Ubuntu 23.10 com nvidia GT 710 - xorg e wayland

Olá pessoal!

Eu tenho essa máquina mais velhinha aqui em casa, que tentei melhorar ela o máximo que posso só pra usar pro trabalho mesmo, não sou gamer nem uso coisas pesadas. Segue configuração:

image

Uso Ubuntu 23.10 nela (mas vivo trocando de distro, sempre testando ou vendo se alguma se adapta melhor ao meu trabalho, mas acabo sempre voltando pro Ubuntu ou revisitando o BigLinux que me agrada muito.

O que eu tenho precisado mais ultimamente pra complementar meus trabalhos e acabo usando um netbook aqui pra isso (e ocupando duas máquinas), é um ambiente que emule o Android com GAPPS pra instalar e rodar algumas aplicações do Android que tenho no celular.
Eu noto que no Ubuntu, como minha placa é uma nvidia gt710, ele não permite o uso do wayland porque ele ainda não está bem polido pra placas nvidia e eu realmente tenho problemas sérios com distros que focam no wayland como o nitrux, que queria muito poder testar mas esse ai pra mim nem dá boot… E noto também que mesmo no Ubuntu com Gnome, algumas coisas não rodam como as “contas online” que algumas como Google e Microsoft não mostram a tela de login, ou o skype que funcionou até esses dias e agora fica numa tela em branco…
Voltando para minha necessidade do android, eu testei tanto o Anbox quanto o Waydroid e ambos até instalam normalmente, mas nenhum me dá imagem de tela, e li em outro forum que, pelo menos o waydroid seria melhor adaptado no wayland…

Dito tudo isso (e desculpem o textão) vocês me aconselham a: trocar a placa de vídeo por uma AMD Radeon (que modelo que seja low profile e com baixo consumo porque as fontes pra essa máquinas são limitadas a 300W), ou por outra Nvidia melhor (qual? low profile também)…

Estou realmente perdido nessa, gostaria de algumas experiências se possível…

Muito obrigado a todos pela atenção.

Pode não ser a melhor forma de resolver, mas vou contar como contornei no meu caso.

Tenho uma placa antiga (Quadro FX 1800) que não sobe distros com wayland até que, com muita vontade de experimentar, removi a placa e instalei o Arco hyprland, Garuda Sway e o Fedora, para testar, reacrescentei a placa e está funcionando perfeitamente até hoje.

Se não te der muito trabalho, pode fazer esse teste: remove a placa off board, instala a distro desejada e depois instala a placa.

1 curtida

Qual é o objetivo dessa placa de vídeo? Você a usa apenas para ter mais saídas para monitores?

Se não for o caso, a melhor opção para você seria simplesmente remover a placa do sistema e usar o vídeo integrado do processador…

1 curtida

Trabalho não dá, mas tenho que esperar o fim do ano pra fazer isso porque divido o PC com meu filho e ele usa de tarde até a noite e eu de manhã e de madrugada mas estou fazendo trabalho em homeoffice e só tenho tempo pra coisas mais “elaboradas” no fim-de-semana. Mas se não surgir outra ideia vou testar isso…
Outra pergunta é: Se eu simplesmente ligar o monitor nas saídas on-board e apenas não utilizar a placa, daria na mesma, ou só o fato da placa existir o ubuntu já corta o barato?

Eu e meu filho dividimos essa máquina, eu com o Linux a trabalho e ele no Windows com internet no geral a algumas edições de vídeo que ele faz por lazer (adolescente).
Eu até poderia utilizar a placa onboard, mas ai dá uma quebrada na renderização pra ele e perco memória também (8Gb de RAM é o limite dessa placa mãe)

Dito isto, segue outra pergunta: Se eu trocar por uma placa AMD equivalente, ou melhor (que também seja low profile de baixo consumo de energia por conta da fonte), resolveria a treta do Wayland? Porque pra essa máquina aqui uma placa AMD low profile nem é caro…

A minha placa mãe não permite, aparece um aviso dizendo para usar a placa off board, mesmo se todas as portas estiverem sendo usadas e eu desejar usar uma saída via placa mãe. Uma alternativa seria desabilitar a placa off na bios, mas minha placa mãe não permite (talvez precise atualizar para uma nova versão).

