Talvez alguns ja saibam a minha vontade em rodar VSTs do Windows no Linux em uma distro com KDE 6. Ate agora eu precisava de um programa chamado Carla pra isso, cuja versao que garanto que roda VSTs (com alguma massagem) somente esta disponivel para distros apt-based. Sendo assim eu ficava preso ao Debian/Devuan/Ubuntu/etc.
No Void Linux, porem, eu consigo rodar pelo Lutris o VST de piano Garritan CFX sem o Carla! E isso eh otimo, ja que o pacote disponivel no Void do Carla nao funciona apesar do carla-bridge-win existir e estar instalado (esse VST crasha ao abrir no Carla).
Esse VST tem um som muito bom, e felizmente roda perfeito no Linux atraves do Wine, sem delay, e de maneira que o som sai no OBS e posso fazer stream como ele. Com o keysight (roda na steam) entao, fica uma maravilha.
Software livre for the win!
edit: Tutorial
1 - Baixe e instale o Void Linux; se quiser use meu repositorio pra fazer pos instalacao: [Script] Fiz um script pra quem quer usar Void Linux com KDE Plasma - #4 de secretfirefox
2 - Instale o flatpak e instale o Lutris por ele.
3 - Compre e baixe o Garritan CFX e rode o .exe de instalar pelo Lutris, depois troque o .exe para o do repositorio do ~/.wine onde foi instalado.
4 - Na hora de fazer o registro com o .png que eles te dao, abra o plugin, e na onde ta escrito Preset, clique em load no menu e abra a imagem por ali. Seu VST vai estar licenciado para voce usar no computador. Nao arraste ele pra cima do da area de trabalho como ele instrui a fazer por que isso crasha o programa.
5 - Carregue os samples e aprecie! (mandatory)