Ubuntu 22.04 x 23.04, vale a pena migrar?

E ai? vale a pena migrar? ou e um retrosseso?
Sei que o ideal e usar o Ubuntu por mais tempo, que seria o LTS.
O meu esta rodando lisinho!! Ja tem um tempinho!!
Apesar de eu ter configurado o Ubuntu Pro.

vc éq decide: o 22.04 é estável durante seu tempo de vida, ideal p qm n pode s dar ao luxo de sustos no uso. ficará do mesmo jeito até q chegue outra estável. a 23.04 é de teste, com 9 meses de vida, recursos novos e o mais q descobrir. só testando p ver.

1 curtida

Uai essa decisĂŁo Ă© por sua conta. Tem gente que troca a cada 6 meses.

1 curtida

@acvsilva
Então, vi que o 23.04 tem muita coisa nova!! mas o periodo de uso e curto ne? eu acho que assim, so muda um pouco o sistema graficamente… o resto e a mesma coisa!! eu acho que nao compensaria formatar so pra instalar o novo… ja que o tempo de vida util dele e curto…
@aguamole
Eu sei. Estou apenas vendo se vale a pena… mas ja deu pra perceber que nao compensa tanto assim!! Ja que o periodo dele e de apenas 9 meses.

NĂŁo pĂł precisa formatar nĂŁo, pesquisa na internet como atualizar a versĂŁo do sistema, Ă© sĂł dar uns cliques e acontece tudo sozinho.

Eu recomendo que você pesquise sobre os novos recursos que virão nessa nova release do Ubuntu, veja vídeos, então você poderá tomar sua decisão se você quer experimentar esses recursos.

Não será necessário formatar, é só olhar na documentação do próprio Ubuntu como fazer para atualizar o seu Ubuntu 22.04 para o 23.04.

O período de suporte é curto sim, apenas 9 meses. Mas quando acabar já terá saído o Ubuntu 23.10, e você terá a oportunidade de atualizar novamente para o lançamento mais recente antes desse período acabar.

Se nĂŁo estiver disposto a ter que atualizar a versĂŁo do seu sistema a cada 6 meses, ou se quiser mais estabilidade fique na 22.04.

@Thiago12
Pois Ă©, Acho que eu vou acabar ficando na 22.04.
Ficar trocando de versao acada 6 meses nao da. Ainda mais que meu tempo e pouco!!
Sem falar no trabalho que da pra ficar fazendo isso. Valeu!!

2 curtidas

Melhor ficar no 22.04, a menosque voce faça questão de ter sempre novidades e não se preocupa com possíveis bugs. É uma troca que você pesa os prós e contras.

1 curtida

Em LTS também pode ter software bugado e se tiver eles não serão corrigidos.
Eles sĂŁo testados quando estĂŁo no congelamento de pacotes, mas a equipe de desenvolvimento nĂŁo tem como testar os 50k de pacotes. Eles testam os que vĂŁo vir na ISO.
Tipo no 20.04 o Ubuntu foi lançado com o Firefox dando crash aleatoriamente, e isso não foi corrigido, o problema foi corrigido no Linux Mint.

1 curtida

O Pop_OS seria um meio termo? Ele traz muita coisa atualizada e o kernel está sempre na última versão.

1 curtida

pessoa

Base de sistema atualizada vocĂŞ sĂł vai encontrar em sistemas RR.

1 curtida

@pvgrogerio Parabéns por ter sabido “ouvir” as considerações dos colegas, e chegar à sua própria conclusão, de acordo com as respostas recebidas.

Eu evitei falar qualquer coisa, porque…

1. De 2009 até +/- 2017, o “Kubuntu LTS” foi minha “tábua de salvação”. – Eu não tinha tempo (nem conhecimentos!) para ficar enfrentando mudanças, que me derrubavam por várias semanas, até “entender” as “novidades”. – Eu já conhecia “teoricamente” várias coisas sobre o dito “Linux”… mas “não tinha tempo” (o trabalho me pressionava, de verdade).

Kubuntu LTS – com a promessa de “5 anos”, sem precisar parar 5 dias ou 5 semanas (sabe-se lá!), até “entender as novidades” e conseguir (só então) retomar meu trabalho…!

O problema é que, depois daqueles 5 anos – ou 2 anos, porque eu ficava ansioso pra instalar, conhecer, usufruir do novo Kubuntu LTS (rs) – eu caía num turbilhão de “novidades” acumuladas durante 2 anos!

Um dia, “descobri a pólvora”. – Eu podia manter meu Kubuntu LTS por 2 anos (pelo menos…) – mas podia instalar um Kubuntu “intermediário” (em dualboot), para “espiar” o surto de “novidades” que iria me atingir após 2 anos.

Aí, comecei a perceber que era melhor enfrentar “poucas novidades” a cada 6 meses – do que deixar acumular 24 meses de “novidades”, para enfrentar de uma vez só.

