Ubuntu crashando em utilização diária

Pessoal, bom dia!

Sou Eng.Software e no meu dia a dia geralmente trabalho com ambiente containerizado; ultimamente o meu Ubuntu tem dado algumas travadas a ponto de eu precisar reiniciar a máquina para voltar a funcionar. Meu hardware não é potente(coloquei as especificações da máquina abaixo), por tanto, já imaginava que uma hora isso iria acontecer dado que estou usando Gnome.
Para galera que tem uma configuração parecida, desenvolve, joga algo simples/leve(no máximo CS-GO no low) ou os SDA de plantão, pensei em migrar para o Xubuntu.

1. Indicam alguma outra distribuição que seja tão sólida quanto e abarque tais utilizações diárias citadas?
  2. Indicam algum troubloshooting para melhoria do desempenho da atual?

Especificações da máquina

• Equipamento: Thinkpad T450;
  • RAM: 16GB;
  • Armazenamento: 512GB SSD;
  • Processador: Intel(R) Core™ i5-5300U CPU @ 2.30GHz
  • Sistema Operacional: Ubuntu 22.04.2 LTS (Jammy Jellyfish)

Olá @hiyan, tudo bem contigo?

Se ele tem atende de forma geral, tentar diagnosticar o problema pode ser mais prático do que trocar de sistema.

Mas, se for para trocar eu sugiro testar o Pop!_OS 22.04 Lts - ele é bem estável e tem ótimo desempenho - além de ter todas as principais ferramentas bastante atualizadas.

:vulcan_salute:

É até uma das minhas dúvidas, @eddiecsilva . Eu fiz um apanhado geral do que poderia está ocorrendo; me parece que o próprio Ubuntu já consome uma quantidade de memória razoavel e este notebook é antigo, já fiz o máximo de upgrade possível nele. Até eu comprar outro que suporte 32gb, preciso desafogar o uso de memória, por exemplo.

O Pop_OS também não toparia na questão do uso abrangente de recursos?

O sistema geralmente “usa” e “libera” memória conforme a necessidade, se a memória está enchendo e trava o sistema, algum programa pode estar gerando um vazamento de memória. Em seus testes, você conseguiu observar qual é o processo que está consumindo todos os recursos do sistema?

Todos os sistemas modernos usam memória RAM de forma parecida, o que geralmente muda são as configurações de cache, páginas de memória e outras otimizações de sistema.

Neste ponto, o Pop!_OS é um dos sistemas que traz as configurações mais ajustadas para melhor desempenho. Outro que vem bastante otimizado de fábrica é o Zorin OS e o BigLinux, mas este segundo utiliza KDE por padrão.

:vulcan_salute:

1 curtida

Usei o Pop!_OS por volta de dois anos, notei que o consumo de memória da distro era menor que o Ubuntu, pouca coisa, mas era. Se a sua maior preocupação é quanto o consumo de memória, e quiser manter a base Ubuntu, cara, Xubuntu é a melhor opção. Acho o Lubuntu até um tanto quanto “extremo”, mas é outra vertente também. Apenas arranque os snaps e seja feliz… De brinde instalaria o Xanmod Kerenel para extrair mais ainda leite de pedra

Estou realmente inclinado a utilizar o Xubuntu, @JG22.
Queria ler mais opiniões relacionadas ao uso do mesmo, consumo de memória…
Por certo, eu utilizo snaps aqui no Ubuntu, pensei em eliminar e jogar tudo que tenho para flatpak, mas ainda sim, eu percebo que o consumo do Ubuntu é relativamente “alto” para quem trabalha com containers, desenvolvimento… e a máquina é simplista, como a minha rs.

Uso muito docker no meu dia a dia, tanto que criei um programa em Java Swing para facilitar minha vida, então busquei uma distro que consumisse bem pouco, logo encontrei o ArcoLinux (ISO XS). Aqui a máquina principal (Ryzen 1700, 16Gb, ssd 240Gb + HD 1Tb) inicializa consumindo por volta de 350Mb e nunca vi o consumo de memória passar de 10Gb, isso com container do SQL Server rodando, Rider com projetos ASP NET Core (MVC e Blazor) aberto, DBeaver, Trello (em Electron) e umas várias abas do FireFox em segundo plano. XFCE sempre foi o sweet spot para mim quanto a consumo e eye candy

@eddiecsilva, ao que me parece, o problema ocorre ao tentar utilizar, por exemplo:
3 containers básicos:
nginx
php-fpm
postgres

E algumas abas abertas(antes chrome, agora brave).

