Twitter afirma que os dados de 200 milhões de usuários não foram roubados de seus sistemas

A rede social Twitter tem marcado presença em uma série de notícias sobre vazamentos de dados, chegando até 400 milhões de usuários. Entretanto, em um recente pronunciamento, a empresa de Elon Musk afirma que apenas 5,4 milhões de usuários do Twitter foram atingidos e os demais dados não vêm de seus sistemas.

Em janeiro de 2022, o Twitter corrigiu um bug que surgiu em uma atualização de junho de 2021 e permitia agentes externos submeterem números de telefone ou e-mails ao sistema da rede social, que informava qual conta estava associada, se houvesse alguma. Nesse meio tempo, hackers utilizaram dados coletados por outros meios para adquirirem mais informações sobre as vítimas, o Twitter reconhece que 5,4 milhões de pessoas foram afetadas e já responde na justiça por isso.

Os dados foram postos a venda na internet e geraram algumas notícias ao longo do ano, até que em dezembro, foram postos a venda supostos dados de 400 milhões de usuários do Twitter por 200 mil dólares, depois o pacote foi aprimorado, as informações duplicadas foram removidas e sobraram apenas dados de 200 milhões de usuários, agora vendidos por 2 dólares.

Twitter nega que os dados tenham vindo de seu sistema

No dia 11 de janeiro, o Twitter se pronunciou oficialmente a respeito do vazamento de informações de 200 milhões de usuários. Além de descrever todo o histórico do problema, o texto informa que de fato houve o vazamento de 5,4 milhões de usuários, entretanto os dados dos vazamentos de 400 e 200 milhões de usuários não têm origem em nenhuma ocorrência dos seus sistemas que já foi reportada, além disso, nenhum dos dados roubados contém senhas ou outras informações que comprometem alguma conta.

Eles ressaltam, que baseados nas investigações, não há evidência de que os dados de 200 milhões de usuários sendo vendidos tenham alguma relação com os sistemas da rede social e que parece se tratar de uma coleção de informações que estavam difusas entre várias fontes. A empresa está em contato com autoridades competentes de diferentes países, em busca de elucidar e solucionar o problema.

Apesar de nenhuma senha ter sido exposta, o Twitter recomenda que todos os usuários ativem a autenticação de dois fatores, que realmente torna sua conta muito mais segura, além disso, encoraja os usuários a ficarem atentos ao phishing, que são golpes virtuais onde a vítima é induzida a entrar em paginas maliciosas na internet, ou a fornecer informações sensíveis.

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