Quando atualizei o Ubuntu 22.04 para 24.04 a nova versão não abriu o HD externo Samsung. Resolvi o problema e deixei a solução registrada nele. Parei de usar o Ubuntu uns dias e quando abro de novo pelo dualboot ele novamente não abre o HD externo. Alguém pode me ajudar?
Como ta formatado o HD externo?
NTFS EXT4 EXFAT ou outro?
Olha, eu tava usando ele no Windows 10 acredito que esteja como NTFS. Eu achei uma solução num forum do Linux mas agora não consigo achar onde estava e o caminho pra resolver está no HD que não abre. Eu lembro que tinha que achar ele e digitar uns comandos.
tenta isso
sudo apt install ntfs-3g
reinicia e ve se consegue abrir
Olha já fiz isso mas vou fazer de novo. A resposta foi esta:
jxajro@jxajro-HP-Compaq-6005-Pro-SFF-PC:~$ sudo apt install ntfs-3g
[sudo] pasvorto por jxajro:
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
Reading state information... Done
ntfs-3g is already the newest version (1:2022.10.3-1.2ubuntu3).
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 35 not upgraded.
jxajro@jxajro-HP-Compaq-6005-Pro-SFF-PC:~$
Abra o aplicativo Disks.
Selecione o disco problemático.
Clique na engrenagem.
Edite as Opções de Montagem…
Desative as Preferências de Sessão do Usuário.
Se isso nao funcionar coloque o HD no windows e se abrir normal clique no ejetar e depois coloca no linux tb, as veses isso acontece quando vc remove o hd de qualquer maneira no windows.
Ok Acho que encontrei o que você disse. Meu Ubuntu está em Esperanto. Vou fazer o que você sugeriu. Curioso é que o símbolo do HD aparece na barra só não abre.
Isso, clica no mount tambem
Suuuuuucesuuuu! Obrigado Sparrow! Preciso registrar essa tua dica aqui também e colocar a dica que funcionou na primeira vez!
Interessante. Eu cliquei na engrenagem. Mas não atentei a esse triângulo. Agora que abriu ele virou um quadradinho.
Sim isso está indicando que o disco foi montado se você clicar no quadradinho ele desmonta, tipo quando vc coloca um pendrive essa montagem geralmente é automática vc nem vê isso, e tudo abre normalmente mas em alguns casos com file system que não é 100% compatível com o Linux como o NTFS pode não montar automaticamente daí tem que fazer a montagem manualmente também é possível fazer usando o terminal.
Ok. Não estou achando a primeira solução. Mas vou manter esta conversa pra mais estudos e assim que achar a primeira solução eu coloco aqui. De repente eu monto ele manualmente mesmo.
Talvez essa solução funcione para montagem automática
Sempre que conectar no windows tenha certeza de clicar no ejetar antes de remover o cabo USB porque isso pode causar esse problema.
Oh Jack Sparrow, meu amigo. Acho que não vai precisar disso, apesar de que vou manter em meus registros essa solução, porque ele JÁ VOLTOU AO NORMAL! Eu reiniciei o sistema e ele voltou a montar automáticamente. Fico chateado por não ter achado a primeira solução do problema quando reinstalei o Linux mas na reinstalação tive problemas com o grub do dual Boot que foi solucionado por vocês e com o HD que achei a solução num foro do Linux que não lembro. Era simples tudo pelo console. Esse Ubuntu tem outros problemas mas não é o caso de mencionar aqui mas esse eu sou grato a você por resolver pra mim.
Achei a solução quando esse mesmo problema aconteceu depois de atualizar o Ubuntu de 22.04 para 24.04 → Linux Brasil | Help! Resolvi testar o novo Ubuntu mas meu HD externo NTFS não estou conseguindo montar ele, o sistema reconhece mas não monta, sou usuário do pop-... | Facebook
Nossa, há quanto tempo não ouço falar de esperanto.
Meu pai tinha as manhas de falar.
Olha Marcos Gurgel, esse tema foge um pouco do foco deste espaço. Apesar de que o Linux domina entre os esperantistas até comparamos…que o inglês da informática é o Windows enquanto que o Esperanto da informática é o Linux e vice versa. Esse é um mundo que a mídia anglófona quer sufocar por isso você não ouve falar. Mas se quiser ver como esse mundo está bombando me procure em particular 5511988913673 WhatsApp.
Isso acontece com o Ubuntu 24.04 e com o Linux Mint 22. Parece que há um bug com o drive ntfs3 em sua relação com o kernel 6.8.
Solução a seguir:
https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?p=2511112#p2511112
Pôr os seguintes comandos no Terminal:
echo 'blacklist ntfs3' | sudo tee /etc/modprobe.d/disable-ntfs3.conf
Depois, reiniciar o sistema.
Comigo funcionou no Mint 22.
@Rimana21 #ficaadica
Muito obrigado rapaz mas não estou mais usando o LM
Quem sabe em breve kkk
Agora estou usando o Biglinux e a minha distro favorita casado em cartório “PeppermintOS” até que o Debian nos separe kkk
Outro dia mesmo você estava usando o Ubuntu 24.04…
Na verdade, você ainda está girando na ciranda do distro hopping…