Ubuntu 22.04 Meu Linux não entra na interface gráfica

Já tentei diversos comandos, inclusive o startx. E aparece isso: etc/x11/xinit/xserverrc: 3: exec: usr/bin/x: not found.

Detalhe, fiz uma atualização hoje nele que o sistema indicou!, Também alterei permissões no repositório VAR

Também tenho no pen drive o sistema de recuperação instalado. Preciso muito de ajuda, pois meus arquivos de estudo pro concurso estão lá e também tenho que estudar rsrs.

Olá @RobenesAlmeida, tudo bem contigo?

Forneça mais informações sobre o ocorrido e também detalhes sobre qualquer personalização que você tenha feito nos repositórios. Use as dicas deste artigo para ajudar na coleta de dados.

Entendo que você possa estar em um momento complexo, mas não é uma prática recomendada nesta comunidade usar títulos como “URGENTE” etc. Sugiro dar uma conferida em nosso FAQ para tirar quaisquer dúvidas.

:vulcan_salute:

Feito mestre…

Exatamente o que foi alterado?

Até o momento, segundo as informações que você compartilhou, nenhuma informação foi perdida. Então, recomendo fortemente que você primeiro use um live pendrive para fazer um backup de qualquer informação importante antes de tentar qualquer coisa.

Tentar recuperar um sistema com tão pouca informação é bem complicado, mas, para tentar “desquebrar” o sistema você pode tentar instalar manualmente o pacote “ubuntu-desktop”. Em tese, ele deve puxar todas as dependências necessárias.

sudo apt install ubuntu-desktop

Fique atento as mensagens que aparecerem quando tentar instalar o pacote - principalmente - se você tem algum PPA ou instalou pacotes externos manualmente (WhatsApp, Discord, Teams, etc).

Mestre… Lembro de fazer alteração nas permissões de usuário,eu troquei pra algum usuário, acho que foi root ou troquei pro usuário com o nome robenes, que seria meu usuário mesmo. Também coloquei alteração no modo leitura, pra outro que esqueci o nome. Var/cache/apt/archives…foi alguma dessas pastas que fiz alterações de permissão além do próprio VAR

Mas também tem alguma chance do sistema ter sido quebrado pela própria atualização?

Sempre é possível. Mas, em sistemas LTS isso é bem raro.