O Ubuntu 26.04 LTS já está entre nós! Entre aplicativos, design e padrões, confira algumas das principais mudanças desde a última LTS!
Caraca, e pensar que outro dia eu tava usando o 22.04, como passa rápido
E ficou bom em. Tô usando aqui desde ontem em dois notebooks diferentes e tá show
Migrei ontem msm do Arch pra ele, pq agr eu so quero codar e esquecer de otimizar e customizar, so troquei o wallpaper, to gostando bastante…
para virtualizar funcionou a internet somente no adaptador 2
se colocar no adaptador 1, acredito que tenha que mexer em portas, mas funcionou no 2,
vou testar aqui em VM ![]()
As extensões que ainda não estão funcionando pro Gnome 50, mas não é problema da distro, ainda não atualizaram elas. Provavelmente tbm não funcionam no Fedora
O consumo de ram tá alto? Li no site deles que o requisito mínimo é 6gb de Ram, achei alto pra uma distro Linux! Tenho 8gb e fico receoso de usar e ficar lentão.
Pra quem tentou a partição manual, conseguiu mudar o tamanho da partição /boot/efi?
Não consegui, ela volta ao padrão de 1 GB (máquina virtual).
Instalei o Ubuntu 26.04 pra ver qualé que é. Aí estava rodando meus scripts de pós instalação, eis que me deparo com erro nesse:
sudo flatpak override --filesystem=/dados
Esqueci que Ubuntu não tem flatpak por padrão kkkkkk
Tá a mesma coisa do 24.04 ou 25.10, talvez até um pouco mais otimizado. O computador que estou usando tem 8GB e uso mais tranquilo do que o 25.10, parece mais fluído. Esse negócio de 6GB é só pro cara não instalar num computador com 4GB e achar que dá pra abrir 20 abas do Chrome sem problema.
Eu fiz particionamento manual, mas a minha partição /boot/efi eu já tinha definido antes como 1GB (o que é MUITA coisa) e não precisei mexer. Só substituí o Fedora que eu tinha pelo / do Ubuntu 26.04 e fiz o /home num hd separado.
Bom demais ler isso! Já to instalando aqui. Ubuntu sempre foi minha principal escolha mas com o hd mecânico que tinha no note não rodava bem. Agora com ssd que pus ficou excelente. Depois passo o feedback aqui!
Não sei por quê , mas no meu note de 6 gigas de 2011 não deu boot pelo pendrive, então como ele estava com o 24.04, fiz de distro pra distro seguindo o vídeo abaixo e deu certo:
Meu antigo note de placa hibrida INTEL/NVIDIA não aparece as configurações da placa de vídeo de modo que não sei qual o sistema esta usando. É uma nvidia 550M, quando clico com o botão direito do mouse em um app ele mostro o menu, se eu quero abrir o app com a placa dedicada, mas não há como ter certeza.
Pensei numa distro que tenho vontade de usar hehe, já baixei mas na hora H desistir… tô tentando deixar de ser um SDA kk. Se fosse KDE Plasma eu teria feito a troca do KDE Linux por ele, mas ainda tento não dá o braço a torcer para o Gnomão da massa.
Isso me fez repensar kk; porque meu notebook de testes é fraquinho. Achei preciosismo demais da Canonical em pedir 6GB logo, mas entendo que o Ubuntu hoje é uma distro “comercial” e a Canonical não quer entregar uma experiência “mais ou menos”, se pra manter a fluidez e velocidade, 6GB é o necessário, é deixar claro logo de cara ao usuário que seu pc da xuxa não é o ideal pra essa distribuição.
instalei e no começo tava lindo, uma bala! Suave. Depois de algum tempo de uso começou a consumir quase todos os 8gb de RAM e grande parte do Swap, além de de deixar meu processador extremamente superaquecido. Não sei se esse comportamento é normal pois ele realmente atualmente precisa de um hardware robusto ou se é bug que ainda precisa de ajustes, mas ficou inviável pra mim. Infelizmente.