Por certo, as vezes também quando estou jogando CS:GO(graphic low full-time), sinto que a utilização do computador fica comprometida.

Um exemplo: recentemente, com containers rodando, vs code, algumas abas do chrome e o dbeaver, ao pressionar o botão do teclado para gerenciar as janelas, o ubuntu travou. Abri uma TTY nova e tentei ir eliminando os serviços, mas não permaneceu travado.

@JG22, minha preferência seria por utilizar algo relacionado a base Debian, apesar de saber que o ArcoLinux é muito bom para customização em relação conter o uso de recursos.

O Xubuntu oferece alguma instalação minimal?

A versão 23.04 possui uma ISO minimal propriamente dita, a 22.04 (LTS) você pode instalar bem bare bones também, como ilustra a imagem a baixo. Se você quiser algo mais simples ainda, e baseado diretamente no Debian, tem BusenLabs. Uso em um netbook com Atom de primeira geração e 2Gb de memória (ah, e um HD de 5400rpm), fez milagre e é muito bonito.

@JG22 essa versão 23.04 é estável? Estou pensando em utiliza-la.

EDIT
Vi aqui que ela só tem suporte por 9 meses. Vou verificar a versão 22.04 LTS.

Ainda sim, em sua experiência, a utilização do Ubuntu/Pop para desenvolver usando containers foi sofrível também? Melhorou com a utilização de uma DE como o XFCE?

O Pop só consumia menos memória que o Ubuntu, especialmente na versão 22.04 por ter vindo a Cosmic, mas, devido ao meu processador, as vezes acontecia umas engasgadas (a maldição do Zen1).

Bastante

1 curtida

Uma última pergunta: em relação a jogos como CS:GO, existe alguma perca?

Em relação ao uso do XFCE? Ou em troca do Kernel generic para o Xanmod ou o que exatamente?

Eu pretendo usar o Kernel default do xubuntu; digo pelo uso do Xubuntu em si, mudaria algo?

Na teoria, você até ganha um pouco de fps, mesmo que margem mínima, pois os recursos que o gnome (e suas extensões) estariam puxando do hardware, serão substituidos pelo menor peso do XFCE. Por sinal, se ficou com receio do Xanmod, aqui uso a quase dois anos, nunca tive problemas. Foi indicação do @Rodrigo_Chile que é mais pirado por backup e recuperar dados até que minha pessoa

Não conheço o Xanmod Kernel; indica alguma leitura sobre e um tutorial para substituição do Kernel Default? Qual a vantagem da utilização do mesmo?

EDIT

Vendo este vídeo aqui do Dio, será mesmo que vale a pena a mudança ao XanMod? @JG22

Você pode manter tanto o Xanmod quanto o Generic lado a lado, só certifique-se de dar pelo menos 1Gb para a partição /efi/boot. O próprio site/documentação oficial explica o procedimento, é bem tranquilo. É questão de adicionar o respositório, rodar um apt update e reiniciar o PC.

Tirar leite de pedra, talvez :sweat_smile:

Isso vai variar de máquina em máquina. Quando usava o Kernel Generic no Pop!_OS, sentia o computador meio arrastado em certas tarefas mais pesadas, como precisar compilar um projeto relativamente grande no Rider. Inicialmente, fique no Generic então, caso julgue que seja importante extrair mais ainda performance do seu hardware com o Xubuntu, aí parta para essa abordagem mais radical

1 curtida

Todos os sistemas modernos=gnome.

Eu uso no trabalho um Acer [ core i5 -1035G1 com 20Gb de RAM e SSD 512Gb) com o Ubuntu 22.04 Gnome.
No geral não tenho tido problemas com memoria, mas você pode tentar verificar se o consumo alto vem de algum container usando o “ctop” por exemplo.

Outra coisa, se você estiver usando o Vscode tente ver se não esta havendo um consumo alto de CPU nele, pode ser alguma extensão.

Uma vez também aconteceu de um membro do time ter problema dos containers não estarem subindo mas ai foi uma atualização do docker que veio com problema, a galera viu outras pessas se queixando, fizeram downgrade e resolveu.