Tutorial de instalação de Token A3 (GD burti/SafeSign) para Advogados no Fedora

Como forma de ajudar quem esteja passando pelo mesmo problema decidi fazer um tutorial de como instalar o certificado token A3 da GD no Fedora.

Achar formas de instalar certificados no linux é um custo, tendo que garimpar muita coisa na internet e pra facilitar a vida de quem usa o Fedora (e a minha caso eu formate meu PC kk) decidi reunir tudo que achei e descobri para rodar de forma nativa, sem ter que criar distrobox ou precisar de dual boot, como eu precisei por um tempo.

Neste tutorial vou colocar informações de como:
a) instalar o certificado (GD burti)
b) instalar o PJEOffice
c) integrar o certificado ao firefox para usar com EPROC, GOV.BR e outros sistemas que só precisam do certificado integrado ao navegador
d) assinar documentos em PDF com o certificado

OBSERVAÇÕES:

OBS1: Não sei se os certificados usados por todas as OABs são iguais, meu certificado é vinculado à OAB/MG, da marca Giesecke & Devrient (GD Burti) acredito que grande parte da advocacia utiliza esse certificado, e esse tutorial é para esse certificado em específico.

OBS2: Esse tutorial é específico para quem usa Fedora ou alguma distro baseada nele (RHEL, Cent Os Stream, Alma, Rocky, Nobara, Ultramarine etc.) não sei se funciona em outras distros que usa o RPM como pacote, como OpenSuse. Muita coisa já vem pré configurada no Fedora em relação às distros baseadas debian/ubuntu, pelo que percebi ao longo dessa busca na internet, então não sei se as demais distros que não sejam baseadas no Fedora, mas que usam o RPM já venham pré configuradas também, mas de qualquer forma, sintam-se à vontade para testar.

OBS3: Adendo para as versões imutáveis do Fedora, Knoite, Silverblue ou distros como Bazzite, Aurora e Bluefin, pois não sei das peculiaridades de como instalar pacotes RPM nessas distros, já que são imutáveis e usam o flatpak como padrão, embora acredite que seja possível, não saberei como orientar, se for seu caso procure nos fóruns ou no GPT/DeepSeek como instalar os pacotes de forma apropriada.

OBS4: Uso a versão Workstation (gnome) do Fedora então vou demostrar com base nessa versão, se você usa a KDE ou outra interface, o processo é o mesmo com adaptações conforme a interface gráfica do seu desktop.

PASSO A PASSO:

1. Instalar o .rpm do “TokenAdmin” .

Primeira coisa a se fazer é instalar o pacote que encontra-se nos seguintes links:(vou deixar dois links, ambos tem o mesmo pacote, caso um não funcione, só baixar pelo outro)

Nesse link, baixe a versão para Red Hat 9.3 que é a última versão 4.2

Caso não consiga baixar no link acima, baixe neste, já é a versão própria do Fedora e derivados.
https://www.uziregister.nl/uzi-pas/documenten/publicaties/2025/01/27/safesign-ic-standard-linux-redhat9-4.2.1.0-aet.000.zip

Após baixar, basta descompactar clicar e abrir no gerenciador e instalar. Assim que finalizar aparecerá o programa “TokenAdmin”, que será o responsável por reconhecer o Token A3 e fazer a integração com o seu navegador.

2. Testar o Token A3 da GD.

Após instalar conecte seu Token USB e abra o “tokenAdmin”, espere alguns segundos e veja se ele reconhece o token, se aparecer seu token listado, deu tudo certo.

3.Instalar o PJEOffice.

Caso você utilize o PJE, já que aqui em Minas ele está sendo abandonado, acesse o site oficial do PJEOffice e baixe a versão para Linux do PJE PRO (verifique qual a versão é apropriada):

Descompacte a pasta e deixe ela em algum lugar que você não vá excluir ou esquecer, pois o arquivo do PJE PRO é executável, assim toda vez que for utilizar, você vai precisar entrar nessa pasta e executar o PJE PRO. Eu deixo dentro de uma pasta com nome “executáveis” dentro da HOME. Após colocar a pasta num lugar seguro, entre dentro dela e faça o seguinte:

• A) Passos (sem o terminal):

Clique com o botão direito (ou clique com dois dedos no touchpad) no arquivo “pjeoffice-pro.sh” que está dentro da pasta que baixou, vá em propriedades e na última opção habilite a execução como programa.