Depende de qual drive está sendo usado. Você tem a vantagem de conseguir instalar, no meu caso nem vídeo dava.

Pode verificar qual drive está usando pelo comando:

inxi -G
1 curtida

Se ligar o monitor na saída onboard com a placa dedicada presente, provavelmente não dará vídeo. O padrão é a placa-mãe desabilitar o vídeo onboard ao detectar que uma placa dedicada foi instalada.

Você pode, contudo, buscar se existe a configuração de vídeo primário na BIOS do computador.

Quais softwares de edição ele usa?

Fico pensando se essa GT 710 está fazendo alguma diferença… Se for a versão Kepler, ela suporta apenas uma implementação antiga do CUDA (se for a versão Fermi, pior ainda). Resta saber se algum programa realmente está a utilizando para processamento. A questão é que o poder de processamento dessa GPU é tão limitado que é capaz dela deixar a renderização mais lenta que o processador trabalhando sozinho.

Depende da placa. Se for uma atual, compatível com os drivers AMD open source incluídos no kernel Linux, então sim, resolverá o problema com o Wayland. Mas há um porém: saber se os softwares de edição serão capazes de usar a placa AMD para acelerar a renderização. Isso varia de software para software e depende da arquitetura da GPU da placa de vídeo.

1 curtida

Eu não sei se foi alguma das atualizações da BIOS, mas essa máquina apesar de bem antiga me permite fazer a configuração que eu quiser com o vídeo: ligar os dois monitores na nvidia, ligar os 2 na onboard (sim, ele tem uma VGA e uma HDMI na onboard), ligar um em cada… sem precisar tirar a placa off.
Descobri isso sem querer porque eu não estava em casa uma vez que precisou desconectar tudo aqui e minha esposa ligou errado, funcionou tudo, depois que descobri que tava ligado na on.
Mas o drive que estou usando agora é o da nvidia mesmo, mas o Ubuntu me dá a opção de usar o driver opensource. Mas o que eu li no forum do ubuntu é que ele desabilita o wayland se detectar a placa nvidia. :frowning: vou ver se tiro ela pra testar se só tirando dá a opção (mesmo que editando o arquivo de configuração manualmente) ou se precisaria reinstalar o Ubuntu.
Valeu!

1 curtida

Essa placa mãe está deixando eu utilizar qualquer um dos dois vídeos sem desabilitar nada na BIOS. A única opção que a BIOS me dá é de utilizar o modo de 2 monitores na onboard porque ela tem saída VGA e HDMI.
Eu uso a placa GT 710 porque na época foi a mais barata low profile que tinha baixo consumo de energia pra não ter que trocar essa forte que não tem maior que 300W (dell com gabinete slim)

Mas eu vi que tem outros modelos que rodam nessa placa, que mesmo sendo PCIEx 2.0, tem placa 3.0 que é retrocompatível. Perde um pouco da performance, mas nada muito perceptível. Ai eu pensei e pegar uma de 4G no lugar dessa de 2G.
Eu não entendo muito de edição de vídeo, não sei se ter mais memória de vídeo é melhor nisso, ou se só influencia em jogos. Mas tem alguns jogos que meu filho joga, só que tudo coisa simples, o mais pesadinho é o Fortnite que ele joga com os gráficos no mínimo…
E sem placa nenhuma alguns jogos nem abrem… Então alguma coisa precisa.
Cheguei a ver que a GTX 745 4GB DDR3 roda nessa máquina. Não sei se realmente muda algo (pro windows, porque no linux eu não vou usar mesmo mas preciso pensar nos dois infelizmente) As placas AMD eu já tive uma bem fraquinha que era até pior que a onboard, ai no windows não rodava nada e no linux ficava na mesma…

Tá um dilema aqui rsrs

1 curtida

O PCI-Express é sempre retrocompatível (ou seja, qualquer placa 3.0 funciona em um slot 2.0). O PCI-Express 2.0 só prejudicaria o desempenho se houvesse limitação das trilhas utilizadas (e mesmo assim dependeria do nível da placa). Para placas de entrada com conexão x16, não vai haver qualquer perda de desempenho por usar o slot 2.0.

