[Tutorial] Blur no LXQT e outros desktops sem suporte (versão 1)

Uma prévia do experimento de hoje:

Introdução

Muita gente acha o Deepin e o KDE Plasma bonitos por causa do efeito blur, mas saiba que dá pra fazer o mesmo no LXQT, essa é a versão 1, não não vamos utilizar nenhum efeito de composição o que significa que mesmo em computadores extremamente fracos o “efeito” não impacte em nada, mas em compensação você vai ter que refazer pra cada wallpaper que colocar e não vai funcionar nos menus

Nota: Também funciona para outros ambientes como XFCE e LXDE mas vou demonstrar apenas como aplicar no LXQT

Materiais necessários

Procedimento

  1. Crie uma cópia do seu walllpaper (se for print não precisa, só esconda ele)
  2. Abra a cópia no Editor de Imagens e aplique o filtro blur gausiano, no GIMP:
  3. Configure o nível de blur e clique OK ( no print acima eu usei 32px para X e Y):
    ksnip_20191009-221127
  4. Ative a ferramenta de Corte/Guilhotina, no PhotoGIMP ela se parece com isso:
    ksnip_20191009-221225
  5. Corte a área que o Painel ocupa, no mesu caso 48px na parte inferior e pressione enter:
    ksnip_20191009-221421
  6. Sobrescreva ou salve o arquivo, no GIMP é assim:
    ksnip_20191009-221809
  7. Abra as configurações do painel do LXQT (ou qualquer outro painel que deseje aplicar) geralmente envolve clicar com o botão direito (esquerdo se for canhoto) numa área vazia e selecionar “Configure Panel” ou "Configurar Painel):
    ksnip_20191009-221900
  8. Coloque a imagem do passo 1-6 como plano de fundo do painel, no LXQT é essa opção
    ksnip_20191009-221933

Conclusão

Seu efeito Blur “de baixo custo” foi aplicado om sucesso

Nota: Eu usei Prints da primeira tentativa de fazer o tutorial, por isso o fundo diferente

5 curtidas

Já tinha pensado em fazer isso quando usava o Cinnamon, mas nunca cheguei a fazer. O resultado ficou muito bom. Parabéns pelo tutorial!

2 curtidas

Eu uso esse esquema no GNOME, mas no caso do LXQt, dá pra usar o Compton, com as devidas configurações roda bem na maioria das máquinas, mesmo as mais fracas.

2 curtidas