Olá, se você comprou um Jumper X1 e esta enfrentando problemas rodando Linux aqui vai um tutorial pra resolver os problemas de wifi interno, touch, rotação da tela entre outros.
Primeiramente gostaria de agradecer ao grupo do discord do Diolinux especialmente ao Lucas Rangel @Lrv_Dev por me ajudar a resolver esse problemas com meu note.
Bem vamos ao problema, tenho um ultrabook da marca Jumper modelo Ezbook X1, comprei ele a mais de um ano e usei ele para desenvolvimento web para o meu TCC com Windows mas resolvi me aprofundar em programação e então eu instalei Ubuntu 20.04 LTS e percebi que o Ubuntu não reconhecia o wifi interno do note e nem o touch.
Fui pesquisar drivers para Linux e tutoriais para tentar resolver meu problema mas nenhum deles funcionou, conversando com o Lucas ele descobriu em um fórum gringo que isso era problema com a BIOS desse Ultrabook e a solução era trocar a BIOS para a de um ultrabook muito parecido o Teclast F5, nesse tutorial ele disponibiliza o software necessário para atualizar a bios e também a bios do Teclast F5 porem não funcionou comigo. Pesquisei mais um pouco e consegui os arquivos necessário para fazer essa troca de BIOS
Link do forum: https://techtablets.com/forum/topic/guide-installing-linux-on-ezbook-x1/
ATENÇÃO AQUI VAI UM AVISO, ESSE PROCEDIMENTO DE TROCA DE BIOS É POR SUA CONTA E RISCO E NÓS NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR NENHUM DANO. TENHA CIÊNCIA DE QUE SEU NOTE PODE NUNCA MAIS LIGAR OU DAR BOOT E NÃO DESLIGUE O NOTEBOOK DURANTE O PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO DE BIOS E O CONECTE O CARREGADOR DO INICIO AO FIM!
Devo avisar também que após o procedimento tanto Windows como Linux não reconhecerão o áudio interno do note mas isso é fácil de resolver.
O primeiro passo é no Windows, eu baixei o windows direto do site da Microsoft
Depois de instalado. baixe este arquivo .zip para atualizar a bios:
https://drive.google.com/file/d/1eTkAnYnxs6IUS7z1URR0H_gg3YywfYUf/view?usp=sharing
Extraia o zip e abra a pasta, você vai encontrar os seguintes arquivos:
Abra o AFUWINGUIx64.exe como Administrador. (botão direito do mouse em cima do programa e selecione “Executar como Administrador”).
(Ignore as informações em “System Information” pois estou escrevendo esse tutorial em outro PC)
Clique em Open e secione o arquivo “teclast_f5_3_06.rom”
Depois clique em Flash, uma aba parecida com esta ira abrir e você deve esperar o procedimento concluir quando aparecer a mensagem Done do lado direito:
Após esse processo reinicie o seu notebook, a logo de boot vai mudar para a logo do Teclast.
Pronto! agora o Wi-Fi interno o Touch e a rotação de tela irão funcionar corretamente porem o audio interno do notebook não vai funcionar no Linux e nem no Windows, para resolver isso é facil:
Linux:
Abra o terminar e digite:
sudo nano /lib/firmware/hda-jack-retask.fw
Digite e sua senha e cole isso:
[codec]
0x10ec0282 0x10ec1194 0
[pincfg]
0x12 0x90a60140
0x14 0x90170120
0x17 0x40000000
0x18 0x411111f0
0x19 0x21ab9030
0x1a 0x411111f0
0x1b 0x411111f0
0x1d 0x40e8bb45
0x1e 0x411111f0
0x21 0x042b1010
e use Ctrl+O para gravar
Enter para salvar
Depois em outra janela do terminal digite:
sudo nano /etc/modprobe.d/hda-jack-retask.conf
Digite a sua senha e depois cole isso:
options snd-hda-intel patch=hda-jack-retask.fw
Ctrl+O para gravar
Enter para salvar
Resolvido! pode testar o áudio interno deve voltar a funcionar, caso não funcione apenas reinicie o note e teste novamente.
Windows:
Copie e cole o arquivo HDACfg.dat (esta disponível no link de download logo acima)
e cole em Windows/system32/drivers reinicie o note e áudio vai voltar a funcionar normalmente.
Tudo certo, qualquer duvida e só escrever nesse tópico que eu tentarei ajudar