O Ubuntu 26.04 LTS, que será lançado em abril de 2026, trará mudanças importantes em seus aplicativos padrões. O sistema substituirá o reprodutor de mídia Totem pelo Showtime e o GNOME System Monitor pelo Resources.
A intenção é oferecer ferramentas mais modernas, coerentes com o visual atual do GNOME e alinhadas à experiência do desktop. Essas novas aplicações, feitas com GTK4 e libadwaita, integram-se melhor ao ambiente do Ubuntu do que as versões anteriores.
O Totem foi o reprodutor padrão desde 2004, mas vinha perdendo destaque e será substituído pelo Showtime, o substituto oficial no GNOME. O Resources, apesar de não ser um app central do GNOME, atende aos padrões de qualidade do projeto e oferece um monitoramento de sistema simples e eficiente, com bom suporte de acessibilidade.
O Mission Center chegou a ser considerado, mas o Resources foi considerado mais adequado para uma versão LTS. Ambos os novos aplicativos podem ser testados em versões anteriores, e quem preferir os programas antigos continuará com acesso a eles.
Mesmo após a atualização, os usuários não terão nada removido à força; as aplicações novas apenas serão adicionadas.
Totem parado no tempo
O reprodutor de vídeo Totem, também chamado de GNOME Videos, está praticamente sem desenvolvimento ativo, o que motivou a substituição pelo Showtime, como player padrão do ambiente GNOME.
Ele permanece como um app baseado em GTK3 — tecnologia mais antiga — enquanto o GNOME e suas aplicações principais passaram a usar GTK4 + Libadwaita, mais modernas. Os poucos commits recentes têm sido mudanças mínimas, como traduções.
Por causa disso, o GNOME considerou o Totem “ultrapassado” para os padrões atuais, e aprovou a adoção do Showtime para atender às expectativas modernas de usabilidade e integração visual. Mesmo assim, o Totem ainda “existe”: continua disponível para instalação para quem preferir mantê-lo.

