Ubuntu 21.04, tudo o que sabemos até agora

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/noticias/ubuntu-21-04-o-que-sabemos.html

Ele é um dos sistemas operacionais Linux mais populares do mundo e sua próxima versão em desenvolvimento logo será lançada, reunimos todas as informações sobre o futuro lançamento do Ubuntu 21.04.

9 curtidas

Não vou falar de cada ponto da postagem, mas ver que o Ubuntu não vai ter o GNOME 40 logo de cara é uma precaução digna de elogio. Mas quando sair uma versão com o GNOME 40, irei dar uma testada!

De resto, há coisas interessantes e relevantes para quem quer pelo menos ter uma boa leitura, ótimo tema!

1 curtida

Ouvi falar que vai vir com novo instalador e Wayland por padrão.

Sobre a /home: Caso eu utilize dois ou mais usuários em uma home, só poderei acessar a pasta de outro usuário como root? Ou terá de colocar a senha do usuário em específico? :thinking:

A nova versão do Ubuntu virá com permissões que impedem o acesso dos arquivos de um usuário por outro usuário.

Você pode mudar isso setando manualmente as permissões como root.

1 curtida

O novo instalador vem somente na 21.10 ao que parece.

Estou curioso pra ver como seria a integração com o AD. Ela já estava disponível no 20.10 mas não cheguei a testar à fundo. Tenho interesse nisso pois tenho diversas estações de trabalho Ubuntu aqui onde trabalho e elas autenticam hoje com sssd-ldap (as mais antigas ainda com nss-ldapd)