A quantidade de VRAM, por si só, não indica nada sobre o desempenho da placa. Nessa GTX 745 (que é uma placa OEM) a utilidade dos 4GB seria bem questionável, já que a GPU não tem desempenho suficiente para aproveitar essa memória. Por sinal, a GTX 745 seria péssima opção de compra, já que todas as placas de arquitetura Kepler já foram descontinuadas pela Nvidia e não há qualquer suporte de drivers para o futuro.

Já que seu filho joga e você precisa de uma placa low profile de baixo consumo, pensei em algo como a RX 550: https://www.kabum.com.br/produto/399226/placa-de-video-rx-550-radeon-power-color-amd-2-gb-gddr5-axrx-550-2gbd5-hle. No caso dela até valeria a pena a versão de 4GB, se você conseguir encontrar, mas a versão de 2GB já é bacana.

A RX 550 é uma placa de entrada, mas é insanamente mais potente que a GT 710 que você tem atualmente e funcionará perfeitamente tanto no Windows quanto no Linux (no caso do Linux, irá rodar no Wayland e sem precisar instalar qualquer driver). Ela também é bem mais potente que a GTX 745 que você havia visto.

Quanto à edição de vídeos, o suporte à RX 550 vai variar conforme cada programa. No Windows, tende a funcionar melhor que no Linux. Mas de qualquer forma eu não consideraria isso um fator para placas desse nível.

Ao instalar a nova placa de vídeo, uma atualização de BIOS pode ser necessária caso o chipset da placa-mãe seja o H61.

4 curtidas

Valeu muito pelas explicações. Essa é uma máquina antiguinha, mas não troco ela ainda porque não usamos pra muita coisa pesada, não acho que vale o investimento (e ao perguntar pro meu filho se ele queria um PC gamer ou um PS5 ele ficou com o PS5 rsrs), pelo menos não agora.

Seguindo o que você disse e pesquisas de compatibilidade dessa placa mãe, tentei fazer o último upgrade nela pro “máximo” que ela pode ir e esperar mais uns 2 anos aí…

Comprei então um core i7 2600 e uma aca de vídeo AMD Radeon Powercolor RX 550 4Gb DDR5 128Bits. Segundo o próprio site da AMD, a versão low profile dela precisa de uma fonte de 250W, então seria de boa.

O novo processador está funcionando perfeitamente, mas a placa de vídeo infelizmente não deu sinal de vida.
Ainda vou fazer outros testes como ver se tem atualização da BIOS (mas eu acho que já fiz a última em 2020), mas se não der certo, vou devolver e tentar outra AMD um pouco mais baixa na conf… Uma pena, estava confiante nessa plaquinha.

Mas o ganho com a core i7 pro windows já foi considerável, só quero a placa AMD agora pelo wayland mesmo.

Valeu mesmo pelas dicas.

1 curtida

Hardware hoje em dia dura muito tempo. Não é como antigamente, quando as pessoas compravam um computador em um ano e no ano seguinte ele já estava obsoleto.

Fiquei quase 10 anos usando a mesma máquina, trocando apenas a placa de vídeo, aumentando a RAM e migrando para SSDs ao longo do tempo. E, se não fosse por alguns jogos específicos extremamente pesados (como o Battlefield 1 e o Cyberpunk 2077), aquela máquina (que tinha um Core i5 4670K e 16GB de RAM) ainda me atenderia excepcionalmente bem. Mantive a placa de vídeo (GTX 1070Ti) e comprei outro kit.

Por quanto você encontrou os componentes que adquiriu? O Core i7 2600 ainda é um processador muito competente para uso diário e até mesmo para jogos pesados. Ele é bacana, mas deve ser comprado por valor justo (eu não aceitaria pagar mais de R$ 250,00, ainda mais considerando que todos à venda no mercado são usados). Comprando pelo AliExpress, você paga mais barato, mesmo com os impostos. E há opções de Xeon para essa plataforma com desempenho semelhante custando menos, mas seria necessário saber se a placa-mãe suporta.

Esteja atento às questões de temperatura: o Core i7 2600 aquece mais que o Core i5 2400 e pode ser que a solução de resfriamento padrão (cooler e ventoinhas) instalada pela Dell possa não ser suficiente.

