Ubuntu 21.04 ao invés de suspender quando eu abaixo a tampa ele encerra sessão e as vezes nem inicia

Eu estou usando o ubuntu 21.04 com um i5 de 9 gen e uma nvidia 1050. Mas quando eu abaixo a tampa do notebook ao invés de suspender a sessão atual ele encerra a sessão ou simplesmente fica com a tela preta, como se ele não conseguisse retornar para o ponto que estava. Estou usando os drives 460 da nvida com o ambiente wayland que vem por padrão no 21.04 (mas também acontece com o xorg).

1 Curtida

Em primeiro plano: o Wayland ainda nem roda nas GPU’s Nvidia com o driver proprietário.
Em segundo plano: nas configurações de energia, procure pela opção de “escolher o que fazer ao abaixar a tampa”, ou algo assim.

1 Curtida

Aparentemente essa configuração não aparece por aqui

1 Curtida

Comece trocando o driver para o opensource ou use xorg.

1 Curtida

O mesmo problema estava acontecendo com xorg. Outro ponto: se eu utilizar os drivers open source a placa da nvidia vai funcionar?

1 Curtida

Sim afinal antes de vc instalar o proprietário o sistema usa o open.

1 Curtida

Só tem que ter em mente que não dá de usar cuda ou jogar. O Nouveau é só para dar vídeo e olhe lá.

1 Curtida

Se for só para um uso normal, recomendo fazer o switch para os gráficos integrados (caso tenha), com: sudo prime-select intel
e sair da seção atual

1 Curtida

Agora eu estou utilizando o placa de vídeo integrada, mas mesmo assim a suspensão não funciona

1 Curtida

Na pior das hipóteses, dá uma chance para o Pop!_OS, pois ele lida melhor com switch de placas hibridas e é baseado no Ubuntu. E de preferência a versões LTS, pois elas são bem mais estáveis. As non LTS são mais de teste do que para usar no dia a dia, ainda mais para usuário “leigo”.

1 Curtida

Mas antes de testar usando somente a integrada vc removeu os drivers da nvidia? se não, remova e teste.

1 Curtida

Muito legal essas configurações aí. Foi você que instalou alguma extensão ou já é nativo?

Tudo nativo do 21.04

Alterei o driver nvidia do 460 para 465, e aparentemente o problema está resolvido