Ubuntu 20.04 resolução em QHD - Engasgos na gravação

Oi pessoal, tudo bem com todos?
Gostaria de saber se mais alguém tem esse problema ou se passou por esse problema antes.

CONFIGURAÇÕES/PEÇAS

  • Meu monitor é da Dell e a resolução nativa dele é 2K (QHD 2560 x 1440 a 60 Hz);
  • Minha placa de vídeo é a GTX 970 (uso ela a mais de 5 anos);
  • O processador é um i7 4770k.
  • Sistema operacional que estou usando: Windows 10 Pro 1909 e Ubuntu 20.4

O PROBLEMA
Ao usar o Ubuntu coma resolução nativa do meu monitor (QHD), ele roda tranquilamente, sem nenhum engasgo. Porém, ao abrir o OBS para gravar a tela (OBS configurado para gravar em QHD), o sistema começa a ter alguns ‘engasgos’. Olhando as estaticistas do OBS, lá mostra que o FPS cai para 14~25 apenas navegando na internet.Também mostra que o tempo de renderização aumenta para 18ms, sendo que o normal é 0.1~0.3. (Vou postar a foto mais tarde logo abaixo).


Na foto o tempo de render está com 14.5ms, porém ao navegar na internet apenas ele aumenta para 18~20 e o FPS cai para 14~25. Na foto, usei as configurações de QHD.

Alterando a resolução do monitor para 1080p e as configurações do OBS também, resolve esse problema de ‘engasgos na gravação’.

Eu testei várias formas de configurar o OBS e nada resolveu. Os drivers já está instalados corretamente e estou usando o NVENC como encoder. Creio que o problema não seja das peças em si, pois no Windows eu consigo gravar em QHD no OBS (configurações altas inclusive) jogando!

Alguém tem alguma ideia do que possa ser? Eu testei em outras distros e o resultado é o mesmo… :frowning:

Abraços (virtual hahahaha) a todos!

Hey! Bem vindo ao fórum!

Eu não uso o OBS, então não tenho como te ajudar muito, mas isso talvez possa:

Oi Bruno, tudo bem? Muito obrigado pela boas-vindas!
Você me deu uma boa ideia… Testar o servidor gráfico… Não havia pensado nessa possibilidade.

Fazendo um teste rápido agora pouco, percebi que, se eu desabilitar o segundo monitor (sim, são dois monitores em QHD), o OBS não tem nenhuma perca de desempenho! Quer seja de FPS ou tempo de render. Isso me deixou mais confuso ainda kkkkk.
Não entendo pq em QHD tem essas percas de desempenho quando o OBS está aberto… :frowning: