[TUTORIAL] Usando o Dolphin como seletor de arquivos no firefox no ambiente KDE Plasma

Fala pessoal!

O Firefox é um navegador muito popular no mundo Linux, e por conta disso muitas distribuições o entregam por padrão instalado nas distros, porém, no Linux o Firefox usa o toolkit GTK, e por consequência as ferramentas do gnome.

Acontece que se você não usa um ambiente GTK como o KDE por exemplo isso pode ser bem incômodo.

Pensando nisso eu resolvi trazer uma dica que resolve isso caso você também se incomode, já que é bem simples de ser feito.

Certifique-se de ter os pacotes xdg-desktop-portal e xdg-desktop-portal-kde instalados.

No Firefox vá até a barra de endereços e digite about:config

Esta é uma página com configurações sensíveis do navegador, então tenha cuidado. Ao ser perguntado se quer aceitar o risco clique em aceitar e continuar.

Procure pela chave widget.use-xdg-desktop-portal.file-picker na barra de pesquisa no topo da página, clique no botão editar da chave e mude seu valor para 1

Feito isso todas as vezes que o Firefox precisar interagir com o gestor de arquivos do computador, ele irá usar o nativo do sistema, não mais o padrão dele.

Na minha opinião é BEM melhor assim!!

3 curtidas

Salve @gvbX, tudo bem contigo?

Cara, vou testar isso agora mesmo. Faz tempo que isso vinha me incomodando em vários programas que não fazem parte do Plasma.

Obrigado por compartilhar.

:vulcan_salute:

1 curtida

Uma outra maneira de conseguir esse (e outras melhorias para a experiência do Firefox no KDE) é usar o conjunto de mudanças que o openSUSE faz.

Vem no openSUSE por padrão e ainda está disponível no AUR como firefox-opensuse-bin (pacote pré-compilado) ou firefox-kde-opensuse (para quem curte ver os logs do compilador girando por horas).

Quando usava uma distribuição Arch-based com KDE, eram itens obrigatórios para mim.

1 curtida

Estou atualmente usando o Kubuntu e o sistema de seleção de arquivos é o dolphin mesmo. Tudo out the box com o Firefox em snap que veio no Kubuntu.

1 curtida

@eddiecsilva ainda estou atrás de uma solução global, que resolva pra todos os programas que fazem isso, pois tem alguns outros com esse problema, mas por enquanto no Firefox que eu uso bastante já fez uma baita diferença!

1 curtida