Após isso basta clicar com botão direito no arquivo “pjeoffice-pro.sh” executar como programa.
Caso dê erro ou não abra, siga os passos com o terminal:

• B) Passo (com terminal):

Dentro da pasta que tá o arquivo “pjeoffice-pro.sh”, abra o terminal clicando com botão direito (ou clique com dois dedos no touchpad) em qualquer área dentro da pasta e clicando em “abrir no console” atribua permissão de execução ao script pjeoffice-pro.sh copiando o seguinte comando no terminal:

sudo chmod +x pjeoffice-pro.sh

Agora execute o seguinte comando para abrir:

sudo ./pjeoffice-pro.sh

Após isso, toda vez que for usar o PJE, basta executar o aquivo “pjeoffice-pro.sh” clicando com o botão direito (clique com dois dedos no touchpad). Caso queira criar um ícone como se fosse um aplicativo para ficar mais prático, e caso esteja usando o Fedora Workstation/gnome, faça o seguinte:

• 3.1. Adicionar ícone do PJE na bandeja de aplicativos (opcional)

Baixe o aplicativo “Menu Principal” do gnome que está disponível na loja de aplicativos (não sei qual equivalente do KDE e outras spins).

Para criar o ícone, basta:

A) Clicar nos 3 pontos superiores do Aplicativo “Menu Principal”,
B) Criar novo lançador,
C) Clicar na pasta na seção “Execução” achar o arquivo “pjeoffice-pro.sh” onde você salvou a pasta do PJEOffice,
D) Colocar o nome de PJE PRO (ou qualquer nome que te lembre ser o executável do PJE)
E) Escolher um ícone de sua preferência.

Pronto, só abri o PJEOffice clicando no ícone que vai aparece junto aos outros aplicativos, entrar no site do PJE e colocar seu Token na entrada USB e o site irá reconhecer e conseguirá fazer login.

4. Integrar o Token A3 (DG) ao Firefox, EPROC e GOV.BR

Abra o aplicativo “tokenAdmin”, clique na aba “integração” e “instalar safesign no firefox”, escolha o firefox e clique em instalar. Acredito que não funcione em outros navegadores, apenas firefox.

Após isso, basta entrar em qualquer site que exija certificado pelo próprio navegador que o firefox irá reconhecer. Assim você conhece entrar não só no EPROC, como nos sites do governo (Gov, Meu INSS etc.) e qualquer outro que exija o token USB sem nenhum outro software adicional. Única observação que faço é que pode demorar um pouco para reconhecer o Token, mas funciona.

5. Assinar documentos em PDF.

Caso queira assinar documentos com o certificado, sugiro usar o “Papers” software do próprio gnome (no meu funciona com Okular, que é o aplicativo de pdf da KDE, mas acabei fazendo outros procedimentos, e não sei se funciona de imediato como no Papers).

Obs: NÃO INSTALE A VERSÃO FLATPAK, apenas as versões em RPM do contrário seu token não será reconhecido. Caso você use alguma versão imutável do fedora e não queira instalar RPM, pode tentar conceder permissão para que o app do Papers ou do Okular tenha acesso à dispositivo de entrada e ao token dando permissão com o aplicativo Flatseal, mas não testei.

Para certificar que está instalando a versão RPM do Papers, antes de instalar só clicar na seta abaixo do botão de instalar na loja de aplicativos do Gnome e escolher o RPM.

Após instalar o Papers, só abrir o arquivo em PDF, clicar no 3 pontos, e assinar digitalmente, vai pedir a senha do seu certificado, você seleciona a área em que vai ficar a assinatura, (tem que clicar e arrastar formando um retângulo do tamanho que queira a assinatura, e no lugar onde quer que ela fique, não só clicar) pronto, espere alguns segundos, não feche o Papers de imediato, ele demora um pouco para gerar o PDF assinado, vai salvar o arquivo no mesmo local de origem do arquivo original.

