Ubuntu 22.10 Kinetic Kudu é um sinal de melhoria por parte da Canonical

Vamos analisar a nova versão do Ubuntu juntos!

A nova edição é a 22.10 e chega com o GNOME 43, atualizações em vários pacotes do sistema, adição de novos aplicativos, remoção de aplicativos antigos, melhorias nos Snaps, e ainda que não perfeito, a versão nova do sistema da Canonical mostra que o Ubuntu ainda pode ter um futuro promissor nos desktops.

Para complementar o vídeo, pode ser interessante conferir também o vídeo que fizemos sobre a nova Snap Store feita com flutter.

O que você espera das futuras versões do Ubuntu? Deixa aqui nos comentários. :slight_smile:

4 curtidas

Nunca fui um dos maiores fãs do Ubuntu desde que ele mudou pro GNOME, porém, após o lançamento da versão 21.10 “Impish Indri”, comecei a acompanhar o desenvolvimento do sistema mais de perto e começar a fazer planos para enfim mudar para ele.

Com a chegada da versão 22.04 LTS, senti que o sistema estava trilhando o caminho certo para tentar retomar ao menos ao pódio dos melhores sistemas operacionais baseados em Linux para uso em desktop e com a chegada desta point release, sinto que ele voltou ao menos aos top 5 sistemas operacionais para uso (ao menos em minha opinião).

Grande parte do novo visual deve ser creditado ao GNOME, porém, é perceptível que a canonical vêm trabalhando em pequenas melhorias que irão melhorar seu sistema como um todo, sendo algumas delas a adição de extensões como o Desktop Icons e é claro, as sessões de customização do sistema que embora sejam poucas, são bastante interessantes para usuários que não pretendem modificar todo o visual do sistema apenas para mudar a cor dos ícones (como eu hehe).

Ainda existem muitos pontos de melhora para a Canonical fazer com que o Ubuntu for Desktop seja novamente uma recomendação de grande parte da comunidade Linux, como a loja de aplicativos (que atualmente é maior “problema” do sistema), juntamente com melhorias de otimização das aplicações em snap e uma curadoria de software melhor, quem sabe, com alguns benefícios para que os desenvolvedores empacotem seus softwares com a sua tecnologia?

Uma das coisas que eu gostaria de ver em futuras versões do sistema seriam melhorias visuais na apresentação de apps no menu (ao invés de espalhar todos os jogos no menu, que tal criar uma pasta com eles) e a unificação de alguns apps antigos do sistema (como o programas e atualizações, estatísticas de uso) na Central de controle ou quem sabe em um novo app em flutter com um visual mais moderno e intuitivo (principalmente no programas e atualizações).

Um auxiliar de janelas como o FancyZones do PowerToys ou o Snap do Windows 11 seriam super bem-vindos também, mas se a Canonical continuar trazendo otimizações para as tecnologias do Ubuntu, bem como pequenas mudanças, tenho certeza de que o Ubuntu será um sistema ainda melhor em suas próximas versões.

Mas enfim, o sistema atualmente se encontra bem bonito e consistente, tanto que me fez migrar para ele deixando o bom e velho Windows, vamos ver como será a experiência com ele nos próximos meses (ou semanas).

2 curtidas

Engraçado que o que me trouxe de volta ao Ubuntu, minha primeira experiência com Linux de fato lá no distante 2018, foi a experiência com Unity, o desktop abandonado.

Testei no lançamento da versão 22.04, ainda no status de remix e o hud e a navegação via teclado me conquistaram, utilizo até o Firefox em Snap, sem grandes problemas.

Isso é uma das coisas incríveis no linux, até algo teoricamente “superado” pode nos conquistar e adotar como padrão. Parabéns ao Ubuntu por sua evolução, o trabalho desenvolvido no próprio Firefox em Snap é um exemplo que ouviram as queixas da comunidade, o desempenho está tão bom quanto o deb nativo.

A versão 22.04 LTS ja foi um grande lançamento mais essa versão 22.10 me parece muito interessante e ativa aquela vontade de atualizar. O desempenho dos snaps estão melhorando de tempos em tempo mais ainda me incomoda os bugs que a loja pode apresentar.

Há uma grande chance do Ubuntu emergir ao topo novamente se a Canonical continuar com esse empenho.

Esse ubuntu está muito bonito haha

@Dio Esses testes de benchmark com o firefox, você faz com uma versão específica ou com a última mais recente? Porque acredito que não seja uma comparação justa com a versão 106 que é a última com uma 98, por exemplo, que faz algum tempo que foi lançada.

E porque não usar o chromium nos testes?

Muito boa essa nova versão do Ubuntu, acho que um dos únicos defeitos que ainda me incomodam é a lentidão da lojinha (tomara que aquela baseada em Flutter fique pronta até a próxima LTS), mas tirando isso, não tenho o que reclamar.

Só não entendo porque a pasta “snap” ainda não vem oculta por padrão kkkk

Eu instalei um Xubuntu versão .10 não LTS pra teste uma Vez,mas é aquilo,o que ainda me afasta do Ubuntu Padrão é o GNOME.Acho ele nada"universal",Retrocompativel.Meu ideal de Linux é que ele Rode desde um Pentium 4 ou Até o Pc Gamer Mais caro do Mercado,eu gosto de Desempenho,Performance,se fosse automóvel o XFCE é um carro de Corrida,enquanto o Gnome é um Caminhão.

Caraca, ensina pfvr.

Cara nenhuma distro atual vai rodar satisfatoriamente bem em um P4, processador extremante desfasado no onde falta muitas instruções no qual distros mais retentes utilizam. Tenho um q P4 Ht que a única finalidade dele foi transformar em um chaveiro.

Sobre o Ubuntu 22.10 foi a melhor versão lançada até agora, desempenho dos snaps também está muito bom, realmente a loja é algo que ainda ficou a desejar mais creio que a Canonical ja desistiu de mexer na mesma ja que vai subsistir ela futuramente.

O Debian é atual,vai continuar atual,e depois,ainda será atual,e rodará em qualquer torradeira.

tem um rapaz ae que roda o Lubuntu num P4.

Pra esconder essa pasta é só você criar um arquivo de texto chamado “.hidden” e nele escrever “snap”, muito simples!

(Poderiam mencionar essa dica no próximo artigo do blog sobre o quê se fazer após instalar uma nova versão do Ubuntu…)

1 curtida

Tão simples resolver uma das coisas que mais me incomodava no Ubuntu! Valeu, cara!!

1 curtida