Ubuntu 24.04 LTS Não Inicia Modo Gráfico

Recentemente instalei o Ubuntu 24.04 LTS em dual boot com Windows, fiz as minhas customizações na parte gráfica e até então tudo certo. Minha ultima modificação no sistema (que eu me lembre) foi ao tentar instalar o driver da minha placa de vídeo (NVIDIA MX250). Lembro-me que ao reiniciar o computador o SO já não tava bootando como deveria, achei que fosse algum problema na BIOS, então deixei de lado e fui usar o Windows já que estava com algumas demandas pendentes. Hoje tentei solucionar o problema tentando algumas soluções encontradas na internet e até aqui no forum.

Tela que o SO apresenta ao iniciar:

Em alguns foruns descobri que ao apertar Ctrl+Alt+F3 eu conseguiria usar o terminal, então assim fiz, loguei e tentei executar o comando startx e o resultado foi o seguinte:

tentei então olhar os logs em var/log/ e o resultado está nos 4 prints abaixo

Logs Xorg:

Ou seja aparentemente o sistema está OK não foi corrompido, apenas o GUI não ta funcionando, gostaria de alguma luz do que posso fazer pra recuperar a interface grafica dele.

Obs.:

Depois de um tempo com o terminal modo terminal aberto, recebi a seguinte mensagem do systemd-fstab:

Amigo, tava dando um pesquisada por aí, talvez isso possa te ajudar:

Execute um lspci | grep -i vga e pegue o id da sua placa(são os números no começo da linha). Crie um arquivo nvidia.conf dentro de /usr/share/X11/xorg.conf.d/ com o seguinte:

Section "Device"
    Identifier "Card0"
    Driver "fbdev"
    BusID "pci0:[id da sua placa]:"
EndSection

Coloca o id igual tá escrito no lspci e sem as caixas claro.
Depois reinicia o xorg com xinit -- -dpi 96 >/dev/tty3 2>&1

Não faço ideia se vai funcionar, em todo caso vale o teste.
Fonte: Forums Proxmox.

Agradeço muito pela tentativa de ajudar, segue os resultados obtidos na execução da sua sugestão:

Ao executar o comando lspci | grep -i vga notei que ele me retornou o pid da placa de video integrada (Intel), então tentei executar com o pid da placa dedicada (NVIDIA MX250):

Já no diretório mencionado criei o arquivo mencionado, e ainda pude observar que existia um arquivo de nome semelhante (10-nvidia.conf) no diretório, não sei se ajuda em algo mas achei interessante mostrar o que tinha no conteúdo dele:

Arquivo nvidia.conf criado:

Então tentei reiniciar o Xorg e o resultado segue a abaixo:

tentei acionar Ctrl+Alt+F1 porém a tela voltava para tela preta com o cursor piscando, tenteri rebootar a máquina e ainda sim o problema persistiu.

Acabei de resolver o problema, tava na cara mesmo que era o driver da NVIDIA então resolvi desinstalar e atualizar o sistema, executei a seguinte sequencia de comandos:

1. sudo apt-get remove --purge nvidia*
  2. sudo apt-get install ubuntu-desktop
  3. sudo shutdown -r now

Quando o sistema reiniciou, ele já apresentou a tela de login no modo gráfico no ambiente Wayland.

Acredito que os próximos passos para evitar problemas futuros seja a instalação do driver proprietário da NVIDIA e a alteração para o ambiente Xorg (já que drivers NVIDIA não se comportam mto bem com o wayland) certo ?

Meu problema agora está em iniciar o Xorg. Ao tentar encerrar a sessão e selecionar ubuntu on Xorg a tela de login trava e em seguida ela volta para tela inicial de login.

Nos logs do Xorg tenho os seguintes erros:

[  3511.291] Current Operating System: Linux Noble-Numbat 6.8.0-45-generic #45-Ubuntu SMP PREEMPT_DYNAMIC Fri Aug 30 12:02:04 UTC 2024 x86_64
	(WW) warning, (EE) error, (NI) not implemented, (??) unknown.
[  3513.868] (EE) [drm] Failed to open DRM device for pci:0000:02:00.0: -19
[  3513.869] (EE) Server terminated with error (2). Closing log file.

detalhe, ao tentar instalar o driver proprietério mais recomendado para meu hardware o problema piora, pois nem no modo wayland consigo acesso

O pessoal aqui estão falando isso, eu tenho Nvidia, mas não quero testar e correr o risco de ter que usar o systemback.

Boa tarde rapaz.
Por que você não tenta reinstalar o sistema ?
Você pode fazer isso e resolver o problema mais facilmente já que o windows não acessa as partições do linux para você salvar seus arquivos, você pode fazer isso na distro liveUSB e depois disso você pode apagar a partição ou reinstalar por cima.
Depois de tudo isso você pode instalar outro driver para sua placa de vídeo usando driver proprietário recomendado ou open-source e seja feliz.

Aparentemente estarei fazendo isso mesmo, ja esgotei as minhas tentativas encontradas na internet.

Delete o arquivo nvidia.conf