas asiáticos. Precisamos de um pouco mais de tempo para finalizá-lo e testá-lo adequadamente.

https://blog.linuxmint.com/?p=4825

3 curtidas

No computador de um familiar meu já migrei para a sessão Wayland experimental do Cinnamon e até agora não recebi reclamação relacionada a estabilidade.

Admitidamente, ele só usa para escritório (WPS e MS Office Web), emails e YouTube, que é bem básico.

3 curtidas

Se não me engano até o Debian já vem com Wayland como padrão.

Existe um problema na migração para o Wayland que é a forma de como ele está sendo migrado:

• Empurrado goela abaixo pelas grandes empresas.

Geralmente as adoções de tecnologia de open source são realizadas por um movimento natural da comunidade. Gnome, KDE, GIMP e outros programas sempre seguiram a comunidade como motor de inovação.

No caso do Wayland, o movimento é das empresas, e com muita pressa para adoção. Principalmente pela Red Hat (IBM ), a maior contribuídora do projeto e agora pela Canonical.
Em termos de segurança, é preocupante esse forcamento de barra para a troca abrupta para o Wayland.
Apesar dos problemas, o Xorg é maduro e auditavel o seu código, no caso do Wayland, as empresas tem a maioria do controle das alterações de código e não a comunidade.

Já existem até um fork do Xorg que pretende revisar o código e adicionar novas funções de segurança no motor de imagem, como isolamento, criptografia, etc que é o Xlibre.

Acho que deveriam, neste 1° momento, se resguardar a esse movimento principalmente pensando na privacidade e segurança de um item tão crítico nas distros Linux.

Segue link do projeto XLibre e sua descrição:

Xlibre is a fork of the Xorg Xserver with lots of code cleanups and enhanced functionality.

This fork was necessary since toxic elements within Xorg projects, moles from BigTech, are boycotting any substantial work on Xorg, in order to destroy the project, to eliminate competition of their own products. Classic “embrace, extend, extinguish” tactics.

Right after journalists first began covering the planned fork Xlibre, on June 6th 2025, Redhat employees started a purge on the Xlibre founder’s GitLab account on freedesktop.org: deleted the git repo, tickets, merge requests, etc, and so fired the shot that the whole world heard.

This is an independent project, not at all affiliated with BigTech or any of their subsidiaries or tax evasion tools, nor any political activists groups, state actors, etc. It’s explicitly free of any “DEI” or similar discriminatory policies. Anybody who’s treating others nicely is welcomed.

It doesn’t matter which country you’re coming from, your political views, your race, your sex, your age, your food menu, whether you wear boots or heels, whether you’re furry or fairy, Conan or McKay, comic character, a small furry creature from Alpha Centauri, or just a boring average person. Anybody who’s interested in bringing X forward is welcome.

Together we’ll make X great again!

3 curtidas

Acho lamentável uma vez que no Ubuntu 25.04 com Gnome eu tenho enfrentado bugs terríveis no Wayland e desapareceram usando o Xorg. Um dos que mais me incomodam é ao tentar renomear um arquivo, a caixa de texto aonde digitamos o nome novo, não permite que eu selecione o nome velho com o mouse. Outro bug são as caixas de dialogo aparecer com a fonte gigante e em seguida serem reduzidas ao tamanho normal. Uso uma RTX 2060 com o driver proprietário 570.

1 curtida

A previsão era para ter suporte em 2026, meio como se fosse um beta. O projeto está com poucos devs. É por aí mesmo, talvez umas duas versões pra sair o wayland estável.