Ubuntu 20.10 irá adicionar suporte ao Active Directory na instalação

Como muitos devem saber, a Canonical tem uma integração muito boa com o Active Directory (AD) da Microsoft, tanto que eles têm um “paper” explicando como fazer essa integração. Você pode baixá-lo aqui (basta fazer um cadastro simples com um e-mail valido para receber o paper por ele).

A novidade que virá no Ubuntu 20.10 (se tudo der certo, será lançado no mês de outubro de 2020) é a possibilidade de já ingressar em um domínio na instalação do sistema, funcionalidade muito útil para quem administra uma rede por exemplo. A função foi adicionada mesmo depois do “congelamento” de recursos e foi aberta uma exceção para ela.

A instalação do sistema é a mesma, nisso não muda nada, o que muda é quando você for criar o seu usuário no sistema. Ali vai ter um check-box para ser indicado se você quer ingressar em um domínio ou não.

Captura de tela de 2020-09-09 16-42-59

Se a escolha for para não ingressar no AD, a instalação segue normalmente, mas se a escolha for de ingressar (como na imagem acima) outra tela será mostrada para ser colocado as informações do domínio que queremos entrar.

Captura de tela de 2020-09-09 16-46-30

Se por algum motivo não for possível ingressar no domínio, uma mensagem será apresentada, bastando clicar no OK e prosseguir a instalação, para depois de concluída assim fazer a configuração no domínio manualmente.

Captura de tela de 2020-09-09 16-47-55

A aprovação da integração do Active Directory no Ubuntu 20.10 aconteceu nos 45 do segundo tempo, vamos assim dizer. Que você pode conferir aqui e aqui. Tem também um Doc mostrando mais detalhes sobre.

Ansioso para testar essa funcionalidade, parece bem promissora.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

1 Curtida