Tenho um notebook Asus Z450L com Ubuntu LTS instalado. A tecla D, backspace, os dois shifts, o acento tio e o traço não funcionam. Comprei assim e acreditava ser um problema do hardware, porem, ao pressionar as teclas SHIFT LEFT, SHIFT RIGHT, BACKSPACE e o D ao mesmo tempo, o D volta a funcionar misteriosamente. Tentei todos os layouts de teclado PT’BR do Ubuntu e não funcionaram. Alguém tem ideia do que pode ser?
Anote o ID do seu teclado,
Descoberto o ID do teclado, copie este script e salve com o nome de teste
#!/bin/bash
SCRIPT_DIR=“$(dirname “$(readlink -f “${0}”)”)”
function print_help() {
echo -n Você precisa especificar o id do teclado desejado.
echo Você pode obter uma lista com os ids dos teclados executando:
echo
echo xinput list
exit 1
}
test $1 && KBD_ID=$1 || print_help
xinput test 14 | while read in ; do
“$SCRIPT_DIR/kbd-shortcut” $(echo $in | awk ‘{print $3}’) &
done
Onde está escrito “xinput test 14”, altere o número “14” pelo ID do seu teclado.
No terminal, dentro da pasta onde foi salvo o script, execute o seguinte comando ./teste
E tecle as teclas que não funcionam.
Se elas forem reconhecidas, então provavelmente o problema será de software, caso contrário, problema de hardware.
Desculpe! Ao tentar te ajudar, eu lembrei do dia em que estava ajudando o Natanael em um teste e lembrei que um dos comandos mostravam as saídas do teclado, me confundi achando que era o script que colei para ti, porém me esqueci que não foi este script que me mostrou as teclas digitadas…
Na realidade é um comando bem mais simples!
Não precisam scripts e nem nada do tipo, apenas digite no terminal o comando:
xinput test 14
No caso no lugar do 14 é o ID do seu teclado… De resto é a mesma lógica…
Desculpe por te fazer perder tempo com procedimentos desnecessários…
No meu caso, este foi um teste feito com o touchpad:
Exatamente!
Eu não expliquei isso porque quando eu vi, havia passado as informações erradas para ele e aquele script faz parte de outra função que não ajuda em nada no problema dele… Por isso resolvi apenas passar a informação correta…
rapaz, fiquei com duas duvidas…
como sei qual meu teclado? achei q fosse o master… id 2
e salvo onde? na pasta documentos mesmo no editor de texto?
valeu
No seu caso, o id do master é 3…
Você pode salvar em qualquer pasta, o importante é executar o comando estando na mesma pasta onde salvou o arquivo. E não se esqueça também de dar as permissões ao arquivo como o @filipemosca colocou mais acima.