Quanto à placa de vídeo, enviei aquele link porque o preço estava bacana. Você encontrou a versão de 4GB low profile? A de 4GB será mais cara, mas não faria sentido pagar mais de R$ 400,00 ~ R$ 450,00 nela. Quanto à fonte, o consumo será baixíssimo, então não precisa se preocupar. As fontes padrão da Dell tendem a ser razoáveis.

Sobre a placa não “dar sinal de vida”, você tentou desconectar o disco onde está o sistema operacional e ver se a tela da BIOS aparece? Se a ventoinha da placa de vídeo não estiver girando, isso é normal: placas de vídeo modernas geralmente não mantêm a refrigeração ativa o tempo inteiro, só ligam quando precisam.

As placas-mãe dessa geração da Intel, especialmente as H61, tendem a ter uma peculiaridade que causa incompatibilidade com placas de vídeo mais modernas. Atualizações de BIOS corrigem isso, mas nem sempre empresas como a Dell as disponibilizam.

Apenas tome cuidado para não investir muito, pois aí poderia compensar montar uma máquina nova com processador AMD Ryzen e gráficos integrados. O vídeo integrado de APUs como o Ryzen 5 4600G não fica distante do nível da RX 550 (se o Ryzen estiver com dois pentes de 8GB de RAM 3200 MHz ou 3600 MHz em dual channel), enquanto o processador em si será brutalmente mais forte que o Core i7 2600.

1 curtida

Sobre o processador eu peguei ele no ML dessas lojas que retiram peças pra revender e consegui por 190,00 , era a mais barata. Já a placa de vídeo é nova, consegui o valor mais baixo nela 550,00 e pesquisando em todo lugar não achei menos que isso, mas a intenção era fazer o último upgrade nela e deixar até quando não ter mais jeito mesmo rs. Mas infelizmente não foi, tenho a opção de devolução gratuita, então vou devolver e pegar uma menor ou mais antiga.

Fiz toda limpeza da máquina antes de trocar as peças, pasta térmica nova, etc, e a máquina tá bem silenciosa e os testes da própria Dell mostraram que o resfriamento está ok. Quando coloquei só pra ver se funcionava eu não usei a pasta termica e o cooler travou na velocidade máxima e não parava, então a pasta termica foi o diferencial aqui (nesse calor do inferno que está faendo e ligada da hora do almoço até a madrugada, acho que foi um bom teste de stress rs).
Já a placa de vídeo não tem jeito mesmo, achei que tinha uma atualização da BIOS de 2020 mas era só uma correção de um arquivo antigo que não estava funcionando, mas a última versão da BIOS é 2013, que eu já tenho, e essa placa é de 2016, então acho que não vai rolar mesmo.
Estou pensando se, em comparação com a GT 710, não ficaria pelo menos com o mesmo desempenho, uma R5 230 2gb Ddr3 64 Bits. Pro meu filho o ganho já foi suficiente, ele não joga quase nada no PC, só brinca de edição no Filmora com os vídeos que ele faz no PS5. E a mudança de placa seria só pra me atender com o wayland mesmo.

Enfim, seja o que eu fizer, vai ser o último upgrade dessa máquina, daqui uns 2 anos quem sabe troco ela finalmente rs

A questão da BIOS é bem específica desse modelo de placa-mãe, devido ao chipset H61. Não necessariamente a versão da BIOS precisa ser posterior ao lançamento da placa de vídeo. Ela precisa apenas ter a correção para o problema que gerava falhas de detecção no slot PCI-Express.

Mesmo que a Dell não tenha disponibilizado uma atualização, é possível que o real fabricante da placa-mãe tenha. Para verificarmos isso, você precisa enviar informações mais precisas sobre a placa-mãe.

A R5 230 é bem mais fraca que a GT 710 (por incrível que pareça). Ela é um rebrand da HD 8450, que por sua vez é um rebrand da HD 7450, que por sua vez é um rebrand da HD 6450. É uma placa de vídeo extremamente limitada, obsoleta (a tecnologia data do começo de 2011) e que possivelmente não será compatível ou terá problemas com os drivers AMDGPU que facilitam tanto a vida no Linux.