6. ESAJ e outros sistemas judiciais

Não sei das peculiaridades dos demais sistemas, no caso do ESAJ acredito que vai funcionar perfeitamente, uma vez que para usar o certificado lá tem que que instalar plugin no navegador (recomendo usar o firefox uma vez que o sertisign só tem integração com ele) e assim que instala ele já dá um arquivo linux para baixar, como aqui se trata de Fedora, só baixar a versão RPM que o próprio plugin do navegador irá fornecer.

Como não uso o sistema de São Paulo, não testei, mas como já disse, acredito funcionar, já que o próprio fornece pacote em RPM, só faço adendo de que use o firefox, já que é o único que tem integração com o aplicativo do token.

Caso você utilize outro sistema, se ele for como o EPROC, que não precisa usar outro aplicativo além do navegador, provavelmente vai funcionar perfeitamente, agora se é algum sistema que precisa de aplicativo específico, como o PJE e o ESAJ, vai ter que ver se tem versão para linux.

Ficou um pouco mais longo do que esperava, mas tentei explicar da forma mais didática possível.

Qualquer outra dúvida, fico á disposição para ajudar no que puder.

11 curtidas

Eu tenho duas perguntas:

• Funciona bem mesmo? Dá para confiar no dia a dia? 100%?
  • É tranquilo para instalar em outras distros?
1 curtida

Segui à risca as orientações. Token instalado, reconhecido pelo token admin, PJE consegue ler… mas não entra em nada eGOV

3 curtidas

Procure pela cadeia de certificados ICP-Brasil. Baixe todos os arquivos.
No meu caso foi aqui: AC Certisign — Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Instale os certificados da OAB: Certificado AC OAB: Instalação da Hierarquia | Certisign

Agora, abra o Firefox, vá em configurações, procure por “certificados” e use a opção de importar certificados. A cada instalação vai pedir a confirmação.

2 curtidas

Em relação ao E-SAJ, deu certo comigo. Duas observações: 1) são dois arquivos RPM. É só instalar; 2) depois de instalar não vai funcionar imediatamente. Você precisa ir no ícone da extensões e habilitar a conexão com o certificado porque por padrão vem desativadas.

1 curtida

Muito boa a explicação, funcionou perfeitamente no Zorin 18. E para acessar o gov.br, segui as instruções do Glaydson, que também resolveram o problema.

@moderators

Pessoal, coloque este tópico em dicas ou artigos.

Assim ficará mais fácil encontrá-lo.

1 curtida

Boa noite. Para acessar com o gov precisa fazer a integração com firefox.

Para o meu uso super funcionava. Caso precise usar outro sistema, como o projudi, não sei informar, mas eproc e pje funcionam perfeitamente. Sem falar que hoje em dia maioria dos sistemas já permitem entrar só com o Login. Mas pra assinar ainda precisa do Token.

Olá. Você conseguiu rodar o Eproc só fazendo o passo a passo do tutorial? Também uso o Zorin OS 18, inclusive acabei de migrar do windows para ele. Eu fiz da mesma forma, mas no meu firefox dá falha na conexão segura ao clicar no certificado digital. Sabe como resolver?

Recomendo que usem o Distrobox, além de mais seguro, é mais fácil de instalar e configurar.

O colega Pedro fez e configurou tudo, ficou uma maravilha. Uso ele atualmente.

Quem tiver interesse: Distrobox-Adv

1 curtida

Opa! Não tentei no eproc, mas tenho acesso sem problemas no PJe e gov.br. O estranho é que, quando eu estava fazendo a instalação, acabei entrando no Chrome e ele passou a funcionar milagrosamente! Verificando agora as extensões instaladas, são Signer.Digital Digital Signature, Web PKI e Web Signer. Também baixei e instalei todos os certificados que o Glaydson mencionou aí em cima.

Me cadastrei no eProc agora, tudo funcionando.

Olá Marcelo. Antes tarde do que nunca. Não sei qual é o seu ambiente, mas pode ser que os scripts que tenho no git hub te ajude, porem é mais especifico para o Zorin OS 18 e Linuxmint 22.X. Lá procure a lupa e digite “desktop token corporativo“ e o link levará ao repositório. A leitura dos PDF da pasta Docs pode esclarecer e fornecer a solução procurada.

Obrigado pela resposta, irei testar e ver se funciona para comigo também!

Parabéns pelo artigo, contribuição muito importante.

Parabéns pelo artigo, contribuição muito importante.