Ubuntu 20.04 com GNOME - Comportamento estranho ao ligar/desligar

Olá, guys.

Recentemente, eu migrei do Windows para o Linux, estou utilizando a distribuição Ubuntu 20.04.6 LTS com GNOME. Após eu fazer essa migração, comecei a notar alguns comportamentos estranhos ao ligar/desligar o computador.

Ontem, eu fui ligar o meu computador e demorou para ligar, um pouco mais que o normal. Após eu efetuar o login, o certo seria depois de alguns segundos aparecer a área de trabalho, assim como nas outras vezes, mas dessa vez, não aconteceu isso, começou a ficar uma tela preta e depois de alguns segundos, ficou uma tela “roxa” e ficou alterando entre a tela preta/“roxa”, ficou piscando, porém com delay de alguns segundos. Ficou por alguns minutos desse jeito. Até que, eu cliquei no botão de power do monitor e depois de alguns segundos carregou a área de trabalho, mas não sei se foi realmente por que apertei o botão de power ou se realmente eu precisava esperar esse tempo todo pra ligar, que aparentemente é muito estranho.

Esse é o primeiro “problema”, agora o segundo é na parte de desligar.

Quando eu desligo meu computador, seja pelo botão de power ou não, ele só desliga a tela do monitor, e demora um pouco para desligar a tela do monitor, após desligar a tela do monitor, a luz do monitor ainda fica ligada e somente a tela do monitor fica apagada, sempre que ocorre isso, eu preciso forçar o desligamento do pc tirando o mesmo da tomada, por que se eu não fizer isso, eu não vou conseguir ligar o mesmo novamente, fica meio que “congelado”, eu aperto para ligar e não liga, só liga se eu forçar o desligamento pela tomada. Não quero ficar forçando o desligamento desse jeito, alguém sabe alguma solução para esses meus problemas?

Desde já, muito obrigado pela atenção de todos!

Olá!

Mande mais informações, por favor.
Execute o comando: inxi -F --filter

Além disso, fez alguma modificação no Grub?
Quanto tempo de instalação?

Executei o comando que você solicitou, segue a saida do comando:

Output
System:
  Kernel: 5.15.0-73-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Gnome 3.36.9 
  Distro: Ubuntu 20.04.6 LTS (Focal Fossa) 
Machine:
  Type: Desktop System: Positivo Informatica SA product: DH8BT11TV v: 1.02.U 
  serial: <filter> 
  Mobo: Positivo Informatica SA model: DH8BT11TV serial: <filter> 
  UEFI: American Megatrends v: 1.02.U date: 05/12/2015 
CPU:
  Topology: Dual Core model: Intel Celeron N2808 bits: 64 type: MCP 
  L2 cache: 1024 KiB 
  Speed: 2250 MHz min/max: 500/2249 MHz Core speeds (MHz): 1: 2250 2: 2250 
Graphics:
  Device-1: Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Graphics & Display 
  driver: i915 v: kernel 
  Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: i915 resolution: 1366x768~60Hz 
  OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel HD Graphics (BYT) v: 4.2 Mesa 21.2.6 
Audio:
  Device-1: Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series High Definition Audio 
  driver: snd_hda_intel 
  Sound Server: ALSA v: k5.15.0-73-generic 
Network:
  Device-1: Realtek RTL8188EE Wireless Network Adapter driver: rtl8188ee 
  IF: wlp1s0 state: up mac: <filter> 
  Device-2: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet 
  driver: r8169 
  IF: enp2s0f1 state: down mac: <filter> 
Drives:
  Local Storage: total: 465.76 GiB used: 14.04 GiB (3.0%) 
  ID-1: /dev/sda vendor: Western Digital model: WD5000LPVX-00V0TT0 
  size: 465.76 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 456.89 GiB used: 14.04 GiB (3.1%) fs: ext4 dev: /dev/sda2 
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 57.0 C mobo: N/A 
  Fan Speeds (RPM): N/A 
Info:
  Processes: 209 Uptime: 5h 48m Memory: 3.72 GiB used: 2.06 GiB (55.2%) 
  Shell: bash inxi: 3.0.38

Respondendo sua dúvida referente ao GRUB, acho que eu não fiz nenhuma alteração, eu sou muito iniciante no mundo do Linux, então não entendo muito sobre. Eu apenas formatei o computador, usando um pendrive bootável, depois não modifiquei mais nada. Só troquei a posição do pendrive na BIOS, para inicializar com pendrive e efetuar a instalação do Linux, o pendrive estava em terceiro e o Windows estava em primeiro lugar, ai troquei a posição deles, deixei o pendrive em primeiro e o Windows foi pra terceiro lugar. Depois de ter instalado o Linux, não modifiquei mais nada na BIOS.

