Nunca fui um dos maiores fãs do Ubuntu desde que ele mudou pro GNOME, porém, após o lançamento da versão 21.10 “Impish Indri”, comecei a acompanhar o desenvolvimento do sistema mais de perto e começar a fazer planos para enfim mudar para ele.
Com a chegada da versão 22.04 LTS, senti que o sistema estava trilhando o caminho certo para tentar retomar ao menos ao pódio dos melhores sistemas operacionais baseados em Linux para uso em desktop e com a chegada desta point release, sinto que ele voltou ao menos aos top 5 sistemas operacionais para uso (ao menos em minha opinião).
Grande parte do novo visual deve ser creditado ao GNOME, porém, é perceptível que a canonical vêm trabalhando em pequenas melhorias que irão melhorar seu sistema como um todo, sendo algumas delas a adição de extensões como o Desktop Icons e é claro, as sessões de customização do sistema que embora sejam poucas, são bastante interessantes para usuários que não pretendem modificar todo o visual do sistema apenas para mudar a cor dos ícones (como eu hehe).
Ainda existem muitos pontos de melhora para a Canonical fazer com que o Ubuntu for Desktop seja novamente uma recomendação de grande parte da comunidade Linux, como a loja de aplicativos (que atualmente é maior “problema” do sistema), juntamente com melhorias de otimização das aplicações em snap e uma curadoria de software melhor, quem sabe, com alguns benefícios para que os desenvolvedores empacotem seus softwares com a sua tecnologia?
Uma das coisas que eu gostaria de ver em futuras versões do sistema seriam melhorias visuais na apresentação de apps no menu (ao invés de espalhar todos os jogos no menu, que tal criar uma pasta com eles) e a unificação de alguns apps antigos do sistema (como o programas e atualizações, estatísticas de uso) na Central de controle ou quem sabe em um novo app em flutter com um visual mais moderno e intuitivo (principalmente no programas e atualizações).
Um auxiliar de janelas como o FancyZones do PowerToys ou o Snap do Windows 11 seriam super bem-vindos também, mas se a Canonical continuar trazendo otimizações para as tecnologias do Ubuntu, bem como pequenas mudanças, tenho certeza de que o Ubuntu será um sistema ainda melhor em suas próximas versões.
Mas enfim, o sistema atualmente se encontra bem bonito e consistente, tanto que me fez migrar para ele deixando o bom e velho Windows, vamos ver como será a experiência com ele nos próximos meses (ou semanas).