Ubuntu 20.04 com NVIDIA Geforce GTX 1650 não apresenta saída de áudio HDMI

Em tese, os dois que eu destaquei seriam opções mais recomendadas para o uso em desktops comuns. Realmente não sei dizer se o pacote “server” tem alguma característica diferente.

Qual é o fabricante da sua GPU? Podemos checar se eles não mexeram no projeto também.

:vulcan_salute:

Compreendi. Vou tentar essas opções então e relato aqui se funcionaram.

Novamente, muito obrigado Edson.

1 curtida

Também achei muito estranho utilizar esse pacote de driver em específico, já que não é o padrão. Sugiro sempre instalar o padrão com o sudo ubuntu-drivers autoinstall.

Boa sorte! Se der algum problema com a resolução, poste também para ver se chegamos a uma solução.

Olá @anon99219498 ! Seguindo a orientação do @eddiecsilva eu testei ambos drivers que ele sugeriu acima. No 450, nenhuma saída de áudio funcionou. No 460 aparecem 4 saídas de áudio, sendo que o fone de ouvido (painel frontal) e HDMI funcionam. Já as outras duas (com nomes de saída digital e saída de linhas, respectivamente) não funcionaram, eu imagino que uma delas seria para o conector de áudio da placa-mãe. Mas nenhum dos dois enviou som algum para minhas caixas.

Resultado do comando $ sudo ubuntu-drivers autoinstall
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

Há algo mais a ser feito relacionado aos drivers NVIDIA?

Executei o $ lspci | grep Audio
08:00.1 Audio device: NVIDIA Corporation TU106 High Definition Audio Controller (rev a1)
0a:00.4 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Starship/Matisse HD Audio Controller

$ lspci -k
0a:00.4 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD] Starship/Matisse HD Audio Controller
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Starship/Matisse HD Audio Controller
Kernel driver in use: snd_hda_intel
Kernel modules: snd_hda_intel

08:00.1 Audio device: NVIDIA Corporation TU106 High Definition Audio Controller (rev a1)
Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. TU106 High Definition Audio Controller
Kernel driver in use: snd_hda_intel
Kernel modules: snd_hda_intel

Muito obrigado,

Allexandre.

Sabe o que eu acho que está ocorrendo? O Ubuntu está confuso por que existem muitas coisas conectadas com relação a devices de audio. Desliga o pc e coloca somente o que você quer usar e reinicia. Pode levar mais de uma reiniciada. Desculpe não poder ajudar tu a mantet todas as saidas de audio.

@anon99219498 testei isso. Ou funciona o fone de ouvido do painel frontal ou a saída de linha (caixas de s0m <-> placa-mãe). Se ambos estiverem conectados, só funciona o fone de ouvido. Reiniciei 3 vezes e a saída HDMI não sumiu em nenhuma delas. Acho que está resolvido, não da forma que eu gostaria (manter tudo conectado), mas boa o suficiente porque nunca vou usar os fone e as caixas de som simultaneamente. Agradeço a você a ao @eddiecsilva . Vou reiniciar mais algumas vezes e ir usando, se der algum problema, retorno aqui.

Valeu!

Usando agora o Ubuntu, a saída HDMI simplesmente sumiu.

Estou um pouco confuso. Então não deu certo ou falhou com sucesso? Pena não poder ajudar. Isso rolou várias vezes comigo por aqui, em tudo que é distro. Se tiver um soundcard externo, dava pra tentar desabilitar na BIOS o audio integrado da placa. Quem sabe isso ajudasse? Mas vai com calma, não posso garantir se seria uma boa.

a principio tinha dado certo quando eu removia o plug do fone do painel frontal o som passava a sair pelas caixas de som conectadas à placa mãe. O áudio HDMI tinha aprecido após 3 vezes que reiniciei, mas enquanto eu estava usando ele sumiu. Eu reiniciei uma 4a vez e ele apareceu novamente. Eu também estou bem confuso com essas idas e vindas do som. Antes de trocar o driver da NVIDIA eu podia estar com o fone no painel frontal e caixa de som na placa mãe que funcionavam normalmente, sem precisar desconectar

Cara, é muito estranho. Não faço ideia do por que desse comportamento. Só sei que lá em casa funciona normalmente o audio USB, e talvez até o Hdmi. É que eu não uso muito esse último por que o som fica meio morto. Trocar de cabo HDMI não ajuda em nada?

Eu tenho observado no Pop!_OS 20.10 que algumas vezes os dispositivos de áudio ficam meio descontrolados mesmo, acredito ser algo relacionado do GNOME. Além dos conectores da placa eu também uso uma placa de som USB e com alguma frequência o nome do dispositivo do fone de ouvida muda e preciso selecionar ele novamente no painel de controle.

Para facilitar minha vida @allexandre eu passei a usar uma extensão chamada “Sound Input & Output Device Chooser” veja se ela te ajuda.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Isso! Tinha esquecido dessa extensão!

1 curtida

Olá Eddie! Como eu instalo ela?

procura aqui
https://extensions.gnome.org/

O link direto é esse aqui: https://extensions.gnome.org/extension/906/sound-output-device-chooser/
Basicamente é só clicar no link e confirmar a instalação.

:vulcan_salute:

1 curtida

Eu instalei o gnome-shell e a extensão, mas continuo sem mostrar a saída de áudio HDMI, conforme a imagem abaixo

image

Eu vi que no Windows 10, o áudio HDMI está relacionado à placa de vídeo, eu atualizei o driver ontem. Tem como eu saber se esse áudio está devidamente instalado/atualizado no Ubuntu?

1 curtida

No Ubuntu o driver proprietário da Nvidia, que você pode escolher no app Drivers é a melhor opção para se usar.

Pergunta importante, o cabo HDMI está ligado na 1650 e não na placa-mãe, certo? Já vi em fóruns por aí o pessoal sofrendo por causa disso.

É importante entender que no Windows muita coisa relacionada a drivers se comporta de forma totalmente diferente que no Linux, então, a única comparação válida é que “o hardware não está quebrado se funciona no Windows”, o que não quer dizer que irá funcionar da mesma forma em outro sistema operacional.

:vulcan_salute:

Aqui no Pop!_OS 20.10 a saída HDMI aparece normalmente na extensão para mim.

:vulcan_salute:

Pessoal,

Como eu precisei reinstalar o Ubuntu em um novo SSD (Ubuntu Linux clonado para SSD M.2 2280 não realiza boot rapidamente - #17 by eddiecsilva), aparentemente resolveu também o problema do HDMI.

Quero agradecer a todos que se disponibilizaram para resolver a questão e solicitarei o fechamento da dúvida.

Até mais,

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.