Ubuntu 22.04 (todos os ambientes) travam em minha máquina!

Boa noite.
Baixei algumas .ISOs das mais variadas distribuições Ubuntu e me deparei com um problema: a versão atual trava na minha humilde máquina. Não tentei derivadas, pois geralmente, a versão do Kernel é outra. Versões anteriores rodam muito bem, mas a atual trava a máquina. Acredito que possa ser o Kernel! E se for, o que faço?
Forte abraço.

Se saber a especificação de sua máquina fica complicado dar conselhos mais precisos. Aí entramos no terreno da especulação…

Já foi feito. Até porque, eu consegui iniciar a instalação, aí para.

Seleção_002

Bom, só estava esperando alguém abrir o terreno.

1 curtida

E esse 5.17 roda decente nesse lap? Pq o processador dele é bem antiguinho… mas não o suficiente pra não ser contemplado por um kernel recente. Só que deve afetar o processamento gráfico, tornando um Gnome ou Cinnamon uma má experiência. Testa com XFCE, LXQt ou o MATE mesmo que deve ficar mais fluido…

(Nota: eu usei Gnome num pouca coisa mais recente, um i3 tbm, só que 3ª geração - ficou decente com 8 GB de RAM e SSD. Com HDD o tempo de boot era longo - mas menos que no Windows, evidentemente, devido ao erro de disco 100% - e quando invadia a swap a coisa ficava lerda. Mas eu usava uns truques, como mexer na swappiness. E minha vida melhorou quando saí do Ubuntu e fui pro Manjaro. Como vc usa Fedora, pq quer ir pro *buntu 22.04, se posso perguntar?)

1 curtida

Por isso, utilizo o Mate. Eu fiquei bem animado com o Budgie, já que versões anteriores, a máquina PC, levou de boa. No caso a 21.10 rodou bem legal. Mas, vieram as atualizações no teste. Foi quando reiniciei e travou novamente. Por isso, instalei o Fedora Mate no momento.

2 curtidas

E nem o Ubuntu MATE foi? De todos os sabores da distro, é de longe a mais legal

Não. Como eu disse, só as versões até a 21.10. Pra você ter uma ideia, creio que não cheguei a testar o Lubuntu, mas de resto, todas as outras foram testadas, e sempre acontece a mesma coisa.

1 curtida

Não creio que seja o kernel. O mais provável é que ele se engasgue com os processos relacionados aos snaps, que são bastante pesados em termos de processamento. Teste o Lubuntu pra ver no que dá… se não rodar, lamento, mas a Canonical não gosta do teu PC. Já a Red Hat sim… hehehehehe

:grin:
Acredito que seja isso. Vou testar pra ver o que acontece. Tá mais fácil ficar com o Fedora mesmo! Valeu! Forte abraço.

2 curtidas

Sem querer fazer propaganda do verdinho, até pq ngm me paga pra isso, sugiro dar uma chance pro Manjaro. Menos dor de cabeça com algumas coisas que são proprietárias, o Pamac/pacman é consideravelmente mais veloz que o dnf, o Pamac gráfico, mesmo não sendo tão bonito quanto a Gnome Software, é bem eficiente, o gerenciamento de kernels é muito bom e o AUR… bom, o AUR é aquilo, trilhões de coisas, algumas lixo, outras essenciais. A spin com MATE é comunitária, mas até onde sei é funcional (é bom mencionar por causa da versão DDE, que… bom, ela é bugada até no Deepin, o que dirá em outras distros!)

1 curtida

Usei o ArchCraft. Muito bom, rápido e consegui até instalar e rodar o IRPF de boa nele. Testo muitas distros, e esta é sem dúvidas uma das que mais me agradou. Faz tempo que não testo o Manjaro, mas é uma boa dica dar uma olhada. Gostei muito da Solus, também.

2 curtidas

Boa noite.
Só retomando um pouco do tema de ontem, testei o Lubuntu e não travou, mas não vou usá-lo. Talvez não sejam os snaps, já que tudo por lá é snap, praticamente!

a solução já esta sendo desenvolvida. eu estava com o mesmo problema dai resolvi testar as atualizações de pré-lançamento e está funcionando normal agora.

1 curtida