As placas AMD que compensam são as da série RX 400 para cima. Se realmente não houver solução para a sua placa-mãe reconhecer a placa de vídeo, eu diria que o melhor a ser feito é aguardar com a GT 710 até o momento de trocar a máquina.

1 curtida

Não sei se alguém já respondeu isso de forma direta (ainda lendo as demais msg) mas sim, resolveria, pois AMD já é usável no Wayland assim como Intel.

1 curtida

Pois é, eu até tentei procurar mas não achei, existe uma atualização da BIOS no site da Dell de 2020 que não funciona e tem vários foruns onde o pessoal tá reclamando muito disso também e não achei solução. Se você souber como me ajudar, se até o fim da tarde eu não achar nada, amanhã estarei fazendo a devolução dessa placa de vídeo com muita tristeza.

É uma placa-mãe modelo 0GDG8Y v. A00
Essa aqui: DELL 0GDG8Y MOTHERBOARD | eBay

No site da Dell tem 3 atualizações da BIOS: a A06 de 2012, a A10 de 2013 (que é a que eu tenho) e uma que está marcada como 2020 mas ela é A08, não entendi porque ela é de numeração menor, mas essa não tem como rodar e é a que tem outros fóruns, inclusive da própria Dell, com o pessoal reclamando de não conseguir fazer esse update.

Se souber me ajudar com isso agradeceria muito.

1 curtida

Fazendo uma pesquisa, parece que o problema é essa placa-mãe não suportar UEFI, coisa que boa parte das placas de vídeo atualmente exige.

Gostaria de poder ajudar mais, mas, sem o suporte por parte da Dell, creio que não há para onde correr. Não encontrei esse mesmo modelo de placa-mãe fabricado por outras empresas. Pode ser realmente um modelo restrito à Dell. :frowning:

Talvez compense enviar uma mensagem para o suporte deles, solicitando informações de compatibilidade. Mas realmente a situação é bem restrita.

1 curtida

Agradeço muito sua ajuda e eu já tinha feito essa pesquisa também, no próprio forum de suporte da Dell tem um tópico com muita gente reclamando dessa mesma placa e mais de 2 anos vários reportes de pessoas diferentes com o mesmo problema, alguns que já entraram em contato com a Dell mas, pra surpresa de 0 pessoas, foram ignorados com sucesso.
A verdade é que a Dell não tá nem ai pra dar suporte pra equipamento antigo.
Eu estou estudando todos os modelos de placa AMD suportados por essa placa mãe e estou percebendo que essa GT 710 é melhor que todas as AMD possíveis. As melhores são da própria Geforce. E estou pensando seriamente em largar mão e deixar como está, não vou gastar dinheiro pra piorar a máquina. Wayland que lute! rsrs
Minha esposa disse pra eu compartilhar o PC com ela em vez do meu filho e a dela tem suporte ao wayland funcionando, estou pensando nisso e deixar o PC pro meu filho. Valeu!

1 curtida

É, infelizmente esse tipo de coisa acontece. :frowning:

No mais, quando quiser trocar a máquina, vale a pena criar um tópico por aqui ou no Clube do Hardware. Assim podemos lhe ajudar na escolha dos componentes. Comprar desktops prontos de marcas como Dell e HP na maioria das vezes não compensa, o interessante mesmo é montar escolhendo cada componente. :wink:

1 curtida

Pior que eu vou te falar, eu trabalhei como técnico em uma loja de informática uns 20 anos atrás, mas depois tive um tempo de gerente de TI na empresa que trabalho e essa máquina aqui era de um contrato de locação que tínhamos e que comprei baratinho da empresa quando o contrato terminou. Depois que meu filho foi crescendo, sempre que pensava em passar e comprar um novo, ou tinha que trocar o carro, ou comprar videogame pro filho que tá crescendo, ou minhas cachorras ficam com várias doenças… rsrsrs

Eu amo ser user de linux e ficar testando os apps, eventualmente acho algo que aproveito no trabalho. Mas abandonei um pouco a parte do hardware, muita coisa surgiu que eu não me atualizei.
Mas quando for trocar mesmo essa aqui eu vou dar uma pesquisada boa. Comprando tudo do zero é mais fácil pra eu saber o que pegar. Problema é adaptar coisa nova pra máquina velha rsrs

Valeu pela força.

1 curtida