uBlock Origin pedindo permissão de endereço IP

Agora a pouco apareceu uma notificação da atualização da extensão uBlock Origin no meu Firefox, pedindo para acessar meu IP. Por que será que a extensão quer este tipo de informação?
screenshot permissão ublock

2 curtidas

Me surpreendi com essa mesma requisição ontem mesmo, mas como confio no desenvolvedor ‘because of reasons’, aceitei, ainda não li nada que pudesse desabonar o desenvolvedor ou essa opção.

3 curtidas

Ele vem, inclusive, junto com o TOR.

1 curtida

Dei uma olhada nas “Notas de Lançamento” do Ublock Origin, e lá tem falando sobre. Dá uma olhada:

"Mudanças:

A uBO requer uma nova permissão, dns, que é necessária para resolver a questão 780. Isto pode desencadear um novo aviso de permissão do Firefox quando o uBO actualiza a última versão do dispositivo, especificamente “Aceder a informação do endereço IP e do nome da máquina”, embora isto já fosse possível para o uBO aceder a essa informação.

A partir de agora, a uBO irá solicitar a rede CNAME-uncloak. As solicitações de rede CNAME-uncloaked aparecerão como entradas azuis no painel popup e no logger. As entradas não-classificadas no painel popup também mostrarão os apelidos relacionados (em caracteres menores sob os nomes canônicos).

As solicitações de rede que foram bloqueadas, redirecionadas ou excluídas por um filtro/regra não são desclassificadas. Os hostnames canónicos que são a primeira parte do alias hostname associado não são reenviados para o motor de filtragem do uBO.

Aviso: Os hostnames associados à CNAME existem mais provavelmente para fins de entrega de conteúdos, ou seja, legítimos."

OBS: Traduzido pelo DeepL Translator porque não sei inglês, pode ser que não seja exatamente isso o texto original :sweat_smile:

1 curtida

Vinha! Vi aqui que foi retirado. (Ou eu tô ficando doido?) :thinking:

O que vem no TOR browser é o NoScript e o HTTPS Everywhere.

Na ultima vez que vi, tinha o Ublock Origin :thinking:

2 curtidas

Que estranho, bom de todo modo faz falta um adblock no tor.

1 curtida

Algumas propagandas/ferramentas de rastreio usam, isso serve pra engenharia reversa, sem essa permissão o site da Super Interessante não abre, com ela, abre

2 curtidas