Bom dia líderes, eu (finalmente) consegui deixar um ambiente Linux com Wayland funcional, gosto do Wayfire por ser mais leve e simples do que o KDE ou Sway, dito isto, tenho meu repositório que ensina como arrumar as coisas, se quiser clonar o mesmo para deixar parecido, fique a vontade, mas umas notas:
O mesmo foi feito no Arch Linux (mas creio que funcionará em outras distribuições com SystemD como Fedora e Ubuntu)
A cores, tanto do Alacritty, quando Wofi e Dunst são baseadas no Dracula
Umas coisas podem funcionar nas minhas máquinas ( sendo um desktop e um notebook ) mas não na sua, caso ocorra pode deixar o comentário
Consegui reproduzir o mesmo no Void Linux, sendo uma das diferenças que você deve rodar o pipewire dentro do arquivo de configuração
Pode estar faltando tutoriais, mas por gentileza informe para que eu coloque e ajude outros (ou eu mesmo)
ínteressante,sway consome 700 sozinho,mais o video que eu vi mostrava que o wayfire tinha varios efeitos,legal a optimização da WM ,vou tirar um tempinho pra testar em maquina virtual,dependendo testo na minha distro
Claro que o consumo médio de cada WM é mínimo, mas se estiver muito neurado com isto, pode seguir usando o 2bwm. Sobre o Wayfire, no Void Linux, consegui menos de 250mB, já que ele não usa o SystemD é mais leve ainda.
estou ja instalando o wayfire para fazer sua personalizacao,sobre o consumo,ate hoje os melhores em consumo de ram em minha maquina foram o bspwm e awesome,pra mim e importante consumo de ram porque eu costumo precisar sempre que sobre para algumas tarefas mais pesadas!