Ubuntu 19.04 congela rapidamente ao alterar o volume pelos atalhos do teclado

Vou descrever o “problema”, ele me acompanha desde o 18.04, é o seguinte:
Em tarefas comuns, como abrir o menu, alternar entre aplicações abertas, minimizar a maximizar, aumentar e diminuir o volume (pelo scroll), tudo flui normalmente. Agora quando eu tento alterar o volume pelos atalhos do teclado… a imagem congela por 1 ou dois segundos, mas o som continua. Isso também ocorre as vezes quando vou digitar algo em alguma caixa de texto, mas é menos comum. O problema persiste independente do driver selecionado.

Sei que não é algo que compromete a utilização do sistema, mas ainda assim me causa certo incômodo.

Meu hardware:
FX 6300
GTX 1050 Ti
8 GB de RAM (Single)

Agradeço desde já!

Esse bug é causado pelo driver proprietário da Nvidia, funciona normalmente com Intel e AMD.

2 Curtidas

Sabe de algo que possa amenizar esse bug?

A única coisa que resolveu o problema para mim foi quando troquei de PC e passei a utilizar Intel Graphics. Isso era algo que me incomodava bastante quando tinha uma GPU da Nvidia.

2 Curtidas

Comigo também acontece isso. É bug no Ubuntu mesmo.

1 Curtida

Não é bug do Ubuntu, é da Nvidia, acontece em qualquer distro com o Gnome.

2 Curtidas

ok. pensei que era só com o Ubuntu.

Acontece comigo também e aqui é Intel. Eu sempre mexo no volume pelo ícone mesmo porque isso é ridículo. Não acontece em outras distribuições comigo.

Isso também acontece se trocar o Xorg pelo Wayland?

Não consigo reproduzir o bug aqui infelizmente, tudo funciona normalmente.

Ryzen 7 e GTX 1060

1 Curtida

Estava passando pelo mesmo problema. No meu caso, tinha feito vária alterações (a mais significativa foi em relação aos drivers da gpu nvidia) no sistema sugerido por uma matéria do Dio sobre o Ubuntu 19.04 pois possuo um note com Gpus hibridas (intel\lnvidia). Meu erro aí é que eu não testei os recursos antes de fazer estas mudanças e atualizações ( Acredito eu que desde que a matéria tinha sido postada, aconteceram algumas atualizações no sistema onde não precisaria fazer algumas destas instalações) . Acabei reinstalado o Ubunto 19.04 e não fiz nenhuma alteração no “Programas e atualizações”( abas drivers adicionais, outros programas e afins…) e funcionou perfeitamente. A principio achei que meu note que não suportaria este ubunto por ser antigo ( Dell Xps L502x - Processador i7 - 2670QM 2.2 GHz - Nvidia GeForce GT 540M e Intel hd graphics 3000) mas por enquanto está perfeito. Vale lembra que sou leigo no assunto. Estou me familiarizando com o linux a pouco tempo.

Obs: O post que vi era o "19 coisas pra fazer depois de instalar o Ubuntu 19.04 Disco Dingo. Alguns exemplos do que já estava configurado e rodando bem no Ubunto quando fiz a instalação de acordo com o post: driver nvidia já estavam corretos, a dock já estava com alguns recursos citados no post já configurados e habilitados assim como o Flatpak
Galera do Canonical de ter visto o post do Dio e já correram pra fazer estas alterações…hehehehe

Espero ter ajudado em algo e desculpa o textão aí…rsrs

1 Curtida

Nesse vídeo eu mostro o que acontece. Eu cliquei no botão de aumentar volume do teclado no segundo 01’’ desse vídeo e a o sistema leva algum tempo pra “destravar” e mostrar a mensagem:

3 Curtidas

Aqui também é assim. Placa GeForce GT 1030. 8 GB de RAM e Core i5. SSD de 240 GB.

Estou usando o Deepin 15.11 e a integração aqui funciona perfeitamente. Os botões de atalho do teclado (pause/play, next, mute, stop), programas e o controle de volume também. O volume é alterado na mesma hora em que aperto o botão e sem engasgos.

1 Curtida

Somos 3, juntos com o @raFallout, uso a onboard do i7 4770k, tanto faz usar atalho do teclado ou o mouse pra aumentar ou diminuir o volume, da essa travada chata, sem contar que sempre que inicio o sistema, o áudio sempre vem setado em 50%, mesmo colocando em 100%, basta reiniciar o pc e ele volta a 50%.

Fazendo uma comparação, no arch usando o gnome nunca tive esse problema, mas está ocorrendo com o ubuntu 19.04.

2 Curtidas

Eu tenho esse problema de congelamentos quando vou arrastar aquivos ou mover abas do Google Chrome, no Ubuntu 19.04, meu notebook e híbrido, já no Pop Os funciona tudo 100% com os mesmos drivers do Ubuntu 19.04.

1 Curtida