Vou descrever o “problema”, ele me acompanha desde o 18.04, é o seguinte:
Em tarefas comuns, como abrir o menu, alternar entre aplicações abertas, minimizar a maximizar, aumentar e diminuir o volume (pelo scroll), tudo flui normalmente. Agora quando eu tento alterar o volume pelos atalhos do teclado… a imagem congela por 1 ou dois segundos, mas o som continua. Isso também ocorre as vezes quando vou digitar algo em alguma caixa de texto, mas é menos comum. O problema persiste independente do driver selecionado.
Sei que não é algo que compromete a utilização do sistema, mas ainda assim me causa certo incômodo.
Meu hardware:
FX 6300
GTX 1050 Ti
8 GB de RAM (Single)
A única coisa que resolveu o problema para mim foi quando troquei de PC e passei a utilizar Intel Graphics. Isso era algo que me incomodava bastante quando tinha uma GPU da Nvidia.
Estava passando pelo mesmo problema. No meu caso, tinha feito vária alterações (a mais significativa foi em relação aos drivers da gpu nvidia) no sistema sugerido por uma matéria do Dio sobre o Ubuntu 19.04 pois possuo um note com Gpus hibridas (intel\lnvidia). Meu erro aí é que eu não testei os recursos antes de fazer estas mudanças e atualizações ( Acredito eu que desde que a matéria tinha sido postada, aconteceram algumas atualizações no sistema onde não precisaria fazer algumas destas instalações) . Acabei reinstalado o Ubunto 19.04 e não fiz nenhuma alteração no “Programas e atualizações”( abas drivers adicionais, outros programas e afins…) e funcionou perfeitamente. A principio achei que meu note que não suportaria este ubunto por ser antigo ( Dell Xps L502x - Processador i7 - 2670QM 2.2 GHz - Nvidia GeForce GT 540M e Intel hd graphics 3000) mas por enquanto está perfeito. Vale lembra que sou leigo no assunto. Estou me familiarizando com o linux a pouco tempo.
Obs: O post que vi era o "19 coisas pra fazer depois de instalar o Ubuntu 19.04 Disco Dingo. Alguns exemplos do que já estava configurado e rodando bem no Ubunto quando fiz a instalação de acordo com o post: driver nvidia já estavam corretos, a dock já estava com alguns recursos citados no post já configurados e habilitados assim como o Flatpak
Galera do Canonical de ter visto o post do Dio e já correram pra fazer estas alterações…hehehehe
Espero ter ajudado em algo e desculpa o textão aí…rsrs
Nesse vídeo eu mostro o que acontece. Eu cliquei no botão de aumentar volume do teclado no segundo 01’’ desse vídeo e a o sistema leva algum tempo pra “destravar” e mostrar a mensagem:
Estou usando o Deepin 15.11 e a integração aqui funciona perfeitamente. Os botões de atalho do teclado (pause/play, next, mute, stop), programas e o controle de volume também. O volume é alterado na mesma hora em que aperto o botão e sem engasgos.
Somos 3, juntos com o @raFallout, uso a onboard do i7 4770k, tanto faz usar atalho do teclado ou o mouse pra aumentar ou diminuir o volume, da essa travada chata, sem contar que sempre que inicio o sistema, o áudio sempre vem setado em 50%, mesmo colocando em 100%, basta reiniciar o pc e ele volta a 50%.
Fazendo uma comparação, no arch usando o gnome nunca tive esse problema, mas está ocorrendo com o ubuntu 19.04.
Eu tenho esse problema de congelamentos quando vou arrastar aquivos ou mover abas do Google Chrome, no Ubuntu 19.04, meu notebook e híbrido, já no Pop Os funciona tudo 100% com os mesmos drivers do Ubuntu 19.04.
Abra como usuário Root o arquivo de texto “br”, ele está em:
/ → usr → share → X11 → xkb → symbols
Para fazer isso rode o seguinte comando no terminal:
sudo gedit /usr/share/X11/xkb/symbols/br
Depois encontre a seguinte linha:
modifier_map Mod3 { Scroll_Lock }
Agora coloque duas barras na frente dela, ficando assim:
// modifier_map Mod3 { Scroll_Lock }
Agora salve o arquivo e depois reinicie a sessão. Pronto.
Eu estava com esse problema me incomodando no POP OS, seja na tela inicial ou jogando jogos, sempre dava uma travada, alterando o arquivo como você mencionou, simplesmente o problema sumiu!