[ Tutorial ] Cedilha/cedilla com ' + c = ç no sistema todo (Edge e Vivald) com teclado americano

• Introdução
    Um dos maiores problemas irritantes para mim no Linux é a questão da Ç (Cedilha/cedilla), por ser novato no mundo do Linux (minha unica experiencia foi fazer um servido OMV para um amigo), eu não tinha noção de como é feito um OS, sendo assim escolhi o caminho que muitos dizem ser o mais difícil, mas que ao pesquisar o problema do Ç vi que muitas outras distros “tem também” (Edge, Vivaldi, Chromium…), e a solução que achei pode ser genérica ou até mesmo dar uma luz para nós Novatos no Linux!

• Motivos do Problema
    Mesmo estando configurado certo o Arch Linux e o KDE Plasma o Chromium não respeita Compose. E por Zeus/Odin/Santa Banda Larga, os tutorias que tem por ai não resolveram meu problema.

• Para qual Distro e GUI/Interface Gráfica

• Arch Linux

• KDE Plasma

Solução: Usar XCompose personalizado
Você pode criar um arquivo de composição só para o seu usuário, sem mexer nos arquivos do sistema:

1 - Crie (ou edite) o arquivo:
Terminal: nano ~/.XCompose

2 - Adicione a regra:
include “%L”

<dead_acute> : “ç” U00E7 # cedilha minúsculo
<dead_acute> : “Ç” U00C7 # cedilha maiúsculo

Não esqueça de salvar!

• O que isso significa?

• include “%L” → mantém todas as regras padrão do seu locale.

• As linhas seguintes sobrescrevem só ’ + c.

3 - Exporte a variável para usar esse Compose:
Terminal: echo ‘export XCOMPOSEFILE=$HOME/.XCompose’ >> ~/.xprofile

4 - Reinicie a sessão (logout/login).

*** Caso não funcione ***
Caso o método a cima funcione somente parcialmente, ou seja, ainda tem programa que o Ç não funciona('C), siga os seguintes passos APÓS configurar o Usar XCompose personalizado.

1 - Usar IBus com regras personalizadas
sudo pacman -S ibus ibus-m17n

2 - Adicione regra de substituição:
Vá em Configurações de Sistemas → Teclado → Teclado Virtual.

4 - Reinicie a sessão (logout/login).

• E assim, se tudo deu certo você agora tem Ç!

Qualquer duvida só perguntar.

OBS: Minha configuração de teclado:

2 curtidas