Ubuntu 20.04.2 LTS no Macbook 2008 Aluminum (A1278)

Boa noite!
Sou novo no forum, essa e a minha primeira participacao.

Eu tenho um Macbook 2008 Aluminum (A1278) e resolvi instalar apenas o Linux nele, a versao Ubuntu 20.04.2 LTS.
O Macbook tem a configuracao original, com excessao do HD, que fiz um upgrade para um SSD 120GB da Sandisk.

Nao consegui instalar o Ubuntu normalmente, pelo proprio Mac. Entao fiz um “gato”, coloquei o SSD em um notebook da Dell e assim que a instalacao terminou eu retirei o SSD e inseri novamente no Mac.
Apos isso atualizei/instalei alguns drivers, entre eles o da placa de video, que e a GeForce 9400M/integrated/SSE2.

E onde comeca o meu “problema”, o Macbook esta funcionando perfeitamente dentro do esperado. Nao trava, velocidade legal para ligar e desligar, no entanto nao consigo estender a tela para um monitor Samsung que eu tenho. Nao consigo utilizar com duas telas.

Em Configuracoes > Monitor, ele reconhece o segundo monitor (Samsung) e permite que eu estenda, espelhe e ate use a tela do monitor como principal. No entanto, nao aparece imagem, fica apenas uma tela preta.

Inclusive tentei tanto com o driver proprietario quanto open source.
O monitor funciona perfeitamente, tanto que com o nb Dell eu trabalho com dois monitores.

Alguem tem ideia do que pode estar acontecendo?
Acredito que o ideal seria instalar o SO no proprio Macbook, mas ele simplesmente congela a tela.

Espero nao ter quebrado nenhuma regra do forum, nem ter sido muito longo e espero alguma resposta tambem. haha

obrigado

3 curtidas