Ás vezes meu Ubuntu 24.04 LTS começa a dar scroll sozinho pra cima ou para baixo, já percebi em utilizando alguns programas. Não é problema no teclado, mas ao apertar a seta pra cima ou baixo esse comportamento para.
Já trocou o mouse e o teclado para ter certeza que não é os periféricos?
O meu estava funcionando perfeitamente a 1 mês atrás, mas a 1 mês eu dei meu note de presente, então não sei mais.
To na mesma do @Leonam_Cruz
O único periférico que uso no notebook é um mouse sem fio logitech m190, já aconteceu sem ele também e o teclado está perfeito. Hoje aconteceu para os lados, só que é muito aleatório, não percebi ainda um padrão quando vai acontecer.
Se tirar ele, isso ainda acontece?
O meu estava assim também e era “problema” no teclado. Abri e encontrei uma pluma, um minúsculo fiapinho de tecido entre as duas películas de plástico. Limpei e voltou a funcionar normalmente.
Na época achei que era algum problema do sistema. De qualquer forma, não encontrei nenhuma solução para resolver o problema do software (encontrei uma, mas era para Windows).
Você chegou a desconectar seu teclado para ver se o problema permanece?
Edit: no meu caso tbm não tinha um padrão; acontecia de forma aleatória e afetava o scroll e a tecla de acento circunflexo.
Então, no meu caso é notebook só com mouse sem fio. Eu abri recentemente pra fazer um upgrade de ram, mas não cheguei a retirar a placa-mãe pra ver o teclado. Mas assim, meu teclado está perfeito, não tem problema em tecla nem nada.
Num primeiro momento eu achei que era problema da versão do visual studio code, mas quando aconteceu, eu mudei de programa pra ver se acontecia e sim, só para quando eu aperto a seta pra algum lado mesmo.
Outra coisa que me incomoda é quando eu uso o touchpad com 3 dedos para o lado e trocar de tela, acontece uma seleção na tela e daí o programa é jogado para metade da tela de algum lado. Sabe se tem como desabilitar essa seleção em alguma extensão de gestures?
Man, eu uso essa função de três dedos no Ubuntu também e isso não acontece, ele passa direitinho, e nem de ficar dando scroll na tela, na verdade já me aconteceu duas vezes, e sempre foi o scroll do mouse morrendo. Eu fui no Aliexpress e comprei baratíssimo outro scroll e soldei no mouse, ficou perfeito após isso.
Eu tenho um Mouse da Logitech aqui que tá dando duplo clique e em breve vou comprar os switches pra ele. Dá uma olhada direitinho se o teu teclado ou mouse não estão com defeito.
Testei sem mouse e fez de novo. Acontece geralmente quando eu altero workspace
Já testou com a LTS anterior do Ubuntu, no caso a 22.04, para ver se esse comportamento ocorre?
Se não ocorrer, talvez o problema seja na versão 24.04.
Não cheguei a testar, eu uso o 22 LTS, mas é em servidor, não tem interface gráfica. O 24.04 é a que escolhi pra me livrar do Windows, mas sinto que esse problema começou a ocorrer depois que instalei alguma das extensions de gestures. Ontem desinstalei todas, vou testar durante alguns dias e posto aqui
Talvez o problema possa estar nessas extensões mesmo. Mas em todo caso, você pode tentar resetar o Gnome, como último recurso:
dconf reset -f /org/gnome/
Verifique se o teclado não tem nenhuma tecla agarrando ou pressionada se for preciso troque o teclado para vê se o problema resolve.
Mano, teve uma vez que aconteceu algo parecido comigo ao alternar workspaces, mas foi por causa de incompatibilidade do BricsCAD com o Wayland, só acontece quando ele tá aberto. Confere se não é um software também. Testa o X11 pra ver.
Deve ser algo assim, eu tinha instalado algumas extensões como: tiling shell, window gestures e x11 gestures. Me parece que só acontece quando estou com o vscode aberto
Pois é, pode ser isso, as vezes o software tem bug com o Wayland. Testa instalar ele por outro empacotamento: Snap, Flatpak ou Deb.
Percebi que esse scroll acontece somente quando alterno de workspace. Não sei o que pode ser