Esquentando a briga no octógono entre Elon Musk e Mark Zuckerberg, a Meta programou o lançamento de sua nova rede social, que competirá com o Twitter, para o dia 6 de julho. Ainda não sabemos exatamente como será a rede, mas ela terá um formato de postagens curtas no formato de texto e será integrada ao Instagram, de forma que os usuários de uma rede, terá automaticamente conta na outra, com o mesmo nome de usuário, os mesmos seguidores e as postagens de alguma forma poderão se propagar em ambas.
Chamada Threads, a nova rede social se propõe a ser “o Instagram para o seu pensamento”. Ao acessar o portal threads.net, nos deparamos com o logotipo da rede, estilizado para se parecer com um universo e um contador regressivo ao centro, além de um QR Code, que aponta para o aplicativo para Android e iOS.
Rumores indicam que o Threads poderá ser conectada ao Fediverso através do protocolo ActivityPub, compatível com redes, como o Mastodon e o Lemmy.
O assunto repercutiu no Twitter e Elon Musk respondeu a tweets que criticavam a quantidade de dados coletados pelo Thread descritos no anúncio para iOS.