Ubunto 24.04 LTS

Olá! bom dia/boa tarde/ boa noite
Eu tenho um notebook acer aspire-E5-575T , windows 10, com um i5-6200U, 8gb de ram, um ssd nvme de 500gb e um hd de 1TB.
Eu formatei o notebook e tentei instalar um dual boot, não obtive sucesso no processo e o ‘windows’ começou a emitir uma mensagem de erro, pedindo para que fizesse a recuperação total do sistema por meio de um pen drive ou outra mídia. Acontece que como eu já tenho um pc com ‘windows’ que uso para jogar, esse notebook seria para estudar programação, portanto optei por ignorar a mensagem de erro, e ao invés de restaurar o ‘windows’, decidir que faria a instalação do ‘ubuntu’, porém ao invés de selecionar a opção de dual boot, eu selecionei a opção de formatação total das unidades de armazenamento deixando o computador apenas com o ‘ubuntu’.
Assim sendo, usei o ‘rufus’ e criei um ‘pendrive bootavel do ubuntu 24.04 LTS’. e no processo de instalação indiquei que queria que apenas o os ‘ubuntu’ no pc, na primeira tentativa usei o modelo mais simples de instalação. Logo que ele terminou a instalação indicou que tudo correu bem, e pediu para que eu reinicia-se o computador.
Bem, ao reiniciar o computador, ele pede que eu retire o pen drive usado no boot e apertei a tecla ‘Enter’, eu fiz isso, e em frações de segundos o computador indica que não possuí outro dispositivo de armazenamento para dar boot.
Após isso fui atrás de vídeos no YT e vi que precisava desabilitar o ‘secure boot’ e como tinha 2 unidades de armazenamento, eu deveria fazer a instalação com gestão das repartições (segui uma indicação que havia aqui no fórum para os valores das repartições). Novamente, a instalação correu perfeitamente, nenhuma mensagem de erro, ou algo do gênero. porém, ao reiniciar o computador ao fim do processo novamente, o mesmo acusou que não havia uma unidade de armazenamento que poderia dar o boot. Importante notar que as repartições sempre indicavam que estavam vazias no gerenciamento de repartições do ‘ubuntu’, logo em tese estas foram formatadas pelo sistema.
A única coisa que me resta é alterar o tpm (tcm), porém não fiz por não saber ao certo as implicações de faze-lo. Se alguém tiver alguma dica, ou ainda souber uma solução agradeço imensamente! se não possuir nem uma nem outra, mas quiser ajudar de qualquer forma, também agradeço imensamente, pois toda ajuda é bem vinda!

Uma pergunta rapaz,
Antes de tudo isso acontecer, saberia me dizer se os hds e ssds estavam com as tabela de partição MBR ou GPT ?

ótima pergunta, antes de responder a pergunta queria agradecer pelo tempo. Mas sendo objetivo: não me recordo ao certo. Porém, como já fiz algumas mudanças a pouco tempo no notebook, como a formatação para instalar o windows no ssd nvme, creio que estavam todas no formato gpt. Porém, caso não seja esse o caso, existe algo que eu possa testar ou mudar na forma de instalar o linux?

Fiquei com uma pulga atrás da orelha rapaz,
Já que seu notebook está sem sistema você poderia converter novamente o nvme em gpt para instalar o sistema mesmo já estando no mesmo. Veja isso, tenho um pc ddr3 com ssds e com windows 11 instalado em MBR, sentiu a doideira ?

Fora minha outras distros linux que estão também em MBR

então, como eu faço isso? eu pensei em por o pen drive com o boot do linux, e realizar esse passo a passo após:

"Para converter um disco GPT em MBR no Linux, você pode usar a ferramenta gdisk. Aqui estão as etapas:

1. Abra o terminal.
  2. Digite o seguinte comando para verificar os dispositivos de disco conectados ao computador:
sudo fdisk -l

Anote o nome do arquivo atribuído ao disco que você deseja converter (por exemplo, /dev/sda).
3. Instale o gdisk se ainda não estiver instalado:

sudo apt-get install gdisk
  1. Execute o gdisk como superusuário:
sudo gdisk
  1. No prompt do gdisk, digite o nome do dispositivo de reinicialização e pressione Enter.
  2. Pressione r, depois g e, em seguida, Enter para selecionar a opção de conversão de GPT em MBR.
  3. Digite 0 e, em seguida, Enter para converter GPT em MBR nas partições primárias.
  4. Pressione y e, em seguida, Enter para finalizar a conversão."
    mas ai me ocorreu também o seguinte, será que o pen drive bootavel não deveria estar com img em mbr ?

Bem, o sistema está instalado, o problema é só acertar o bootloader.

Espero que tenha instalado em modo UEFI, daí fica mais fácil acertar essa situação. O jeito mais fácil que eu vi foi baixar a iso do BigLinux e usar o “detectar sistemas”. Daí vc pode iniciar no sistema já instalado. Caso consiga entrar no ubuntu, use sudo grub-install para tentar a reinstalação do bootloader.

Não precisa, a .img pode está do jeito que está.

Vi que é um Acer, se for igual o meu vai precisar adicionar o .efi do grub como confiável na BIOS, senão não dá boot.
Acessa a Bios, aba Security, coloca uma senha nela (set supervisor password), aba Exit, ‘Exit Saving Changes’.
Entra novamente na BIOS, aba ‘Security’ deixa o secure boot ativo, um pouco mais pra baixo vai ter a opção “Select an Uefi File As Trusted for Executing”, seleciona HDD0 - <EFI> - <ubuntu> - bootx64.efi, coloca o nome como grub da um ok.
Aba Exit, ‘Exit Saving Changes’.
Acessa a BIOS novamente, na aba ‘Boot’, na lista de inicialização, vai aparecer a opção grub que foi criada antes, joga ela pro primeiro lugar da lista, e da um ‘Exit Saving Changes’, depois disso o sistema deve carregar normalmente.
Depois de feito, pode tirar a senha da bios e desativar o secure boot se quiser.
Se com a opção grubx64.efi não der certo, tenta com a shimx64.efi.

2 curtidas

Fiz a instalação do ubuntu e tentei usar o comando antes de reiniciar o computador e recebi a msg “installing for x86_64-efi platform. Grub-install: error: cannot find EFI directory” .
Mas quando eu fiz as repartições eu criei tanto /boot quanto /boot/efi

Vou tentar agora.

Cara, muito obrigado! Fiz aqui e funcionou!

1 curtida

Cara, muito obrigado a todos pela ajuda! Consegui aqui instalar o ubuntu e tá rodando perfeitamente! Novamente, muito obrigado a todos!

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.