Eu não sabia disso, não entendo muito sobre, obrigado por ajudar! Como faço para remove-lo?
Tente este comando:
sudo add-apt-repository -r https://proget.makedeb.org/dists/prebuilt-mpr/InRelease
Depois, novamente, um apt update e full-upgrade.
Digitei esse comando, mas aparentemente ainda continua no repisitório, quando eu digitei o comando: sudo apt update && sudo apt full-upgrade
, apareceu isso em uma parte:
N: Skipping acquire of configured file ‘focal/binary-i386/Packages’ as repository ‘https://proget.makedeb.org prebuilt-mpr InRelease’ doesn’t support architecture ‘i386’
No aplicativo de atualizações do Ubuntu, veja se a fonte externa aparece na lista, marque-a e clique em “remover”:
Qual seria o jogo em questão?
Você até pode usar repositórios externos, mas isso deve ser feito com cuidado. Geralmente usamos os repositórios que contêm apenas o necessário para instalar o programa que desejamos (exemplo: existe o repositório do Google Chrome, que só serve para instalar e atualizar o Google Chrome). Repositórios que contêm muitos pacotes aumentam muito as chances de seu sistema quebrar. Também é preciso saber se o repositório que você quer adicionar é confiável.
De toda forma é bom evitar ao máximo usar repositórios externos.
O que você quer jogar? Existem programas como o Lutris, o Bottles e a Heroic Games Launcher que podem te ajudar.
No meu não apareceu.
O launcher em questão é o PrismLauncher, um launcher de Minecraft.
Link: Prism Launcher - Download Prism Launcher for Linux
Muito obrigado pela indicação, o repositório em questão que eu tinha adicionado era do PrismLauncher. Link: Prism Launcher - Download Prism Launcher for Linux.
Não estou me preocupando muito em jogar, quero apenas atualizar meu kernel mesmo, que estou tendo dificuldades para fazer isso. Atualizei para o Ubuntu 22.04 e o kernel não atualizou junto com ele.
Veja se há algo relacionado ao makedeb no diretório /etc/apt/sources.list.d. Você pode fazer isso no terminal dando os seguintes comandos:
cd /etc/apt/sources.list.d
ls
Acho que já ouvi falar nesse Prism Launcher. É comum repositórios externos darem problema após atualizações de versão do Ubuntu, mas é só uma questão de readicionar o repositório. Instalá-lo pelo Flathub ou usar o AppImage também é uma boa ideia.
Esse launcher está disponível em formato Flatpak. Essa seria a maneira mais correta de instalar. No caso, o launcher não apareceu na loja do Ubuntu (Snap Store) porque há apenas suporte aos formatos Snap e .deb.
Você pode instalar o suporte a Flatpak no Ubuntu para instalar aplicativos por meio do terminal. Pode também instalar a loja GNOME Software para ter uma interface gráfica para tal (apesar de que, nesse caso, você ficaria com duas lojas de aplicativos, a Snap Store e a GNOME Software): Flatpakâthe future of application distribution
A incompatibilidade com pacotes Flatpak é uma das limitações da loja de aplicativos do Ubuntu. Distros que não usam a Snap Store não têm esse problema.
Segue a saida do comando: ls /etc/apt/sources.list.d
prebuilt-mpr.list prebuilt-mpr.list.distUpgrade
Vou fazer isso mesmo depois, obrigado!
Boa tarde! Alguém pode me ajudar? Fiz uma atualização ontem, do Ubuntu 20.04.6 LTS para o Ubuntu 22.04.2 LTS. Porém há um problema, quando eu atualizei, o kernel não atualizou junto, ainda continua na versão 5.15, segue a saida do comando: uname -rs
Linux 5.15.0-73-generic
Como faço para atualizar o kernel, sem nenhum problema?
Mas chegou a reiniciara máquina para entrar em vigor ?
Eu aqui nem atualizo minha distro ( Body Linux ) ou aplicativos já para evitar possíveis problemas e é por isso que tem funcionado bem a anos.
Temos alguns conteúdos sobre isso no canal Diolinux:
Mas francamente, a menos que você precise de um kernel novo, melhor deixar a distro gerenciar ele para você. O Kernel mais recente nos repositórios do Ubuntu acredito que seja a 5.19 ou 6.1 quando muito.
Sim, eu reiniciei o meu computador, essa atualização eu fiz ontem. E ainda assim não atualizou o kernel.
Vou assistir os videos mencionados, muito obrigado! Estou precisando atualizar o kernel, pois estou enfrentando um problema ao desligar o meu computador, ele não desliga completamente, desliga o monitor, porém a luz do monitor ainda fica ligada e em nenhum momento a luz é desligada.
Não sei para qual versão atualizar, tenho medo de atualizar e dar algum problema com meu computador, tipo não ligar mais e etc.
Ok, vou tentar fazer isso depois, minha preocupação agora ta sendo resolver o problema desse tópico e para isso preciso atualizar o kernel, mas muito obrigado pela ajuda!
Sabe como faço para atualizar o kernel sem nenhum problema? Estou com medo de atualizar para alguma versão e acontecer algo errado, como por exemplo: meu computador não ligar mais. Sou muito iniciante no mundo do Linux, então não entendo muito. Não sei para qual versão do kernel devo atualizar para resolver esse problema e alguma versão que seja compativel com Ubuntu 22.04.2 LTS.
Aproveitando para agradecer você que recomendou eu atualizar o Ubuntu para versão 22.04, eu atualizei para o Ubuntu 22.04 e estou sentindo ele mais leve que o Ubuntu 20.04, estou sentindo os programas mais leves, sem travar muito em comparação ao Ubuntu 20.04. Muito obrigado!
Assim que resolvermos o problema da fonte externa de aplicativos, removendo-a, os comandos sudo apt update e sudo apt upgrade funcionarão. Dessa forma, o sistema deve puxar o kernel atual do Ubuntu 22.04.2 LTS (versão 5.19) automaticamente. O ideal é que você deixe o próprio sistema gerenciar o kernel. Não é interessante manipulá-lo manualmente, ainda mais considerando que você é novato.
Realizei a união dos tópicos por estarem diretamente conectados. Assim os demais colegas podem compreender a questão desde o início.
É por isso que seu sistema tem sido uma “esponja” há anos. Não atualizar o sistema, ignorando até mesmo atualizações de rotina para uma mesma versão estável, é o pior conselho que poderia ser dado em termos de segurança do sistema operacional… Fora o fato de poder ter a usabilidade prejudicada por pacotes obsoletos, onde correções de bugs, no cenário de uma distribuição estável, estarão deixando de ser aplicadas.
Então como faço para resolver esse problema da fonte externa? Quando executo o comando: sudo apt update
, no final ainda está mostrando isso:
N: Skipping acquire of configured file ‘focal/binary-i386/Packages’ as repository ‘https://proget.makedeb.org prebuilt-mpr InRelease’ doesn’t support architecture ‘i386’