Boa noite.
Baixei algumas .ISOs das mais variadas distribuições Ubuntu e me deparei com um problema: a versão atual trava na minha humilde máquina. Não tentei derivadas, pois geralmente, a versão do Kernel é outra. Versões anteriores rodam muito bem, mas a atual trava a máquina. Acredito que possa ser o Kernel! E se for, o que faço?
Forte abraço.
Se saber a especificação de sua máquina fica complicado dar conselhos mais precisos. Aí entramos no terreno da especulação…
Já foi feito. Até porque, eu consegui iniciar a instalação, aí para.
Bom, só estava esperando alguém abrir o terreno.
E esse 5.17 roda decente nesse lap? Pq o processador dele é bem antiguinho… mas não o suficiente pra não ser contemplado por um kernel recente. Só que deve afetar o processamento gráfico, tornando um Gnome ou Cinnamon uma má experiência. Testa com XFCE, LXQt ou o MATE mesmo que deve ficar mais fluido…
(Nota: eu usei Gnome num pouca coisa mais recente, um i3 tbm, só que 3ª geração - ficou decente com 8 GB de RAM e SSD. Com HDD o tempo de boot era longo - mas menos que no Windows, evidentemente, devido ao erro de disco 100% - e quando invadia a swap a coisa ficava lerda. Mas eu usava uns truques, como mexer na swappiness. E minha vida melhorou quando saí do Ubuntu e fui pro Manjaro. Como vc usa Fedora, pq quer ir pro *buntu 22.04, se posso perguntar?)
Por isso, utilizo o Mate. Eu fiquei bem animado com o Budgie, já que versões anteriores, a máquina PC, levou de boa. No caso a 21.10 rodou bem legal. Mas, vieram as atualizações no teste. Foi quando reiniciei e travou novamente. Por isso, instalei o Fedora Mate no momento.
E nem o Ubuntu MATE foi? De todos os sabores da distro, é de longe a mais legal
Não. Como eu disse, só as versões até a 21.10. Pra você ter uma ideia, creio que não cheguei a testar o Lubuntu, mas de resto, todas as outras foram testadas, e sempre acontece a mesma coisa.
Não creio que seja o kernel. O mais provável é que ele se engasgue com os processos relacionados aos snaps, que são bastante pesados em termos de processamento. Teste o Lubuntu pra ver no que dá… se não rodar, lamento, mas a Canonical não gosta do teu PC. Já a Red Hat sim… hehehehehe
Acredito que seja isso. Vou testar pra ver o que acontece. Tá mais fácil ficar com o Fedora mesmo! Valeu! Forte abraço.
Sem querer fazer propaganda do verdinho, até pq ngm me paga pra isso, sugiro dar uma chance pro Manjaro. Menos dor de cabeça com algumas coisas que são proprietárias, o Pamac/pacman é consideravelmente mais veloz que o dnf, o Pamac gráfico, mesmo não sendo tão bonito quanto a Gnome Software, é bem eficiente, o gerenciamento de kernels é muito bom e o AUR… bom, o AUR é aquilo, trilhões de coisas, algumas lixo, outras essenciais. A spin com MATE é comunitária, mas até onde sei é funcional (é bom mencionar por causa da versão DDE, que… bom, ela é bugada até no Deepin, o que dirá em outras distros!)
Usei o ArchCraft. Muito bom, rápido e consegui até instalar e rodar o IRPF de boa nele. Testo muitas distros, e esta é sem dúvidas uma das que mais me agradou. Faz tempo que não testo o Manjaro, mas é uma boa dica dar uma olhada. Gostei muito da Solus, também.
Boa noite.
Só retomando um pouco do tema de ontem, testei o Lubuntu e não travou, mas não vou usá-lo. Talvez não sejam os snaps, já que tudo por lá é snap, praticamente!
a solução já esta sendo desenvolvida. eu estava com o mesmo problema dai resolvi testar as atualizações de pré-lançamento e está funcionando normal agora.