Ubuntu 18.04 Congelando

Olá pessoal, tenho um PC Ryzen 5 2400G, 8 Gb de Ram, 2 dela dedicada pra APU, SSD Pny CS900, HD Toshiba e uma fonte Cosair. Atualmente esta em dual boot com o W10 e não e a unica distro onde de repente ele congela do nada. E sou obrigado a reiniciar o sistema, já procurei por outras fontes, mas não achei solução, já atualizeis os drives mesa, habilitei o suporte ao vulkan, mas nada. O que pode ser pessoal? Obrigado.

Fique com algumas dúvidas:

Qual congela? Todas as distros que coloca ao lado do Win10 ou o Win10 também está travando?

Como estão as partições? Os sistemas estão no SSD e arquivos no HD? Como a /home, por exemplo.

1 curtida

Olá, somente o Linux em geral.

Sim, / no SSD e home no HD, só que antes eu já instalado completamente no SDD, sem dual boot, e o mesmo ocorreu.

Por curiosidade, quais distros você testou?

1 curtida

Detalhe, se áudio continua sendo reproduzido quando trava.

Pop OS, Elementary OS, Kubuntu.

Todos base Debian/Ubuntu. :thinking:

Lembro que peguei um note que também ficava assim, só funcionou bem com o Manjaro nele.

Bem, temos que ver inicialmente o que está no gargalo, você tem o hábito de abrir o gerenciador de tarefas para acompanhar? Lembro também que um HD secundário meu estava fazendo o sistema travar, pois mesmo não estando o sistema nele acabava montando automaticamente e como acabava ficando em uso… travava tudo.

1 curtida

Tem jeito de ser relacionado à placa de vídeo. Interessante que se continua funcionando, vai aparecer no log do sistema a falha (provavelmente ligado ao amdgpu).

Ative o log persistente (se jã não tiver habilitado), depois que travar, veja o horario. Reinicie o computador (de preferencia via botão) e veja os logs.

3 curtidas

Então será que pode ser isso? Vejo muita falando só sobre a Nvidia, mas por lado da AMD também não é grande coisa também.

Eu prefiro eles por serem mais populares e tenho preferencia pelo Gnome, eu vi o caso parecido envolvendo notbook, pessoal falou que era o Gnome o problema.

Eu entendo. Uso o Deepin que usa como base o Debian 9 atualmente, mas sempre namoro o Manjaro (KDE e Gnome), por incrível que parece, noto o Manjaro até mais rápido na minha maquina em relação a quase tudo, mas permaneço do Deepin pelo capricho que tem no designer. Eu até indicaria você fazer um teste com o Manjaro, so para testar a compatibilidade e para saber se também travaria, mas daria um certo trabalho para migrar depois, caso goste.

Qual placa de vídeo está usando?

1 curtida

APU do Ryzen 5 2400G, acho que tem alguma coisa haver com o hardware, porque em todos os outros PC praticamente nunca tive, só no outro que uso no trabalho, mas foi uma vez só.

Os erros descritos tem a ver com o carregamento do driver do vídeo. Pelo que pesquisei o ROCm (usar OpenCL e outros detalhes) precisa habilitar a virtualização no firmware.

Estranho, pois deveria funcionar normal sem aceleração do ROCm…

Eu sugiro habilitar o AMD-Vi (iommu) no BIOS, e ver o que acontece.

Se continuar com erro do iommu, adicionar como parâmetro do kernel “amd_iommu=on” no /etc/default/grub, depois “update-grub”. Se quiser testar antes, na tela do grub aperte ‘e’ para editar os comandos de boot e adicione o “amd_iommu=on” na linha que começa por “linux”

4 curtidas

Em casa vou checar isto dai

Sabe exatamente onde eu o encontro?
Minha placa é uma da ASRock AB350m.

Ativei aqui e vou fica no aguardo aqui, vou esperar pra ver se resolveu o problema, vou marcar como resolvido, mas se trava de novo ai eu volto aqui pra alterar o grub, mas valeu pela ajuda obrigado a todos.

Fiz tudo o que recomendaram e nada, eu até estou usando o Ubuntu 19.10 e mesmo assim persiste atualizei e até reverti atualizações da BIOS e nada, fui abrir o Gcompris e ele ficou com a tela preta somente o mouse funcionando, vi na internet alguns fóruns sobre a placa mãe AB350m Pro4 da ASRock que congelava, porém no Windows la em 2017 e 18, coisa que nunca ocorreu quando uso o Windows.
Ta f0d@ usar o Linux deste jeito, vou solicitar um RMA da placa mãe para ver se resolve, uso Linux de boa PCs fracos e velhos e logo no meu próprio PC novo e potente acontece algo deste tipo.

1 curtida

Pesquisei em fóruns em inglês e la encontrei erros parecidos relacionados ao Ryzen e a um modelo de placas ASRock tinham congelamento inclusive no Windows, precisaria desativar alguns recursos na BIOS e atualizar o mesmo. Ainda sigo usando, não posso afirma se deu certo.

Meu Ubuntu 18.04 “congela” direto se atualizar os drivers da nvidia ditos “open-source”. Hoje mesmo instalou o 440 e deu freeze. Tenho que logar no GNOME Shell, abrir “Software & Updates”, “Additional Drivers”, e voltar pra 435 (única listada como “proprietary”, eu baixei do site deles há tempos). Se não fizer isso, trava.

Talvez o fato de eu ter baixado e montado manualmente ao invés de usar PPA faça diferença, portanto pretendo baixar um driver mais recente do site da NVidia e instalar manualmente pra ver o que acontece.

1 curtida

Finalmente deu certo, a prova cabal do congelamento que tinha no meu PC era quando abria o GCompris, o PC congelava totalmente e agora abriu numa boa e ainda consegui jogar tranquilo.

O link do qual achei as opções para mudar na BIOS: