Olá, guys.
Recentemente, eu migrei do Windows para o Linux, estou utilizando a distribuição Ubuntu 20.04.6 LTS com GNOME. Após eu fazer essa migração, comecei a notar alguns comportamentos estranhos ao ligar/desligar o computador.
Ontem, eu fui ligar o meu computador e demorou para ligar, um pouco mais que o normal. Após eu efetuar o login, o certo seria depois de alguns segundos aparecer a área de trabalho, assim como nas outras vezes, mas dessa vez, não aconteceu isso, começou a ficar uma tela preta e depois de alguns segundos, ficou uma tela “roxa” e ficou alterando entre a tela preta/“roxa”, ficou piscando, porém com delay de alguns segundos. Ficou por alguns minutos desse jeito. Até que, eu cliquei no botão de power do monitor e depois de alguns segundos carregou a área de trabalho, mas não sei se foi realmente por que apertei o botão de power ou se realmente eu precisava esperar esse tempo todo pra ligar, que aparentemente é muito estranho.
Esse é o primeiro “problema”, agora o segundo é na parte de desligar.
Quando eu desligo meu computador, seja pelo botão de power ou não, ele só desliga a tela do monitor, e demora um pouco para desligar a tela do monitor, após desligar a tela do monitor, a luz do monitor ainda fica ligada e somente a tela do monitor fica apagada, sempre que ocorre isso, eu preciso forçar o desligamento do pc tirando o mesmo da tomada, por que se eu não fizer isso, eu não vou conseguir ligar o mesmo novamente, fica meio que “congelado”, eu aperto para ligar e não liga, só liga se eu forçar o desligamento pela tomada. Não quero ficar forçando o desligamento desse jeito, alguém sabe alguma solução para esses meus problemas?
Desde já, muito obrigado pela atenção de todos!