Mas – deixe-me repetir: – Eu mantinha o LTS (minha tábua de salvação) – e instalava a “versão intermediária” em “dualboot”.

Sempre que eu conseguia lidar bem com uma “novidade”, eu usava a versão “intermediária”. – E sempre que o trabalho me exigia “resultados imediatos”, eu voltava à versão LTS. – Isso é uma das grandes virtudes do “dualboot”.

Não é só, “ter o Windows”, pra gritar “mamãe!”, e voltar ao útero. – Era a Liberdade de poder dosar – a hora de brincar com o novo (quando tinha tempo para isso) – e a “hora da onça beber água”, em que eu precisava deixar a brincadeira de lado, e correr de volta para um LTS que eu já dominava, e por isso, me permitia “botar em dia o trabalho”, que não podia ficar esperando.

Já fazem 7 anos que não tenho mais nenhum Windows – e faz muito tempo que “dualboot” deixou de significar “Windows” para mim. – Agora, considero “dualboot” = ter um pneu de estepe.

Ninguém terá coragem de dizer que “ter um pneu de estepe” = perda de tempo, burrice, criancice etc. – embora torçam o nariz, caso você diga que tem “um Linux de estepe, por segurança”.

Pois foi, “brincando com um 2º Kubuntu” (de estepe), que aprendi a lidar com “mudanças constantes” – enquanto o velho e bom LTS me garantia “segurança”, “estabilidade”, no caso de qualquer urgência de trabalho.

Portanto, minha sugestĂŁo Ă©:

• Sim – mantenha o LTS, que te garante “produtivdade”.

• Mas, sim, tambĂ©m – invista num 2Âş Buntu, mais “atual” – mesmo sabendo que ele perderá a “validade” em apenas 9 meses.

“Dualboot” serve (também) exatamente para isso: – Para ter o melhor de 2 mundos.

Bom… Com o tempo, me acostumei a lidar com “mudança permanente” – mas mantenho algumas distros “fixas”, como o Mageia e o MX Linux… só “por via das dúvidas”.

Sem o “dualboot” de 2 (ou mais) distros Linux, eu jamais me teria libertado da “necessidade de segurança”. – É a segurança da “boia de salvação” que nos dá coragem para arriscar – sabendo que temos uma garantia.

Mas… já falei mais do que “o homem da cobra”. – Chega de falar abobrinha. – Minha intenção era só te mostrar que você pode ter “segurança”, “tranquilidade”… e aproveitar isso, para “brincar” nas horas vagas, nadar um pouco mais à frente, arriscar sem correr grandes riscos, e se preparar para conquistar maior liberdade.

1 curtida

Temos que esperar a versão 23.04 sair para analisar de forma mais adequada. Mas como o @acvsilva mencionou, a 22.04 é um LTS, se isso for relevante para você, não tem nem questionamento, já que a 23.04 não é. Se te interessa mais usar um GNOME mais recente, junto com outros pacotes, aí pode ser considerado.

2 curtidas

Serão corrigidos sim e se depender do caso a versão também será trocada isso tanto no Ubuntu quanto no Debian. Conforme a comunidade vai reportando os bugs os desenvolvedores vão corrigindo, em distros LTS isso se mantém por um logo período enquanto que distros não-lts o máximo de suporte é de 9 meses no caso do Ubuntu.

@tiagoquintino não fornece atualização de versão leia o que esta escrito de azul na imagem:

Aqui vemos que vai receber correção critica apenas por 1 ano e 6 meses apos o lançamento.

O pacote são congelados na versão de lançamento.
Se quiser ter o que a de mais recente tem que ser Rolling Release, ou baixar os pacotes da comunidade. A equipe de desenvolvimento congela na versão de lançamento. Estabilidade em distro significa pacotes velhos.

Como assim pacotes da comunidade? Ă© tipo o que acontece com o WineHQ, eles fornece o pacote para um monte de distro com versĂŁo atualizada do Wine, vocĂŞ adiciona na source.list e atualiza pela comunidade do WineHQ.

@frc_kde
Sábias palavras!! Tudo que e novo e diferente eu gosto de testar. Já estou a um tempo sem Windows. Tirei o Windows porque estava passando raiva com ele. Apesar que todo dia tem falhas e mais falhas no sistema. E sempre a Microsoft tenta tapar o buraco com as correções. Mas o Ubuntu em si me atende perfeitamente. Exceto o Libreoffice. Que quebra arquivos do MS Excel.

Enfim, vamos aguardar a prĂłxima versĂŁo ser liberada oficialmente.

2 curtidas

NĂŁo consigo ficar 4 meses sem trocar

1 curtida

Este tĂłpico foi fechado automaticamente 3 dias depois da Ăşltima resposta. Novas respostas nĂŁo sĂŁo mais permitidas.