Ubuntu 20.04 com GNOME não desliga totalmente

Eu não sabia disso, não entendo muito sobre, obrigado por ajudar! Como faço para remove-lo?

Tente este comando:
sudo add-apt-repository -r https://proget.makedeb.org/dists/prebuilt-mpr/InRelease

Depois, novamente, um apt update e full-upgrade.

1 curtida

Digitei esse comando, mas aparentemente ainda continua no repisitório, quando eu digitei o comando: sudo apt update && sudo apt full-upgrade, apareceu isso em uma parte:

N: Skipping acquire of configured file ‘focal/binary-i386/Packages’ as repository ‘https://proget.makedeb.org prebuilt-mpr InRelease’ doesn’t support architecture ‘i386’

No aplicativo de atualizações do Ubuntu, veja se a fonte externa aparece na lista, marque-a e clique em “remover”:

Qual seria o jogo em questão?

2 curtidas

Você até pode usar repositórios externos, mas isso deve ser feito com cuidado. Geralmente usamos os repositórios que contêm apenas o necessário para instalar o programa que desejamos (exemplo: existe o repositório do Google Chrome, que só serve para instalar e atualizar o Google Chrome). Repositórios que contêm muitos pacotes aumentam muito as chances de seu sistema quebrar. Também é preciso saber se o repositório que você quer adicionar é confiável.
De toda forma é bom evitar ao máximo usar repositórios externos.
O que você quer jogar? Existem programas como o Lutris, o Bottles e a Heroic Games Launcher que podem te ajudar.

1 curtida

No meu não apareceu.

O launcher em questão é o PrismLauncher, um launcher de Minecraft.
Link: Prism Launcher - Download Prism Launcher for Linux

Muito obrigado pela indicação, o repositório em questão que eu tinha adicionado era do PrismLauncher. Link: Prism Launcher - Download Prism Launcher for Linux.

Não estou me preocupando muito em jogar, quero apenas atualizar meu kernel mesmo, que estou tendo dificuldades para fazer isso. Atualizei para o Ubuntu 22.04 e o kernel não atualizou junto com ele.

Veja se há algo relacionado ao makedeb no diretório /etc/apt/sources.list.d. Você pode fazer isso no terminal dando os seguintes comandos:

1. cd /etc/apt/sources.list.d
  2. ls
2 curtidas

Acho que já ouvi falar nesse Prism Launcher. É comum repositórios externos darem problema após atualizações de versão do Ubuntu, mas é só uma questão de readicionar o repositório. Instalá-lo pelo Flathub ou usar o AppImage também é uma boa ideia.

2 curtidas

Esse launcher está disponível em formato Flatpak. Essa seria a maneira mais correta de instalar. No caso, o launcher não apareceu na loja do Ubuntu (Snap Store) porque há apenas suporte aos formatos Snap e .deb.

Você pode instalar o suporte a Flatpak no Ubuntu para instalar aplicativos por meio do terminal. Pode também instalar a loja GNOME Software para ter uma interface gráfica para tal (apesar de que, nesse caso, você ficaria com duas lojas de aplicativos, a Snap Store e a GNOME Software): Flatpak—the future of application distribution

A incompatibilidade com pacotes Flatpak é uma das limitações da loja de aplicativos do Ubuntu. Distros que não usam a Snap Store não têm esse problema.

2 curtidas

Segue a saida do comando: ls /etc/apt/sources.list.d

prebuilt-mpr.list prebuilt-mpr.list.distUpgrade

Vou fazer isso mesmo depois, obrigado!

Boa tarde! Alguém pode me ajudar? Fiz uma atualização ontem, do Ubuntu 20.04.6 LTS para o Ubuntu 22.04.2 LTS. Porém há um problema, quando eu atualizei, o kernel não atualizou junto, ainda continua na versão 5.15, segue a saida do comando: uname -rs

Linux 5.15.0-73-generic

Como faço para atualizar o kernel, sem nenhum problema?

1 curtida

Mas chegou a reiniciara máquina para entrar em vigor ?

Eu aqui nem atualizo minha distro ( Body Linux ) ou aplicativos já para evitar possíveis problemas e é por isso que tem funcionado bem a anos.

1 curtida

Temos alguns conteúdos sobre isso no canal Diolinux:

Mas francamente, a menos que você precise de um kernel novo, melhor deixar a distro gerenciar ele para você. O Kernel mais recente nos repositórios do Ubuntu acredito que seja a 5.19 ou 6.1 quando muito.

2 curtidas

Sim, eu reiniciei o meu computador, essa atualização eu fiz ontem. E ainda assim não atualizou o kernel.

Vou assistir os videos mencionados, muito obrigado! Estou precisando atualizar o kernel, pois estou enfrentando um problema ao desligar o meu computador, ele não desliga completamente, desliga o monitor, porém a luz do monitor ainda fica ligada e em nenhum momento a luz é desligada.

Não sei para qual versão atualizar, tenho medo de atualizar e dar algum problema com meu computador, tipo não ligar mais e etc.

Ok, vou tentar fazer isso depois, minha preocupação agora ta sendo resolver o problema desse tópico e para isso preciso atualizar o kernel, mas muito obrigado pela ajuda!

Sabe como faço para atualizar o kernel sem nenhum problema? Estou com medo de atualizar para alguma versão e acontecer algo errado, como por exemplo: meu computador não ligar mais. Sou muito iniciante no mundo do Linux, então não entendo muito. Não sei para qual versão do kernel devo atualizar para resolver esse problema e alguma versão que seja compativel com Ubuntu 22.04.2 LTS.

Aproveitando para agradecer você que recomendou eu atualizar o Ubuntu para versão 22.04, eu atualizei para o Ubuntu 22.04 e estou sentindo ele mais leve que o Ubuntu 20.04, estou sentindo os programas mais leves, sem travar muito em comparação ao Ubuntu 20.04. Muito obrigado!

1 curtida

Assim que resolvermos o problema da fonte externa de aplicativos, removendo-a, os comandos sudo apt update e sudo apt upgrade funcionarão. Dessa forma, o sistema deve puxar o kernel atual do Ubuntu 22.04.2 LTS (versão 5.19) automaticamente. O ideal é que você deixe o próprio sistema gerenciar o kernel. Não é interessante manipulá-lo manualmente, ainda mais considerando que você é novato. :slight_smile:

Realizei a união dos tópicos por estarem diretamente conectados. Assim os demais colegas podem compreender a questão desde o início. :wink:

É por isso que seu sistema tem sido uma “esponja” há anos. Não atualizar o sistema, ignorando até mesmo atualizações de rotina para uma mesma versão estável, é o pior conselho que poderia ser dado em termos de segurança do sistema operacional… Fora o fato de poder ter a usabilidade prejudicada por pacotes obsoletos, onde correções de bugs, no cenário de uma distribuição estável, estarão deixando de ser aplicadas.

4 curtidas

Então como faço para resolver esse problema da fonte externa? Quando executo o comando: sudo apt update, no final ainda está mostrando isso:

N: Skipping acquire of configured file ‘focal/binary-i386/Packages’ as repository ‘https://proget.makedeb.org prebuilt-mpr InRelease’ doesn’t support architecture ‘i386’