Com a novela do Wayland com placas NVIDIA chegando a uma cena feliz, a Canonical está confiante em alterar alguns padrões no Ubuntu 24.10. Saiba mais sobre essa e outras novidades no desenvolvimento.
Algo me diz que a NVIDIA só está empreendendo esforços no Linux por conta da IA…
A cannonical não larga esse snap…
Tá aí uma coisa que queria tentar fazer no Ubuntu e no Arch e ver como se comportaria. Na hora que instalo os drivers NVIDIA em ambos os sistemas, já troca pro Xorg, queria forçar ficar rodando Wayland com drivers proprietários da NVIDIA.
E eu fugindo disso que nem o diabo da cruz.
Tive que fazer um monte de malabarismos e modificações pra remover o snap do Ubuntu, tô até pensando se vale a pena manter o sistema já que tá parecendo o Windows tendo que fazer tinkering pra deixar aceitável.
Tô ultimamente mais no Arch mesmo.
E porquê deveria largar? É algo que está dando certo para aquilo que ela deseja entregar aos clientes que pagam as contas.
Só estão seguindo os passos do Fedora.
Snaps funcionam muito bem hoje em dia e existe flatpak se algo falhar.
Você fala do snap? Não entendi o que tua citação tem a ver com o que falei. Mas sobre o snap, eu simplesmente não gosto e já expus vários motivos.
Logo, se não gosto, não tem porque eu me forçar a continuar usando o Ubuntu, certo? E é isto que estou fazendo, largando a distro e procurando outra. Por hora tenho curtido muito o Arch. Esse negócio de você montar o sistema do seu jeito é algo que me agrada muito.
busque um derivado do ubuntu que faz isso
A resposta era pra ser em outro comentário, de outro usuário. Ninguém é obrigado a usar Ubuntu ou Snaps.
ceis num leva a mal, não, mas esse wayland ainda tá um bela porcaria.
https://youtu.be/NAYKFTTnXlA?si=btJAQmMeSwraLyU- depois do suporte a explicit sync no driver Nvidia e as DE’s parece estar vindo boas mudanças por aí, embora os drivers abertos da Nvidia também são promissores ainda vai levar um tempo para aprimorar (ou nem tanto).
O driver fechado está dando um up na qualidade depois do 555beta, no vídeo informa menos input lag, menos tearing, correção com monitores de várias frequencias e mais fluidez de modo geral, principalmente usando KDE Plasma Wayland. O famoso problema de “flickering” parece desaparecer. Também informa que mesmo com bugs aqui ou ali, ainda acha a experiência melhor do que no x11. A Canonical está provavelmente de olho nestes drivers…
Nem derivado eu quero, já que por ser derivado, dependendo das ações que o Ubuntu vier a tomar, irá afetar as derivações. Linux Mint tem um plano B não por acaso.
Eu preferi sair do mundo dos *Buntus por hora. Estou me aventurando no mundo Arch e estou gostando muito até então.