Eai! Tudom bom?
Seguinte, foi lançado o Ubuntu 26.04 LTS inclusive com homologação para Raspberry Pi e vimos que a Canonical fez um trabalho de engenharia pesado para esse novo lançamento 26.04. Porém, fui conferir na prática a experiência, funcionalidades e como anda a entrega de um desktop realmente usual pensando no RPI.
Teve surpresas muito boas que particularmente mostra um grande avanço do Linux em si e os componentes/stacks ligadas a ele.
Agora, quando a solução é algo mais da distro em si, explorei questões frágeis da promessa de um Sistema Desktop.
Acompanha aqui 
Aos colegas que curtem os Raspberry Pi, o que acharam?
Na verdade, o que estão usando ai em seus Pis? Muito mais voltado pra Iot e projetos diferenciados ou outras experiências em modo desktop?
3 curtidas
Testei no meu raspberry pi 5 e, para mim, o problema não é o ubuntu no pi, e sim o ubuntu.
A distro ubuntu é facil de instalar no pi, tem otima performance, tudo bonitinho. Mas ai voce vai instalar os apps e o problema aparece.
A loja dá preferencia aos snaps, que tem opções bastante limitadas de software. E o ubuntu dificulta instalar qualquer coisa que não seja snap. Quando instala, não roda tão bem quanto no debian.
Em meia hora eu canso e volto para o raspberry pi OS no debian, que é mais limitado no visual (embora consiga para deixar bonito) mas não me limita no uso de apps.
É uma pena pois, como disse, o ubuntu tem a melhor experiencia de instalação e uso out of the box para o pi 5.
1 curtida
No meu pi 3b+ eu rodo o dietpi muito muito leve
1 curtida
Olá!
Que ótimo feedback.
Confere total.
E é isso… tipo a experiência muda no próprio Ubuntu saindo do dektop PC (x86-64) para a entrega da versão para o Pi (arm64).
Entendo que é importante imagens com tamanho menor pensando comunidades mais carentes que tem banda inet limitada e talz (até para simpatizar com público estudante que usa Pi como na África), mas com um pós instalação melhor guiado isso se resolve muito mais fácil. Umas caixas de diálogo sem forçar a barra e instrução interativa leva a outro nível “versionar” ele como um desktop full no Pi. Saca…
Ahh sim! Esse é top! E realmente o Pi3+, que é excelente tbm, é ainda mais restrito para Iot digamos assim. Então tem que ser Lite, headless ou um levinho como Diet.
Ahh quer ver outro vacilo, que mostra que a ideia de Desktop é diferente e somada a un descuido da galera lá:
Repare que na página de download ele fazem publicidade em relação ao PRO e ano adicional de suporte e tal, mas o que eu mostrei no vídeo? rsrsr
Doidera, bola fora dos cara!