Eu instalei o Ubuntu antes de ontem. Tem uns 3 dias praticamente. Instalei o Ubuntu como sistema operacional fixo, não fiz dualboot, estou apenas usando o Ubuntu mesmo agora.

Entendido. Vc instalou por cima do Windows mesmo, né?

Bom, a configuração é bem modesta. A inicialização demorar é até ok. No Windows como era o tempo de inicialização?

Sobre o desligamento:

Não entendi essa parte: “ele só desliga a tela do monitor, e demora um pouco para desligar a tela do monitor, após desligar a tela do monitor, a luz do monitor ainda fica ligada e somente a tela do monitor fica apagada”.
Consegue explicar melhor? Entendi que quando vc desliga, a luz fica acessa um tempo antes da tela apagar.
É isso?
Se for isso, tente apetar ESC e ver se aparece algo.

No meu sistema é “normal” após modificações grandes de sistema demorar a desligar e ficar dando algumas mensagens. Mas não sei se é o caso…

Sim, instalei por cima do Windows. Agora estou utilizando o Ubuntu como sistema operacional principal.

No Windows demorava um pouco também, porém eu achei estranhei pelo fato de ficar a tela toda preta depois da tela de login, ficou variando entre a tela preta/roxa, “piscando” com delay. Isso é normal? Hoje por exemplo, eu liguei e não aconteceu isso.

Na verdade, quando eu desligo o computador, ele só ta desligando o monitor mesmo, mas a luz do monitor continua ligada ainda, em nenhum momento ela desliga, esperei por mais de 1 hora pra ver se ela ia desligar e ela não desligou, tive que forçar o desligamento pela tomada.

OBS: Meu computador é um all-in-one, então a única maneira de ligar/desligar o mesmo é pelo botão de power do monitor, eu tô precisando por exemplo sempre desligar pela tomada, para conseguir ligá-lo novamente depois, pois quando eu desligo, ele não está desligando corretamente. Quando eu usava Windows, nunca tinha ocorrido isso.

Quando eu desligo, aparece algumas “mensagens”, mas é muito rápido e não dá tempo para ler. Depois a tela do monitor “desliga”, só a luz que ainda continua ligada. Ou seja, não está desligando o computador completamente.

Olha, estou em dúvida. Já trampei numa empresa, e lá tinha o 18.04. As vezes rolava isso pq roxo era a cor do Ubuntu na época.
Se for algo de sistema, pq ta iniciando é até ok.
Vc pode tentar pressionar ESC quando aparecer essa tela e ver no que dá.

Ah sim, entendido!
Cara, mando o modelo do All-in-one por favor. Vou ver se falta algum driver as vezes.

Se eu puder dar uma dica, é: aproveite que o sistema é novo, e instale o Ubuntu 22.04. Por ser mais novo, pode ter correção pra esses problemas. Mas vc pelo menos garante pacotes mais atualizados e em dia.
Vou tentar descobrir se isso é algum driver específico que está faltando.

Primeira vez que estou utilizando o Ubuntu, achei estranho quando vi desse jeito, acredito que o problema mesmo é na parte de desligar. Quando eu iniciar, se acontecer o mesmo, vou testar apertando o ESC, pode deixar.

Segue o modelo abaixo:

System Information
	Manufacturer: Positivo Informatica SA
	Product Name: DH8BT11TV
	Version: 1.02.U

Será que essa versão vai funcionar bem para mim? Na hora de escolher, fiquei na dúvida de qual versão escolher, ai acabei optando por escolher a versão 20.04. Considerando que meu computador não tem configurações boas, eu quero um que rode bem, sem travar muito, que não seja tão pesado.

Valeu, vou pesquisar!

Cara, provavelmente deve engasgar algum recurso gráfico. Já cogitou usar o Linux Mint? Ele é leve, tem as vantagens do Ubuntu por ser baseado neste e costuma ser muito bom em computadores menos potentes.
Eu uso num laptop Dell muuuito lento aqui e costuma atender bem.
Site deles: https://linuxmint.com/

A interface Cinnamon é parecida com a do Windows, então pra quem ta migrando ajuda tb

Eu já dei uma olhada anteriormente no Linux Mint, dei uma olhada em outras flavors também, como por exemplo: Lubuntu e Xubuntu. Mas eu quero muito iniciar pelo Ubuntu 20.04, quero muito resolver esses problemas que estou enfrentando, pois acaba sendo chato, ter que ficar desligando o computador na tomada, isso provavelmente vai danificá-lo e eu não quero isso. Mas muito obrigado pela indicação!

Alguém tem alguma solução?

Tranquilo!

Não sei se já resolveu, mas tente desligar via terminal com o comando shutdown. Ele desliga em um intervalo de 60 segundos. Em tese, dá na mesma que desligar via GUI, mas só pra gente ver o que acontece