Olá pessoal!
Eu tenho essa máquina mais velhinha aqui em casa, que tentei melhorar ela o máximo que posso só pra usar pro trabalho mesmo, não sou gamer nem uso coisas pesadas. Segue configuração:
Uso Ubuntu 23.10 nela (mas vivo trocando de distro, sempre testando ou vendo se alguma se adapta melhor ao meu trabalho, mas acabo sempre voltando pro Ubuntu ou revisitando o BigLinux que me agrada muito.
O que eu tenho precisado mais ultimamente pra complementar meus trabalhos e acabo usando um netbook aqui pra isso (e ocupando duas máquinas), é um ambiente que emule o Android com GAPPS pra instalar e rodar algumas aplicações do Android que tenho no celular.
Eu noto que no Ubuntu, como minha placa é uma nvidia gt710, ele não permite o uso do wayland porque ele ainda não está bem polido pra placas nvidia e eu realmente tenho problemas sérios com distros que focam no wayland como o nitrux, que queria muito poder testar mas esse ai pra mim nem dá boot… E noto também que mesmo no Ubuntu com Gnome, algumas coisas não rodam como as “contas online” que algumas como Google e Microsoft não mostram a tela de login, ou o skype que funcionou até esses dias e agora fica numa tela em branco…
Voltando para minha necessidade do android, eu testei tanto o Anbox quanto o Waydroid e ambos até instalam normalmente, mas nenhum me dá imagem de tela, e li em outro forum que, pelo menos o waydroid seria melhor adaptado no wayland…
Dito tudo isso (e desculpem o textão) vocês me aconselham a: trocar a placa de vídeo por uma AMD Radeon (que modelo que seja low profile e com baixo consumo porque as fontes pra essa máquinas são limitadas a 300W), ou por outra Nvidia melhor (qual? low profile também)…
Estou realmente perdido nessa, gostaria de algumas experiências se possível…
Muito obrigado a todos pela atenção.